STF
- PROCESSO CIVIL
A
LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL N° 72/94 (LEI ORGÂNICA DO MP/MS) PREVÊ
QUE SOMENTE O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA PODERÁ AJUIZAR AÇÃO
CIVIL PÚBLICA CONTRA SECRETÁRIOS DE ESTADO, DEPUTADOS ESTADUAIS,
PREFEITOS, MEMBROS DO MP OU MEMBROS DA MAGISTRATURA. ESSA PREVISÃO É
CONSTITUCIONAL?
R:
SIM. O STF DECIDIU QUE ESSA PREVISÃO É COMPATÍVEL COM A CF/88, NÃO
HAVENDO NENHUMA INCONSTITUCIONALIDADE. A LEI COMPLEMENTAR OBJETO
DESTA AÇÃO NÃO CONFIGURA USURPAÇÃO DA COMPETÊNCIA LEGISLATIVA
DA UNIÃO AO DEFINIR AS ATRIBUIÇÕES DO PROCURADOR-GERAL. NÃO SE
TRATA DE MATÉRIA PROCESSUAL. A QUESTÃO É ATINENTE ÀS ATRIBUIÇÕES
DO MINISTÉRIO PÚBLICO LOCAL, O QUE, NA FORMA DO ARTIGO 128, § 5º,
DA CB/88, É DA COMPETÊNCIA DOS ESTADOS-MEMBROS (INFO 788-STF/2015).
HÁ
POSSIBILIDADE DE FORMULAR PEDIDO DE SUSPENSÃO E INTERPOR RECURSO
CONTRA UMA DECISÃO INTERLOCUTÓRIA PROFERIDA POR UM JUIZ, EM 1ª
INSTÂNCIA (P. EX. INTERPOR O AGRAVO DE INSTRUMENTO E,
CONCOMITANTEMENTE, O PEDIDO DE SUSPENSÃO) OU ISSO FERIRIA O
PRINCÍPIO DA SINGULARIDADE RECURSAL?
R:
CONTRA UMA DECISÃO INTERLOCUTÓRIA PROFERIDA POR UM JUIZ, EM 1ª
INSTÂNCIA, PODERÃO SER INTERPOSTOS O AGRAVO DE INSTRUMENTO E,
CONCOMITANTEMENTE, O PEDIDO DE SUSPENSÃO. ISSO PORQUE O PEDIDO DE
SUSPENSÃO NÃO É RECURSO. LOGO, NÃO HÁ VIOLAÇÃO AO PRINCÍPIO
DA SINGULARIDADE OU UNIRRECORRIBILIDADE. ALÉM DISSO, OS
OBJETIVOS
DO AGRAVO E DO PEDIDO DE SUSPENSÃO SÃO DIFERENTES.
EMPRESA
PÚBLICA PODE IMPETRAR SUSPENSÃO DE SEGURANÇA?
R:
EM REGRA NÃO. QUEM PODE FORMULAR PEDIDO DE SUSPENSÃO? A) UNIÃO,
ESTADOS, DISTRITO FEDERAL E MUNICÍPIOS; B) AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES;
C) MINISTÉRIO PÚBLICO; D) CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇO PÚBLICO
(DESDE QUE PARA TUTELAR O INTERESSE PÚBLICO PRIMÁRIO).
CABE
RECURSO ESPECIAL DA DECISÃO DO PLENÁRIO OU DA CORTE ESPECIAL QUE
JULGA O AGRAVO IMPETRADO EM FACE DE DECISÃO EM SEDE DE SUSPENSÃO DE
SEGURANÇA?
R:
SEGUNDO O STJ: NÃO. NÃO CABE RECURSO ESPECIAL DE DECISÕES
PROFERIDAS NO ÂMBITO DO PEDIDO DE SUSPENSÃO. O RECURSO ESPECIAL SE
DESTINA A COMBATER ARGUMENTOS QUE DIGAM RESPEITO A EXAME DE
LEGALIDADE, AO PASSO QUE O PEDIDO DE SUSPENSÃO OSTENTARIA JUÍZO
POLÍTICO. SEGUNDO A 1ª TURMA DO STF: SIM. A 1ª TURMA DO STF
ENTENDEU QUE A DECISÃO EM SEDE DE SUSPENSÃO DE SEGURANÇA NÃO É
ESTRITAMENTE POLÍTICA, POSSUINDO CONTEÚDO JURISDICIONAL. COM BASE
NISSO, DECIDIU QUE É CABÍVEL, EM TESE, RECURSO ESPECIAL CONTRA
DECISÕES PROFERIDAS NO ÂMBITO DO PEDIDO DE SUSPENSÃO DE SEGURANÇA
(RE 798740 AGR/DF).
R:
HÁ DIVERGÊNCIA. STJ: TRATA-SE DE UM JUÍZO POLÍTICO A RESPEITO DA
LESIVIDADE DO ATO JUDICIAL À ORDEM, À SAÚDE, À SEGURANÇA E À
ECONOMIA PÚBLICAS. É A POSIÇÃO PACÍFICA DO STJ. É COM BASE
NESSE ENTENDIMENTO QUE O STJ NÃO ADMITE RECURSO ESPECIAL CONTRA
DECISÕES PROFERIDAS NO ÂMBITO DO PEDIDO DE SUSPENSÃO DE SEGURANÇA.
SEGUNDO O STJ, O RECURSO ESPECIAL SE DESTINA A COMBATER ARGUMENTOS
QUE DIGAM RESPEITO A EXAME DE LEGALIDADE, AO PASSO QUE O PEDIDO DE
SUSPENSÃO OSTENTARIA JUÍZO POLÍTICO.
STF:
A 1ª TURMA DO STF ENTENDEU QUE A DECISÃO EM SEDE DE SUSPENSÃO DE
SEGURANÇA NÃO É ESTRITAMENTE POLÍTICA, POSSUINDO CONTEÚDO
JURISDICIONAL. COM BASE NESSA COMPREENSÃO, A 1ª TURMA DO STF CHEGOU
À CONCLUSÃO QUE É CABÍVEL, EM TESE, RECURSO ESPECIAL CONTRA
DECISÕES PROFERIDAS NO ÂMBITO DO PEDIDO DE SUSPENSÃO DE SEGURANÇA
(RE 798740 AGR/DF).
JUIZ
CONCEDE LIMINAR CONTRA A FAZENDA PÚBLICA, QUE FORMULA PEDIDO DE
SUSPENSÃO PARA O PRESIDENTE DO TJ; ESTE CONCEDE A SUSPENSÃO; A
PARTE AUTORA AGRAVA DA DECISÃO DO PRESIDENTE PARA O PLENÁRIO, QUE
REFORMA A DECISÃO DO PRESIDENTE E RESTABELECE A LIMINAR CONCEDIDA EM
PRIMEIRA INSTÂNCIA. DESSA DECISÃO DO PLENÁRIO, A FAZENDA PÚBLICA
TERÁ A POSSIBILIDADE DE FORMULAR NOVO PEDIDO DE SUSPENSÃO PARA O
STJ OU PARA O STF?
R:
CORRETO.
JUIZ
CONCEDE LIMINAR CONTRA A FAZENDA PÚBLICA, QUE FORMULA PEDIDO DE
SUSPENSÃO PARA O PRESIDENTE DO TJ; ESTE NÃO CONCEDE A SUSPENSÃO; A
FAZENDA PÚBLICA AGRAVA DA DECISÃO DO PRESIDENTE PARA O PLENÁRIO,
QUE MANTÉM A DECISÃO DO PRESIDENTE E A LIMINAR CONCEDIDA EM
PRIMEIRA INSTÂNCIA. DESSA DECISÃO DO PLENÁRIO, A FAZENDA PÚBLICA
TERÁ A POSSIBILIDADE DE FORMULAR NOVO PEDIDO DE SUSPENSÃO PARA O
STJ OU PARA O STF?
R:
SIM. A DOUTRINA AFIRMA QUE SE TRATA DE UM PEDIDO DE SUSPENSÃO “POR
SALTO DE INSTÂNCIA”.
DEPOIS
QUE O STF RECONHECE A REPERCUSSÃO GERAL DE UM RECURSO, É CABÍVEL A
DESISTÊNCIA?
R: O STF DECIDIU QUE, UMA VEZ RECONHECIDA A REPERCUSSÃO GERAL DA QUESTÃO CONSTITUCIONAL DISCUTIDA NO CASO, NÃO É MAIS POSSÍVEL ÀS PARTES A DESISTÊNCIA DO PROCESSO. NO CASO CONCRETO, POUCO TEMPO ANTES DE INSTAURAR-SE A SESSÃO DE JULGAMENTO, A PARTE RECORRIDA PETICIONOU AO STF PEDINDO A DESISTÊNCIA DO MANDADO DE SEGURANÇA QUE ENSEJARA O RECURSO EXTRAORDINÁRIO. O RELATOR AFIRMOU QUE, EM REGRA, A PARTE IMPETRANTE PODE DESISTIR DO MANDADO DE SEGURANÇA,
R: O STF DECIDIU QUE, UMA VEZ RECONHECIDA A REPERCUSSÃO GERAL DA QUESTÃO CONSTITUCIONAL DISCUTIDA NO CASO, NÃO É MAIS POSSÍVEL ÀS PARTES A DESISTÊNCIA DO PROCESSO. NO CASO CONCRETO, POUCO TEMPO ANTES DE INSTAURAR-SE A SESSÃO DE JULGAMENTO, A PARTE RECORRIDA PETICIONOU AO STF PEDINDO A DESISTÊNCIA DO MANDADO DE SEGURANÇA QUE ENSEJARA O RECURSO EXTRAORDINÁRIO. O RELATOR AFIRMOU QUE, EM REGRA, A PARTE IMPETRANTE PODE DESISTIR DO MANDADO DE SEGURANÇA,
INDEPENDENTEMENTE
DA CONCORDÂNCIA DA AUTORIDADE COATORA, DA PARTE CONTRÁRIA OU DA
ENTIDADE ESTATAL INTERESSADA. ESSE É O ENTENDIMENTO DO STF FIRMADO
NO RE 669.367/RJ (DJE DE 29.10.2014). NO ENTANTO, NO CASO CONCRETO, A
SITUAÇÃO SERIA DIFERENTE, UMA VEZ QUE O PROCESSO ESTÁ EM FASE DE
RECURSO EXTRAORDINÁRIO
COM
REPERCUSSÃO GERAL RECONHECIDA. ESTANDO COM A REPERCUSSÃO GERAL
RECONHECIDA, O PROCESSO PERDE O CARÁTER INDIVIDUAL E GANHA CONTORNOS
DE PROCESSO OBJETIVO, UMA VEZ QUE NA DECISÃO A SER PROFERIDA IRÁ
SER CONSTRUÍDA UMA TESE GERAL QUE IRÁ INFLUENCIAR OUTROS CASOS
SEMELHANTES. ATENÇÃO PARA O NOVO CPC: O NOVO CPC PERMITE QUE A
PARTE DESISTA, MAS AFIRMA QUE A QUESTÃO CUJA REPERCUSSÃO GERAL FOI
RECONHECIDA CONTINUARÁ SENDO ANALISADA. EM OUTRAS PALAVRAS, A PARTE
PODE ATÉ DESISTIR DO PROCESSO, MAS MESMO ASSIM A TESE JURÍDICA QUE
ERA DISCUTIDA NA LIDE SERÁ DEFINIDA PELO STF. VEJA: ART. 998. O
RECORRENTE PODERÁ, A QUALQUER TEMPO, SEM A ANUÊNCIA DO RECORRIDO OU
DOS LITISCONSORTES, DESISTIR DO RECURSO.
PARÁGRAFO
ÚNICO. A DESISTÊNCIA DO RECURSO NÃO IMPEDE A ANÁLISE DE QUESTÃO
CUJA REPERCUSSÃO GERAL JÁ TENHA SIDO RECONHECIDA E DAQUELA OBJETO
DE JulgaMENTO DE RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS OU ESPECIAIS REPETITIVOS.
QUAL
A NATUREZA JURÍDICA DA OAB PARA O STF?
R:
O STF ENTENDE QUE A OAB NÃO É UMA AUTARQUIA. A ORDEM É UM SERVIÇO
PÚBLICO INDEPENDENTE, CATEGORIA ÚNICA NO ELENCO DAS PERSONALIDADES
JURÍDICAS EXISTENTES NO DIREITO BRASILEIRO. NO ENTANTO, APESAR
DISSO, AS FUNÇÕES ATRIBUÍDAS À OAB POSSUEM NATUREZA FEDERAL. STF.
2ª TURMA. AGRG NO RESP 1.255.052-AP, REL. MIN. HUMBERTO MARTINS,
JULGADO EM 6/11/2012.
DE
QUEM É A COMPETÊNCIA PARA JULGAR MANDADO DE SEGURANÇA CONTRA
PRESIDENTE DE SECCIONAL DA OAB?
R:
O PRESIDENTE DA SECCIONAL DA OAB EXERCE FUNÇÃO DELEGADA FEDERAL,
MOTIVO PELO QUAL A COMPETÊNCIA PARA O JULGAMENTO DO MANDADO DE
SEGURANÇA CONTRA ELE IMPETRADO É DA JUSTIÇA FEDERAL. STF. 2ª
TURMA. AGRG NO RESP 1.255.052-AP, REL. MIN. HUMBERTO MARTINS, JULGADO
EM 6/11/2012.
DE
QUEM É A COMPETÊNCIA PARA JULGAR DEMANDAS CONTRA O CNJ E O CNMP?
R:
EM AÇÕES ORDINÁRIAS JUIZ FEDERAL (1ª INSTÂNCIA). EM AÇÕES
TIPICAMENTE CONSTITUCIONAIS (MS, MI, HC E HD) A COMPETÊNCIA É DO
STF. STF. PLENÁRIO. AO 1814 QO/MG, REL. MIN. MARCO AURÉLIO, JULGADO
EM 24/9/2014 (INFO 760). STF. 2ª TURMA. ACO 2373 AGR/DF, REL. MIN.
TEORI ZAVASCKI, JULGADO EM 19/8/2014 (INFO 755).
É
POSSÍVEL A CONCESSÃO DE TUTELA ANTECIPADA TRATANDO SOBRE FÉRIAS DE
SERVIDORES PÚBLICOS?
R:
SIM. O ART. 1º DA LEI Nº 9.494/97 DETERMINA, ENTRE OUTRAS VEDAÇÕES,
QUE NÃO SERÁ CABÍVEL TUTELA ANTECIPADA CONTRA O PODER PÚBLICO
VISANDO OBTER A RECLASSIFICAÇÃO OU EQUIPARAÇÃO DE SERVIDORES
PÚBLICOS OU A CONCESSÃO DE AUMENTO OU EXTENSÃO DE VANTAGENS
PECUNIÁRIAS. O STF DECLAROU QUE ESSE DISPOSITIVO É CONSTITUCIONAL
(ADC 4). VALE RESSALTAR, NO ENTANTO, QUE A DECISÃO PROFERIDA NA
REFERIDA ADC 4 NÃO IMPEDE TODA E QUALQUER ANTECIPAÇÃO DE TUTELA
CONTRA A FAZENDA PÚBLICA. SOMENTE ESTÁ PROIBIDA A CONCESSÃO DE
TUTELA ANTECIPADA NAS HIPÓTESES LISTADAS NO ART. 1º DA LEI Nº
9.494/97, QUE DEVE SER INTERPRETADO RESTRITIVAMENTE. NO PRESENTE
JULGADO, O STF AFIRMOU QUE SERIA POSSÍVEL A CONCESSÃO DE TUTELA
ANTECIPADA TRATANDO SOBRE FÉRIAS DE SERVIDORES PÚBLICOS,
CONSIDERANDO QUE ISSO NÃO ENVOLVE A RECLASSIFICAÇÃO OU EQUIPARAÇÃO
DE SERVIDORES PÚBLICOS NEM A CONCESSÃO DE AUMENTO OU EXTENSÃO DE
VANTAGENS. STF. PLENÁRIO. RCL 4311/DF, RED. P/ O ACÓRDÃO MIN. DIAS
TOFFOLI, JULGADO EM 6/11/2014 (INFO 766).
CABE
AÇÃO RESCISÓRIA POR OFENSA A LITERAL DISPOSIÇÃO DE LEI, QUANDO A
DECISÃO RESCINDENDA SE TIVER BASEADO EM TEXTO LEGAL DE INTERPRETAÇÃO
CONTROVERTIDA NOS TRIBUNAIS?
R:
ERRADO. SÚMULA 343 DO STF: NÃO CABE AÇÃO RESCISÓRIA POR OFENSA A
LITERAL DISPOSIÇÃO DE LEI, QUANDO A DECISÃO RESCINDENDA SE TIVER
BASEADO EM TEXTO LEGAL DE INTERPRETAÇÃO CONTROVERTIDA NOS
TRIBUNAIS.
SE
A SENTENÇA FOI PROFERIDA COM BASE NA JURISPRUDÊNCIA DO STF VIGENTE
À ÉPOCA E, POSTERIORMENTE, ESSE ENTENDIMENTO FOI ALTERADO, CABERÁ
AÇÃO RESCISÓRIA?
R: NÃO CABE AÇÃO RESCISÓRIA EM FACE DE ACÓRDÃO QUE, À ÉPOCA DE SUA PROLAÇÃO, ESTAVA EM CONFORMIDADE COM A JURISPRUDÊNCIA PREDOMINANTE DO STF. STF. PLENÁRIO. RE 590809/RS, REL. MIN. MARCO AURÉLIO, JULGADO EM 22/10/2014 (INFO 764).
R: NÃO CABE AÇÃO RESCISÓRIA EM FACE DE ACÓRDÃO QUE, À ÉPOCA DE SUA PROLAÇÃO, ESTAVA EM CONFORMIDADE COM A JURISPRUDÊNCIA PREDOMINANTE DO STF. STF. PLENÁRIO. RE 590809/RS, REL. MIN. MARCO AURÉLIO, JULGADO EM 22/10/2014 (INFO 764).
É
CABÍVEL A INTERVENÇÃO DE TERCEIROS OU DE AMICUS CURIAE EM MANDADO
DE SEGURANÇA?
R:
NÃO. NEM MESMO NO CASO DE ASSISTÊNCIA SIMPLES. SE FOSSE ADMITIDA A
INTERVENÇÃO DO AMICUS CURIAE ISSO PODERIA COMPROMETER A CELERIDADE
DO MANDADO DE
SEGURANÇA.
STF. 1ª TURMA. MS 29192/DF, REL. MIN. DIAS TOFFOLI, JULGADO EM
19/8/2014 (INFO 755).
O
QUE É PREQUESTIONAMENTO IMPLÍCITO? O STF ACEITA TAL TESE?
R:
OCORRE QUANDO A QUESTÃO CONSTITUCIONAL OU FEDERAL TENHA SIDO
ENFRENTADA NA DECISÃO RECORRIDA APENAS DE FORMA IMPLÍCITA, SEM
INDICAÇÃO EXPRESSA DO DISPOSITIVO CONSTITUCIONAL OU LEGAL VIOLADO.
INSTITUTO QUE NÃO É RECONHECIDO PELO STF, QUE EXIGE O
PREQUESTIONAMENTO EXPLÍCITO DA MATÉRIA CONSTITUCIONAL CONTROVERTIDA
E OBJETO DO RECURSO. "2. A CORTE JÁ SE PRONUNCIOU
REITERADAMENTE A RESPEITO DA NÃO ADMISSÃO DA TESE DO CHAMADO
PREQUESTIONAMENTO IMPLÍCITO". ARE 825060 AGR / PR - PARANÁ
AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO. JULGAMENTO:
01/09/2015.
EM
UMA AÇÃO QUE TRAMITA PERANTE O JUIZADO ESPECIAL ESTADUAL, FOI
PROFERIDA UMA DECISÃO INTERLOCUTÓRIA. A LEI REGENTE NÃO PREVÊ
RECURSO CONTRA TAL ATO DO JUIZ. PODERIA O PREJUDICADO SE INSURGIR
ATRAVÉS DE MANDADO DE SEGURANÇA?
R: AS DECISÕES INTERLOCUTÓRIAS PROFERIDAS NO RITO SUMARÍSSIMO DA LEI 9.099/95 NÃO SÃO PASSÍVEIS DE MANDADO DE SEGURANÇA. (ARE 704232 AGR, RELATOR(A): MIN. LUIZ FUX, PRIMEIRA TURMA, JULGADO EM 20/11/2012, ACÓRDÃO ELETRÔNICO DJE-247 DIVULG 17-12-2012 PUBLIC 18-12-2012)”. AS DECISÕES INTERLOCUTÓRIAS PROFERIDAS NO RITO SUMARÍSSIMO DA LEI 9.099/95 SÃO EM REGRA IRRECORRÍVEIS, EM ATENÇÃO AO PRINCÍPIO DA ORALIDADE E CELERIDADE QUE O ORIENTAM. NÃO CABE MANDADO DE SEGURANÇA COMO SUCEDÂNEO DO AGRAVO DE INSTRUMENTO, NÃO PREVISTO PELA LEI DE REGÊNCIA.
R: AS DECISÕES INTERLOCUTÓRIAS PROFERIDAS NO RITO SUMARÍSSIMO DA LEI 9.099/95 NÃO SÃO PASSÍVEIS DE MANDADO DE SEGURANÇA. (ARE 704232 AGR, RELATOR(A): MIN. LUIZ FUX, PRIMEIRA TURMA, JULGADO EM 20/11/2012, ACÓRDÃO ELETRÔNICO DJE-247 DIVULG 17-12-2012 PUBLIC 18-12-2012)”. AS DECISÕES INTERLOCUTÓRIAS PROFERIDAS NO RITO SUMARÍSSIMO DA LEI 9.099/95 SÃO EM REGRA IRRECORRÍVEIS, EM ATENÇÃO AO PRINCÍPIO DA ORALIDADE E CELERIDADE QUE O ORIENTAM. NÃO CABE MANDADO DE SEGURANÇA COMO SUCEDÂNEO DO AGRAVO DE INSTRUMENTO, NÃO PREVISTO PELA LEI DE REGÊNCIA.
NO
JUIZADO ESPECIAL FEDERAL CABE MANDADO DE SEGURANÇA CONTRA DECISÃO
INTERLOCUTÓRIA?
R:
AO CONTRÁRIO DO JEC, SIM. INICIALMENTE CUMPRE REGISTRAR QUE, AO
CONTRÁRIO DA LEI 9.099/95, A LEI 10.259/01 PREVÊ EXPRESSAMENTE A
RECORRIBILIDADE DAS DECISÕES INTERLOCUTÓRIAS EM DETERMINADAS
HIPÓTESES. “ART. 5O EXCETO NOS CASOS DO ART. 4O, SOMENTE SERÁ
ADMITIDO RECURSO DE SENTENÇA DEFINITIVA.” PREVÊ O REFERIDO
ARTIGO: “ART. 4O O JUIZ PODERÁ, DE OFÍCIO OU A REQUERIMENTO DAS
PARTES, DEFERIR MEDIDAS CAUTELARES NO CURSO DO PROCESSO, PARA EVITAR
DANO DE DIFÍCIL REPARAÇÃO.” ASSIM, PELA CONJUGAÇÃO DESTES DOIS
ARTIGOS, SE EXTRAI A HIPÓTESE DE CABIMENTO DO AGRAVO DE INSTRUMENTO.
SERÁ CABÍVEL DE DECISÃO QUE DEFERIR MEDIDA CAUTELAR OU MESMO
ANTECIPATÓRIA DE TUTELA.QUANTO AO MANDADO DE SEGURANÇA, O STJ JÁ
POSSUI ENTENDIMENTO SUMULADO SOBRE A POSSIBILIDADE. “SÚMULA 376.
COMPETE A TURMA RECURSAL PROCESSAR E JULGAR O MANDADO DE SEGURANÇA
CONTRA ATO DE JUIZADO ESPECIAL.” NO MESMO SENTIDO É O ENUNCIADO 88
DO FONAJEF: “É ADMISSÍVEL MANDADO DE SEGURANÇA PARA TURMA
RECURSAL DE ATO JURISDICIONAL QUE CAUSE GRAVAME E NÃO HAJA RECURSO.”
O
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL PODE PROPOR AÇÃO DE RECLAMAÇÃO
DIRETAMENTE NO STF?
R:
O STF RECONHECEU A LEGITIMIDADE ATIVA AUTÔNOMA DO MINISTÉRIO
PÚBLICO ESTADUAL PARA PROPOR RECLAMAÇÃO PERANTE O STF. FONTE: SITE
OUSESABER.COM.BR
HÁ
OU NÃO NULIDADE DE JULGAMENTO EM ÓRGAO COLEGIADO DO QUAL PARTICIPOU
MINISTRO IMPEDIDO, SE NÃO COMPROVADO QUE O SEU VOTO FOI DECISIVO
PARA O RESULTADO?
R:
NÃO HÁ. FONTE: SITE OUSESABER.COM.BR
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