STJ
– CONSUMIDOR
A
CONCESSIONÁRIA “XXX” REVENDE VEÍCULOS SEMINOVOS DA FABRICANTE
GM. A CONCESSIONÁRIA LANÇOU UMA PROPAGANDA NA QUAL ANUNCIAVA
DIVERSOS VEÍCULOS PARA VENDA E, AO FINAL DO COMERCIAL, ERA DIVULGADA
A SEGUINTE INFORMAÇÃO: “OS ÚNICOS SEMINOVOS COM O AVAL DA GM”.
JOÃO COMPROU UM DOS CARROS ANUNCIADOS NO COMERCIAL, MAS ESTE
APRESENTOU DIVERSOS PROBLEMAS. O CONSUMIDOR DECIDIU AJUIZAR AÇÃO DE
INDENIZAÇÃO E PROPÔS A DEMANDA CONTRA A CONCESSIONÁRIA E TAMBÉM
CONTRA
A FABRICANTE, EM LITISCONSÓRCIO PASSIVO. HÁ LEGITIMIDADE DA
FABRICANTE?
R: RESPONDE SOLIDARIAMENTE POR VÍCIO DE QUALIDADE DO AUTOMÓVEL ADQUIRIDO O FABRICANTE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES QUE PARTICIPA DE PROPAGANDA PUBLICITÁRIA GARANTINDO COM SUA MARCA A EXCELÊNCIA DOS PRODUTOS OFERTADOS POR REVENDEDOR DE VEÍCULOS USADOS (STJ. 4ª TURMA. RESP 1.365.609-SP, INFO 562/2015).
R: RESPONDE SOLIDARIAMENTE POR VÍCIO DE QUALIDADE DO AUTOMÓVEL ADQUIRIDO O FABRICANTE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES QUE PARTICIPA DE PROPAGANDA PUBLICITÁRIA GARANTINDO COM SUA MARCA A EXCELÊNCIA DOS PRODUTOS OFERTADOS POR REVENDEDOR DE VEÍCULOS USADOS (STJ. 4ª TURMA. RESP 1.365.609-SP, INFO 562/2015).
O
PROCON PODE INTERPRETAR AS CLÁUSULAS DE UM CONTRATO DE CONSUMO E, SE
CONSIDERÁ-LAS ABUSIVAS, APLICAR SANÇÕES ADMINISTRATIVAS AO
FORNECEDOR, NÃO SENDO UM ÓRGÃO INVESTIDO DE JURISDIÇÃO?
R:
SIM (STJ. 2ª TURMA. RESP 1.279.622-MG, REL. MIN. HUMBERTO MARTINS,
JULGADO EM 6/8/2015. INFO 566). O ART. 4º, II, "C" DO CDC
LEGITIMA (AUTORIZA) A PRESENÇA PLURAL DO ESTADO (PODER PÚBLICO)
ATUANDO NO MERCADO DE CONSUMO, TANTO POR MEIO DE ÓRGÃOS DA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA VOLTADOS À DEFESA DO CONSUMIDOR (EX:
PROCON), QUANTO POR MEIO DE ÓRGÃOS CLÁSSICOS (DEFENSORIA PÚBLICA,
MINISTÉRIO PÚBLICO, DELEGACIAS DE POLÍCIA ESPECIALIZADA, ENTRE
OUTROS). ALÉM DISSO, O DECRETO Nº 2.181/97, QUE ORGANIZA O SISTEMA
NACIONAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR - SNDC, PREVÊ ESSA POSSIBILIDADE:
(...) ART. 22. SERÁ APLICADA MULTA AO FORNECEDOR DE PRODUTOS OU
SERVIÇOS QUE, DIRETA OU INDIRETAMENTE, INSERIR,
FIZER
CIRCULAR OU UTILIZAR-SE DE CLÁUSULA ABUSIVA, QUALQUER QUE SEJA A
MODALIDADE DO CONTRATO DE CONSUMO, INCLUSIVE NAS OPERAÇÕES
SECURITÁRIAS, BANCÁRIAS, DE CRÉDITO DIRETO AO CONSUMIDOR,
DEPÓSITO, POUPANÇA, MÚTUO OU FINANCIAMENTO, E ESPECIALMENTE
QUANDO: (...).SALIENTA-SE, POR FIM, QUE A SANÇÃO ADMINISTRATIVA
PREVISTA NO ART. 57 DO CDC É LEGITIMADA PELO PODER DE POLÍCIA
(ATIVIDADE ADMINISTRATIVA DE ORDENAÇÃO) QUE O PROCON DETÉM PARA
COMINAR MULTAS RELACIONADAS À TRANSGRESSÃO DOS PRECEITOS DA LEI
8.078/1990.
QUAL
O TIPO DE RESPONSABILIDADE DA FRANQUEADORA PERANTE OS CONSUMIDORES DA
FRANQUEADA?
R: SOLIDÁRIA. A FRANQUEADORA PODE SER SOLIDARIAMENTE RESPONSABILIZADA PELOS DANOS CAUSADOS PELA FRANQUEADA AOS CONSUMIDORES (STJ. 3ª TURMA. RESP 1.426.578-SP, REL. MIN. MARCO AURÉLIO BELLIZZE, JULGADO EM 23/6/2015 (INFO 569)).
R: SOLIDÁRIA. A FRANQUEADORA PODE SER SOLIDARIAMENTE RESPONSABILIZADA PELOS DANOS CAUSADOS PELA FRANQUEADA AOS CONSUMIDORES (STJ. 3ª TURMA. RESP 1.426.578-SP, REL. MIN. MARCO AURÉLIO BELLIZZE, JULGADO EM 23/6/2015 (INFO 569)).
ADMITE-SE
A INCIDÊNCIA DO CDC AOS CONTRATOS CELEBRADOS PELA ADMINISTRAÇÃO
PÚBLICA, PORÉM APENAS EM CASOS EXCEPCIONAIS, EM QUE A ADMINISTRAÇÃO
ASSUME POSIÇÃO DE VULNERABILIDADE TÉCNICA, CIENTIFICA OU FÁTICA
PERANTE CONSUMIDOR?
R:
CORRETO. FONTE: SITE OUSESABER.COM.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário