-
COMO
SE CLASSIFICA A RECEITA QUANTO À REGULARIDADE OU PERIODICIDADE?
R:
ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA.
-
LEI
ORDINÁRIA FEDERAL OU COMPLEMENTAR DISPORÁ SOBRE CONCESSÃO DE
GARANTIAS PELAS ENTIDADES PÚBLICAS E EMISSÃO E RESGATE DE TÍTULOS
DA DÍVIDA PÚBLICA?
R:
CF, ART. 163. LEI COMPLEMENTAR DISPORÁ SOBRE: III - CONCESSÃO DE
GARANTIAS PELAS ENTIDADES PÚBLICAS.
-
O
PRODUTO DE OPERAÇÕES DE CRÉDITOS AUTORIZADAS, É OU NÃO
CONSIDERADO RECURSO DISPONÍVEL PARA ABERTURA DE CRÉDITO
SUPLEMENTAR OU ESPECIAL?
R:
É CONSIDERADO. A LEI 4320/64, NO ART. 43, § 1º CONSIDERA RECURSOS
DISPONÍVEIS PARA ABRIR CRÉDITO SUPLEMENTAR E ESPECIAL, DESDE QUE
NÃO COMPROMETIDOS, OS SEGUINTES: 1 - O SUPERÁVIT FINANCEIRO
APURADO EM BALANÇO PATRIMONIAL DO EXERCÍCIO ANTERIOR; 2 - OS
PROVENIENTES DE EXCESSO DE ARRECADAÇÃO; 3 - OS RESULTANTES DE
ANULAÇÃO PARCIAL OU TOTAL DE DOTAÇÕES OU DE CRÉDITOS
ADICIONAIS; 4 - O PRODUTO DE OPERAÇÕES DE CRÉDITOS AUTORIZADAS,
EM FORMA QUE JURIDICAMENTE POSSIBILITE AO PODER EXECUTIVO
REALIZÁ-LAS.
-
OS
RECURSOS FINANCEIROS ORIUNDOS DE OPERAÇÕES DE CRÉDITO SÃO
RECEITAS CORRENTES?
R: NÃO. RECEITA DE CAPITAL.
-
INICIADO
O EXERCÍCIO, A PARTIR DE QUE MOMENTO PODERÁ SER REALIZADA A
OPERAÇÃO DE CRÉDITO POR ANTECIPAÇÃO DE RECEITA?
R:
LEI COMPLEMENTAR 101/00, ART. 38. A OPERAÇÃO DE CRÉDITO POR
ANTECIPAÇÃO DE RECEITA […] I - REALIZAR-SE-Á SOMENTE A PARTIR
DO DÉCIMO DIA DO INÍCIO DO EXERCÍCIO;
-
OS
RECURSOS FINANCEIROS ORIUNDOS DE CONSTITUIÇÃO DE DÍVIDAS SÃO
CLASSIFICADOS COMO RECEITAS DE CAPITAL?
R: CORRETO.
-
OS
RECURSOS FINANCEIROS ORIUNDOS DA CONVERSÃO, EM ESPÉCIE, DE BENS E
DIREITOS SÃO CLASSIFICADOS COMO RECEITAS CORRENTES?
R:
NÃO. RECEITA DE CAPITAL.
-
QUANDO
DEVERÁ SER LIQUIDADA A
OPERAÇÃO DE CRÉDITO POR ANTECIPAÇÃO DE RECEITA?
R:
LC 101/00, ART. 38. A OPERAÇÃO DE CRÉDITO POR ANTECIPAÇÃO DE
RECEITA […] II - DEVERÁ SER LIQUIDADA, COM JUROS E OUTROS
ENCARGOS INCIDENTES, ATÉ O DIA DEZ DE DEZEMBRO DE CADA ANO.
-
SEGUNDO
A LRF, NO QUE CONSISTE A DESPESA OBRIGATÓRIA DE CARÁTER
CONTINUADO?
R:
LC 101/2000. ART. 17. CONSIDERA-SE OBRIGATÓRIA DE CARÁTER
CONTINUADO A DESPESA CORRENTE DERIVADA DE LEI, MEDIDA PROVISÓRIA OU
ATO ADMINISTRATIVO NORMATIVO QUE FIXEM PARA O ENTE A OBRIGAÇÃO
LEGAL DE SUA EXECUÇÃO POR PERÍODO SUPERIOR A DOIS EXERCÍCIOS.
-
A
OPERAÇÃO DE CRÉDITO POR ANTECIPAÇÃO DE RECEITA PODE SER
REALIZADA DURANTE NO
ÚLTIMO MANDATO
DO CHEFE DO EXECUTIVO, SÓ NÃO SE PERMITINDO QUE SEJA CONTRATADA
NOS
ÚLTIMOS DOIS QUADRIMESTRES DO EXERCÍCIO?
R:
ERRADO. LC
101/00, ART. 38. IV - ESTARÁ PROIBIDA: B) NO ÚLTIMO ANO DE MANDATO
DO PRESIDENTE, GOVERNADOR OU PREFEITO MUNICIPAL.
-
É
VEDADA OU NÃO A REALIZAÇÃO DE TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS PARA O
ENTE QUE NÃO OBSERVAR OS REQUISITOS ESSENCIAIS DA RESPONSABILIDADE
NA GESTÃO FISCAL, NO QUE SE REFERE AOS TRIBUTOS?
R: NÃO.
SOMENTE NO QUE SE REFERE À IMPOSTOS. LC 101/2000, ART.
11, PARÁGRAFO ÚNICO. É VEDADA A REALIZAÇÃO DE TRANSFERÊNCIAS
VOLUNTÁRIAS PARA O ENTE QUE NÃO OBSERVE O DISPOSTO NO CAPUT, NO
QUE SE REFERE AOS IMPOSTOS.
-
É
POSSÍVEL OU NÃO O CANCELAMENTO DE DÉBITO CUJO MONTANTE SEJA
INFERIOR AO DOS RESPECTIVOS CUSTOS DE COBRANÇA?
R: SIM, É
POSSÍVEL. LC 101/2000, ART. 14, § 3° O DISPOSTO NESTE ARTIGO NÃO
SE APLICA: II - AO CANCELAMENTO DE DÉBITO CUJO MONTANTE SEJA
INFERIOR AO DOS RESPECTIVOS CUSTOS DE COBRANÇA.
-
EM
QUE PERIODICIDADE O PODER EXECUTIVO PUBLICARÁ O RELATÓRIO RESUMIDO
DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA?
R:
O ARTIGO 165, § 3º, DA CF, PRESCREVE QUE “O PODER EXECUTIVO
PUBLICARÁ, ATÉ TRINTA DIAS APÓS O ENCERRAMENTO DE CADA BIMESTRE,
RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA”.
-
DE
ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, LEI QUE TRATAR SOBRE FINANÇAS
PÚBLICAS, DEVE SER DISCIPLINADAS POR LEI ORDINÁRIA OU
COMPLEMENTAR?
R: CF/88, ART. 163. LEI COMPLEMENTAR DISPORÁ
SOBRE: I - FINANÇAS PÚBLICAS.
-
DE
ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, LEI QUE TRATAR SOBRE EMISSÃO E
RESGATE DE TÍTULOS DA DÍVIDA PÚBLICA, DEVE SER DISCIPLINADAS POR
LEI ORDINÁRIA OU COMPLEMENTAR?
R:
CF/88 ART. 163. LEI COMPLEMENTAR DISPORÁ SOBRE: IV - EMISSÃO E
RESGATE DE TÍTULOS DA DÍVIDA PÚBLICA.
-
DE
ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, LEI QUE TRATAR SOBRE
FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA E
INDIRETA, DEVE SER DISCIPLINADAS POR LEI ORDINÁRIA OU COMPLEMENTAR?
R:
CF/88 ART. 163. LEI COMPLEMENTAR DISPORÁ SOBRE: V - FISCALIZAÇÃO
FINANCEIRA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA E INDIRETA.
-
A
UNIÃO PRETENDE INICIAR INVESTIMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS EM
PROJETO DE OBRA PÚBLICA CUJA EXECUÇÃO ULTRAPASSARÁ APENAS UM
EXERCÍCIO FINANCEIRO. O INÍCIO DO PROJETO DA OBRA ESTÁ PREVISTO
NO ORÇAMENTO ANUAL, MAS O RESPECTIVO INVESTIMENTO NÃO ESTÁ
INCLUÍDO NO PLANO PLURIANUAL. NESSA SITUAÇÃO, A UNIÃO PODE
INICIAR A OBRA?
R:
NÃO. CF, ART. 167, § 1º NENHUM INVESTIMENTO CUJA EXECUÇÃO
ULTRAPASSE UM EXERCÍCIO FINANCEIRO PODERÁ SER INICIADO SEM PRÉVIA
INCLUSÃO NO PLANO PLURIANUAL, OU SEM LEI QUE AUTORIZE A INCLUSÃO,
SOB PENA DE CRIME DE RESPONSABILIDADE.
-
A
CF VEDA OU NÃO A REALIZAÇÃO DE QUAISQUER OPERAÇÕES DE CRÉDITOS
QUE EXCEDAM O MONTANTE DAS DESPESAS DE CAPITAL?
R:
NÃO VEDA TODAS. SEGUNDO O ART. 167, III, DA CF, O ERRO ESTÁ
SOMENTE NA PALAVRA 'QUAISQUER', POIS EXISTE UMA RESSALVA:
RESSALVADAS AS AUTORIZADAS MEDIANTE CRÉDITOS SUPLEMENTARES OU
ESPECIAIS COM FINALIDADE PRECISA, APROVADOS PELO PODER LEGISLATIVO
POR MAIORIA ABSOLUTA.
-
OS
RECURSOS FINANCEIROS ORIUNDOS DE PARTICIPAÇÕES E DIVIDENDOS SÃO
RECEITAS DE CAPITAL?
R: NÃO. RECEITA CORRENTE.
-
A
CF PROÍBE OU NÃO A EDIÇÃO DE LEI QUE AUTORIZE A UTILIZAÇÃO DE
RECURSOS DOS ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL PARA SUPRIR
NECESSIDADE OU COBRIR DEFICIT DE EMPRESAS, FUNDAÇÕES E FUNDOS?
R:
NÃO. CF, ART. 167, SÃO VEDADOS: VIII - A UTILIZAÇÃO, SEM
AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA ESPECÍFICA, DE RECURSOS DOS
ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL PARA SUPRIR NECESSIDADE OU
COBRIR DEFICIT DE EMPRESAS, FUNDAÇÕES E FUNDOS, INCLUSIVE DOS
MENCIONADOS NO ART. 165, § 5º.
-
EM
MATÉRIA DE FINANÇAS PÚBLICAS, A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA VEDA
A ABERTURA DE CRÉDITO SUPLEMENTAR OU ESPECIAL SEM INDICAÇÃO DOS
RECURSOS CORRESPONDENTES, SALVO NA HIPÓTESE DE HAVER PRÉVIA
AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA?
R:
ERRADO. CF, ART. 167. SÃO VEDADOS: V - A ABERTURA DE CRÉDITO
SUPLEMENTAR OU ESPECIAL SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA E
(PARTÍCULA ADITIVA “E”) SEM INDICAÇÃO DOS RECURSOS
CORRESPONDENTES.
-
O
BANCO CENTRAL PODE OU NÃO CONCEDER, DIRETA OU INDIRETAMENTE,
EMPRÉSTIMOS AO TESOURO NACIONAL?
R: O ARTIGO 164, PARÁGRAFO
1º, DA CONSTITUIÇÃO: É VEDADO AO BANCO CENTRAL CONCEDER, DIRETA
OU INDIRETAMENTE, EMPRÉSTIMOS AO TESOURO NACIONAL E A QUALQUER
ÓRGÃO OU ENTIDADE QUE NÃO SEJA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA.
-
É
PERMITIDA OU VEDADA A CAPTAÇÃO DE RECURSOS A TÍTULO DE
ANTECIPAÇÃO DE RECEITA DE TRIBUTO OU CONTRIBUIÇÃO CUJO FATO
GERADOR AINDA NÃO TENHA OCORRIDO?
R:
VEDADA (ART. 37, I, DA LRF).
-
É
PERMITIDO OU VEDADO O RECEBIMENTO ANTECIPADO DE VALORES DE EMPRESA
EM QUE O PODER PÚBLICO DETENHA, DIRETA OU INDIRETAMENTE, A MAIORIA
DO CAPITAL SOCIAL COM DIREITO A VOTO?
R:
VEDADO, SALVO LUCROS E DIVIDENDOS, NA FORMA DA LEGISLAÇÃO (ART.
37, II, DA LRF).
-
É
PERMITIDO OU VEDADO QUE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CONTROLADA POR ENTE
DA FEDERAÇÃO ADQUIRA, NO MERCADO, TÍTULOS DA DÍVIDA PÚBLICA
PARA ATENDER INVESTIMENTO DE SEUS CLIENTES, OU TÍTULOS DA DÍVIDA
DE EMISSÃO DA UNIÃO PARA APLICAÇÃO DE RECURSOS PRÓPRIOS?
R:
PERMITIDO. LC 101/2000, ART. 36. É PROIBIDA A OPERAÇÃO DE CRÉDITO
ENTRE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA ESTATAL E O ENTE DA FEDERAÇÃO
QUE A CONTROLE, NA QUALIDADE DE BENEFICIÁRIO DO EMPRÉSTIMO. PAR.
ÚN. O DISPOSTO NO CAPUT NÃO PROÍBE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA
CONTROLADA DE ADQUIRIR, NO MERCADO, TÍTULOS DA DÍVIDA PÚBLICA
PARA ATENDER INVESTIMENTO DE SEUS CLIENTES, OU TÍTULOS DA DÍVIDA
DE EMISSÃO DA UNIÃO PARA APLICAÇÃO DE RECURSOS PRÓPRIOS.
-
MUNICÍPIO
RECONHECEU DÍVIDA DE VALOR EM RELAÇÃO À DETERMINADA AUTARQUIA
ESTADUAL. O GOVERNADOR DO ESTADO CONDICIONOU A ENTREGA DE PARTE DAS
RECEITAS DE IMPOSTOS ESTADUAIS, QUE DEVERIAM SER TRANSFERIDAS AO
MUNICÍPIO POR FORÇA CONSTITUCIONAL, AO PAGAMENTO DA DÍVIDA. A
RESTRIÇÃO IMPOSTA PELO ESTADO É CONSTITUCIONAL OU
INCONSTITUCIONAL?
R:
CONSTITUCIONAL. ART. 160. É VEDADA A RETENÇÃO OU QUALQUER
RESTRIÇÃO À ENTREGA E AO EMPREGO DOS RECURSOS ATRIBUÍDOS, NESTA
SEÇÃO, AOS ESTADOS, AO DISTRITO FEDERAL E AOS MUNICÍPIOS, NELES
COMPREENDIDOS ADICIONAIS E ACRÉSCIMOS RELATIVOS A IMPOSTOS.
PARÁGRAFO ÚNICO. A VEDAÇÃO PREVISTA NESTE ARTIGO NÃO IMPEDE A
UNIÃO E OS ESTADOS DE CONDICIONAREM A ENTREGA DE RECURSOS: I –
AO PAGAMENTO DE SEUS CRÉDITOS, INCLUSIVE DE SUAS AUTARQUIAS.
-
É
PERMITIDA OU VEDADA A ASSUNÇÃO DIRETA DE COMPROMISSO, CONFISSÃO
DE DÍVIDA OU OPERAÇÃO ASSEMELHADA, COM FORNECEDOR DE BENS,
MEDIANTE EMISSÃO, ACEITE OU AVAL DE TÍTULO DE CRÉDITO?
R:
VEDADA, NÃO SE APLICANDO ESTA VEDAÇÃO A EMPRESAS ESTATAIS
DEPENDENTES (ART. 37, III, DA LRF).
-
AS
RECEITAS PATRIMONIAL, AGROPECUÁRIA E INDUSTRIAL SÃO CLASSIFICADAS
COMO RECEITAS DE CAPITAL?
R:
NÃO. RECEITA CORRENTE.
-
É
PERMITIDA OU VEDADA A ASSUNÇÃO DE OBRIGAÇÃO, SEM AUTORIZAÇÃO
ORÇAMENTÁRIA, COM FORNECEDORES PARA PAGAMENTO A POSTERIORI DE BENS
E SERVIÇOS?
R:
VEDADA (Art. 37, IV, DA LRF).
-
DE
ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL NÃO
CONTERÁ DISPOSITIVO ESTRANHO À PREVISÃO DA RECEITA E À FIXAÇÃO
DA DESPESA, NÃO SE INCLUINDO NA PROIBIÇÃO A AUTORIZAÇÃO PARA
ABERTURA DE CRÉDITOS ESPECIAIS, DEFINIDOS NA LEI FEDERAL N°
4.320/1964, COMO SENDO OS DESTINADOS A DESPESAS PARA AS QUAIS NÃO
HAJA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA ESPECÍFICA?
R: ERRADO. SOMENTE
CRÉDITOS SUPLEMENTARES NÃO SE INCLUEM NA PROIBIÇÃO. CF/88 ART.
165, § 8º [...] NÃO SE INCLUINDO NA PROIBIÇÃO A AUTORIZAÇÃO
PARA ABERTURA DE CRÉDITOS SUPLEMENTARES E CONTRATAÇÃO DE
OPERAÇÕES DE CRÉDITO, AINDA QUE POR ANTECIPAÇÃO DE RECEITA, NOS
TERMOS DA LEI.
-
PARA
FINS DE DESPESA TOTAL COM PESSOAL, QUAIS OS LIMITES DO LEGISLATIVO
NOS DIFERENTES ENTES FEDERADOS?
R:
UNIÃO: 2,5%; ESTADOS: 3%; MUNICÍPIOS: 6% (ART. 20, I, II, III, DA
LRF).
-
PARA
FINS DE DESPESA TOTAL COM PESSOAL, QUAIS OS LIMITES DO EXECUTIVO NOS
DIFERENTES ENTES FEDERADOS?
R:
UNIÃO: 40,9%; ESTADOS: 49%; MUNICÍPIOS: 54% (ART. 20, I, II, III,
DA LRF).
-
PARA
FINS DE DESPESA TOTAL COM PESSOAL, QUAIS OS LIMITES DO JUDICIÁRIO
NOS DIFERENTES ENTES FEDERADOS?
R:
UNIÃO: 6%; ESTADOS: 6%; MUNICÍPIOS: NÃO POSSUEM (ART. 20, I, II,
III, DA LRF).
-
PARA
FINS DE DESPESA TOTAL COM PESSOAL, QUAIS OS LIMITES DO MINISTÉRIO
PÚBLICO NOS DIFERENTES ENTES FEDERADOS?
R:
UNIÃO: 0,6%; ESTADOS: 2%; MUNICÍPIOS: NÃO POSSUEM (ART. 20, I,
II, III, DA LRF).
-
QUAL
A NATUREZA JURÍDICA DAS LEIS ORÇAMENTÁRIAS?
R:
A DOUTRINA LARGAMENTE MAJORITÁRIA NÃO HESITA EM AFIRMAR A NATUREZA
MERAMENTE FORMAL DA LEI ORÇAMENTÁRIA, UMA VEZ QUE SÃO NORMAS
INDIVIDUAIS DE EFEITOS CONCRETOS E NÃO GERAM DIREITOS SUBJETIVOS,
EM CONTRAPOSIÇÃO COM AS LEIS MATERIAIS. HÁ, CONTUDO, UMA CORRENTE
MINORITÁRIA QUE DEFENDE A NATUREZA MATERIAL DO ORÇAMENTO. ESSA
CORRENTE AFIRMA, ENTRE OUTROS ARGUMENTOS, QUE A LEI ORÇAMENTÁRIA
REFLETE A VONTADE E SOBERANIA POPULAR QUANTO À ALOCAÇÃO DE
RECURSOS PÚBLICOS E, PORTANTO, NÃO PODERIA SER DESCUMPRIDA
LIVREMENTE PELO PODER EXECUTIVO.
-
DIFERENCIE
DÍVIDA PÚBLICA MOBILIÁRIA E DÍVIDA PÚBLICA CONSOLIDADA:
R:
LEI COMPLEMENTAR 101/2000, ART. 29. PARA OS EFEITOS DESTA LEI
COMPLEMENTAR, SÃO ADOTADAS AS SEGUINTES DEFINIÇÕES: I - DÍVIDA
PÚBLICA CONSOLIDADA OU FUNDADA: MONTANTE TOTAL, APURADO SEM
DUPLICIDADE, DAS OBRIGAÇÕES FINANCEIRAS DO ENTE DA FEDERAÇÃO,
ASSUMIDAS EM VIRTUDE DE LEIS, CONTRATOS, CONVÊNIOS OU TRATADOS E DA
REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE CRÉDITO, PARA AMORTIZAÇÃO EM PRAZO
SUPERIOR A DOZE MESES; II - DÍVIDA
PÚBLICA MOBILIÁRIA: DÍVIDA PÚBLICA REPRESENTADA POR
TÍTULOS EMITIDOS PELA UNIÃO, INCLUSIVE OS DO BANCO CENTRAL DO
BRASIL, ESTADOS E MUNICÍPIOS.
-
SEGUNDO
A LRF, O QUE CARACTERIZA A GESTÃO FISCAL RESPONSÁVEL?
R:
LC 101/2000, ART. 1°, § 1° A RESPONSABILIDADE NA GESTÃO FISCAL
PRESSUPÕE A AÇÃO PLANEJADA
E TRANSPARENTE, EM QUE SE
PREVINEM RISCOS E CORRIGEM
DESVIOS CAPAZES DE AFETAR O EQUILÍBRIO
DAS CONTAS PÚBLICAS, MEDIANTE O CUMPRIMENTO DE 1) METAS DE
RESULTADOS ENTRE RECEITAS E DESPESAS E A 2) OBEDIÊNCIA A LIMITES E
CONDIÇÕES NO QUE TANGE A RENÚNCIA DE RECEITA, GERAÇÃO DE
DESPESAS COM PESSOAL, DA SEGURIDADE SOCIAL E OUTRAS, DÍVIDAS
CONSOLIDADA E MOBILIÁRIA, OPERAÇÕES DE CRÉDITO, INCLUSIVE POR
ANTECIPAÇÃO DE RECEITA, CONCESSÃO DE GARANTIA E INSCRIÇÃO EM
RESTOS A PAGAR.
-
O
SUPERÁVIT DO ORÇAMENTO CORRENTE RESULTANTE DO BALANCEAMENTO DOS
TOTAIS DAS RECEITAS E DESPESAS CORRENTES PODE OU NÃO SER
CONSIDERADO RECEITA ORÇAMENTÁRIA?
R:
NÃO. ART. 11, § 3º, LEI Nº 4.320/1964: O SUPERÁVIT DO ORÇAMENTO
CORRENTE RESULTANTE DO BALANCEAMENTO DOS TOTAIS DAS RECEITAS E
DESPESAS CORRENTES, APURADO NA DEMONSTRAÇÃO A QUE SE REFERE O
ANEXO Nº 1, NÃO CONSTITUIRÁ ITEM DE RECEITA ORÇAMENTÁRIA.
-
COMO
SÃO CLASSIFICADOS, QUANTO À RECEITA PÚBLICA, OS VALORES OBTIDOS A
PARTIR DA VENDA DE IMÓVEL PERTENCENTE À UNIÃO?
R:
RECEITA DE CAPITAL. ART. 11, § 4º, DA LEI Nº 4.320/1964: A
CLASSIFICAÇÃO DA RECEITA OBEDECERÁ AO SEGUINTE ESQUEMA: [...]
RECEITA DE CAPITAL: OPERAÇÕES DE CRÉDITO; ALIENAÇÃO DE BENS;
[...].
-
AS
MULTAS APLICADAS PELA FAZENDA PÚBLICA EM DECORRÊNCIA DE
INADIMPLEMENTO CONTRATUAL, SÃO OU NÃO CONSIDERADAS RECEITA
PÚBLICA?
R:
SIM (CESPE Q571834).
-
CONCEITUE
O PRINCÍPIO DA UNIDADE:
R:
A UNIDADE SIGNIFICA QUE DEVE EXISTIR APENAS UM ORÇAMENTO PARA
CADA ENTE DA FEDERAÇÃO EM CADA EXERCÍCIO FINANCEIRO, CONFORME
REDAÇÃO DO ART. 2° DA LEI N° 4.320/64: “A LEI DO ORÇAMENTO
CONTERÁ A DISCRIMINAÇÃO DA RECEITA E DESPESA DE FORMA A
EVIDENCIAR A POLÍTICA ECONÔMICA FINANCEIRA E O PROGRAMA DE
TRABALHO DO GOVÊRNO, OBEDECIDOS OS PRINCÍPIOS DE UNIDADE
UNIVERSALIDADE E ANUALIDADE.
-
CONCEITUE
O PRINCÍPIO DA UNIVERSALIDADE:
R:
POR ESTE PRINCÍPIO, TODAS AS RECEITAS E TODAS AS DESPESAS
GOVERNAMENTAIS DEVEM FAZER PARTE DO ORÇAMENTO, SEM QUALQUER
EXCLUSÃO.
-
É
VEDADA A EDIÇÃO DE MEDIDA PROVISÓRIA QUE VERSE SOBRE MATÉRIA
ORÇAMENTÁRIA?
R:
NÃO TOTALMENTE. ART. 62, § 1º É VEDADA A EDIÇÃO DE MEDIDAS
PROVISÓRIAS SOBRE MATÉRIA: D) PLANOS PLURIANUAIS, DIRETRIZES
ORÇAMENTÁRIAS, ORÇAMENTO E CRÉDITOS ADICIONAIS E SUPLEMENTARES,
RESSALVADO O PREVISTO NO ART. 167, § 3º (CRÉDITOS
EXTRAORDINÁRIOS).
-
CONCEITUE
O PRINCÍPIO DA ANUALIDADE:
R:
O ORÇAMENTO É ÂNUO. OU SEJA, O INTERVALO DE TEMPO EM QUE
SE ESTIMAM AS RECEITAS E SE FIXAM AS DESPESAS É DE UM ANO,
COINCIDENTE COM O EXERCÍCIO CIVIL, CONFORME REDAÇÃO DO ART. 34 DA
LEI N° 4.320/64. ADVÉM DA PRÓPRIA CONCEITUAÇÃO DO ORÇAMENTO
PÚBLICO, CHAMADO DE LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
(ART. 165, § 5°, DA CF). NÃO SE CONFUNDE COM A ANUALIDADE
TRIBUTÁRIA, NÃO MAIS PRESENTE NO SISTEMA BRASILEIRO, A QUAL
PREVIA A NECESSIDADE, PARA SE COBRAR TRIBUTOS, DE QUE O ORÇAMENTO
AUTORIZASSE A DITA COBRANÇA. A PREMISSA ERA A DE QUE NÃO SE
PODERIA COBRAR UM TRIBUTO SE NÃO SE PREVIU A SUA NECESSIDADE
PARA TANTO.
-
EXPLIQUE
O PRINCÍPIO DA PROIBIÇÃO DO ESTORNO:
R:
ALUDIDO PRINCÍPIO DETERMINA QUE O GESTOR PÚBLICO NÃO PODE
REPRIORIZAR AS AÇÕES GOVERNAMENTAIS ATRAVÉS DA MTRANSPOSIÇÃO,
REMANEJAMENTO OU TRANSFERÊNCIA DE (TRT) RECURSOS SEM PRÉVIA
AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA. ESTÁ DELIMITADO NA CONSTITUIÇÃO
FEDERAL DA SEGUINTE FORMA: ART. 167. SÃO VEDADOS: VI - A
TRANSPOSIÇÃO, O REMANEJAMENTO OU A TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS
DE UMA CATEGORIA DE PROGRAMAÇÃO PARA OUTRA OU DE UM ÓRGÃO
PARA OUTRO, SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA; VIII- A
UTILIZAÇÃO, SEM AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA ESPECÍFICA, DE
RECURSOS DOS ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL PARA SUPRIR
NECESSIDADE OU COBRIR DÉFICIT DE EMPRESAS, FUNDAÇÕES E FUNDOS,
INCLUSIVE DOS MENCIONADOS NO ART. 165, § 5°.
-
CONCEITUE
O PRINCÍPIO DA NÃO AFETAÇÃO (NÃO VINCULAÇÃO) DA RECEITA DE
IMPOSTOS:
R:
O PRINCÍPIO DA NÃO AFETAÇÃO (OU DA NÃO VINCULAÇÃO) OBJETIVA
QUE DETERMINADOS RECURSOS PÚBLICOS NÃO SEJAM DIRECIONADOS PARA
ATENDER A GASTOS DETERMINADOS, ISTO É, QUE NÃO TENHAM UMA
DESTINAÇÃO ESPECIAL, DE MODO A QUE INGRESSEM, SEM DISCRIMINAÇÃO,
A UM “FUNDO COMUM” E SIRVAM PARA FINANCIAR TODAS AS DESPESAS
PÚBLICAS. NÃO PODE SER CRIADO IMPOSTO
CUJA RECEITA SEJA VINCULADA A UM FIM ESPECÍFICO, PREVIAMENTE
ESTABELECIDO NA LEI QUE O INSTITUIU (ART. 167, IV, DA CF). A
FINALIDADE DESSA VEDAÇÃO É EVITAR O “ENGESSAMENTO” DAS VERBAS
PÚBLICAS, QUE IMPEDIRIA O ADMINISTRADOR PÚBLICO DE APLICÁ-LAS
ONDE SE MOSTREM NECESSÁRIAS.
-
EXPLIQUE
O PRINCÍPIO DA EXCLUSIVIDADE:
R:
UMA LEI ORÇAMENTÁRIA SÓ PODE CONTER MATÉRIA ORÇAMENTÁRIA E
NADA MAIS. O PRINCÍPIO DA EXCLUSIVIDADE SIGNIFICA DIZER QUE A LEI
ORÇAMENTÁRIA NÃO PODE CONTER QUALQUER MATÉRIA ESTRANHA AO
ORÇAMENTO (ART. 165, § 8°, DA CF).
-
QUAL
O LIMITE PREVISTO CONSTITUCIONALMENTE PARA AS EMENDAS INDIVIDUAIS
IMPOSITIVAS (PARLAMENTARES) AO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA?
R:
CF, ''ART. 166, § 9°. AS EMENDAS INDIVIDUAIS AO PROJETO DE LEI
ORÇAMENTÁRIA SERÃO APROVADAS NO LIMITE DE 1,2%
DA RECEITA CORRENTE LÍQUIDA PREVISTA NO PROJETO ENCAMINHADO
PELO PODER EXECUTIVO, SENDO QUE A METADE DESTE PERCENTUAL SERÁ
DESTINADA A AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE.
-
A
REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES INTER-REGIONAIS SEGUNDO O CRITÉRIO
POPULACIONAL É OU NÃO UMA DAS FUNÇÕES DA LOA?
R:
SIM. CF, ART. 165, § 7º OS ORÇAMENTOS PREVISTOS NO § 5º, I E
II, DESTE ARTIGO (ORÇAMENTO FISCAL E ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO DAS
EMPRESAS ESTATAIS), COMPATIBILIZADOS COM O PLANO PLURIANUAL, TERÃO
ENTRE SUAS FUNÇÕES A DE REDUZIR
DESIGUALDADES INTER-REGIONAIS, SEGUNDO CRITÉRIO
POPULACIONAL.
-
PARA
A REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES INTER-REGIONAIS SEGUNDO O CRITÉRIO
POPULACIONAL, A CF ABRE OU NÃO EXCEÇÃO AO PRINCÍPIO DA
UNIFORMIDADE TRIBUTÁRIA EM TODO O TERRITÓRIO, PERMITINDO
INCENTIVOS FISCAIS DESTINADOS A PROMOVER O EQUILÍBRIO DO
DESENVOLVIMENTO NAS DIFERENTES REGIÕES DO PAÍS?
R:
SIM (CESPE Q571836). ART. 151. É VEDADO À UNIÃO: I - INSTITUIR
TRIBUTO QUE NÃO SEJA UNIFORME EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL OU QUE
IMPLIQUE DISTINÇÃO OU PREFERÊNCIA EM RELAÇÃO A ESTADO, AO
DISTRITO FEDERAL OU A MUNICÍPIO, EM DETRIMENTO DE OUTRO, ADMITIDA A
CONCESSÃO DE INCENTIVOS FISCAIS DESTINADOS A PROMOVER O EQUILÍBRIO
DO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO ENTRE AS DIFERENTES REGIÕES DO
PAÍS.
-
SE
FOR VIOLADO O LIMITE DE GASTOS COM PESSOAL PELO PODER LEGISLATIVO
MUNICIPAL, O MUNICÍPIO FICARÁ IMPEDIDO OU NÃO DE OBTER A GARANTIA
DO ESTADO EM OPERAÇÃO FINANCEIRA?
R:
NÃO. SOMENTE SE NÃO ELIMINAR O PERCENTUAL EXCEDENTE NOS DOIS
QUADRIMESTRES SEGUINTES: LRF, ART. 23. SE A DESPESA TOTAL COM
PESSOAL [...] ULTRAPASSAR OS LIMITES DEFINIDOS […] O PERCENTUAL
EXCEDENTE TERÁ DE SER ELIMINADO NOS DOIS QUADRIMESTRES SEGUINTES
[…]. § 3° NÃO ALCANÇADA A REDUÇÃO NO PRAZO ESTABELECIDO, E
ENQUANTO PERDURAR O EXCESSO, O ENTE NÃO PODERÁ: II - OBTER
GARANTIA, DIRETA OU INDIRETA, DE OUTRO ENTE.
-
A
CRIAÇÃO, EXPANSÃO OU APERFEIÇOAMENTO DE AÇÃO GOVERNAMENTAL QUE
ACARRETE AUMENTO DA DESPESA DEVERÁ SER ACOMPANHADA DE QUE
DOCUMENTOS?
R:
LC 101/2000, ART. 16. SERÁ ACOMPANHADO DE: I - ESTIMATIVA
DO IMPACTO
ORÇAMENTÁRIO-FINANCEIRO NO
EXERCÍCIO EM QUE DEVA ENTRAR EM VIGOR E
NOS DOIS SUBSEQÜENTES; II - DECLARAÇÃO DO ORDENADOR DA
DESPESA DE QUE O AUMENTO TEM
ADEQUAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
E FINANCEIRA COM A LEI
ORÇAMENTÁRIA ANUAL E COMPATIBILIDADE COM
O PLANO PLURIANUAL E
COM A LEI
DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS.
-
QUE
DESPESAS CRIADAS QUE IMPLIQUEM AUMENTO DE DESPESA NÃO PRECISAM
ESTAR ACOMPANHADAS DE ESTIMATIVA DE IMPACTO ORÇAMENTÁRIO E
FINANCEIRO?
R:
LC 101/2000, ART. 16, § 3° […] A DESPESA CONSIDERADA
IRRELEVANTE, NOS TERMOS EM QUE DISPUSER A LEI DE DIRETRIZES
ORÇAMENTÁRIAS.
-
A
REVISÃO GERAL ANUAL DA REMUNERAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS, POR
SER DESPESA OBRIGATÓRIA DE CARÁTER CONTINUADO, ESTÁ OU NÃO
CONDICIONADA À PRÉVIA DEMONSTRAÇÃO DA ORIGEM DOS RECURSOS
NECESSÁRIOS AO SEU CUSTEIO?
R:
NÃO. LC 101/2000, ART. 17, § 6° O DISPOSTO NO § 1° NÃO SE
APLICA ÀS DESPESAS DESTINADAS AO SERVIÇO
DA DÍVIDA NEM AO REAJUSTAMENTO
DE REMUNERAÇÃO DE PESSOAL DE QUE TRATA O INCISO X DO ART.
37 DA CF.
-
QUAL
LEGITIMADO PROPÕE OS LIMITES GLOBAIS PARA O MONTANTE DA DÍVIDA
CONSOLIDADA DA UNIÃO, DOS ESTADOS, DO DF E DOS MUNICÍPIOS?
R:
ART. 52, VI, DA CF: COMPETE PRIVATIVAMENTE AO SENADO FEDERAL: [...]
FIXAR, POR PROPOSTA DO PRESIDENTE
DA REPÚBLICA, LIMITES GLOBAIS PARA O MONTANTE DA DÍVIDA
CONSOLIDADA DA UNIÃO, DOS ESTADOS, DO DISTRITO FEDERAL E DOS
MUNICÍPIOS.
-
É
POSSÍVEL À UNIÃO TRIBUTAR A RENDA DAS OBRIGAÇÕES DA DÍVIDA
PÚBLICA DOS ESTADOS, DO DISTRITO FEDERAL E DOS MUNICÍPIOS?
R:
SIM (ART. 151, INCISO II, DA CF), PROIBIDA A TRIBUTAÇÃO “EM
NÍVEIS SUPERIORES AOS QUE FIXAR PARA SUAS OBRIGAÇÕES”.
-
O
BANCO CENTRAL PODE OU NÃO COMPRAR E VENDER TÍTULOS DE EMISSÃO DO
TESOURO NACIONAL, COM O OBJETIVO DE REGULAR A OFERTA DE MOEDA OU A
TAXA DE JUROS?
R:
SIM. ÍNTEGRA DO ART. 164, § 2º, DA CF.
-
A
RENÚNCIA DE RECEITA TRIBUTÁRIA (POR MEIO DE BENEFÍCIOS FISCAIS)
DEVE ESTAR PREVIAMENTE PREVISTA NA LOA?
R:
SIM. A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, NO ARTIGO 165, § 6º, ESTABELECE QUE
O “PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA
SERÁ ACOMPANHADO DE DEMONSTRATIVO REGIONALIZADO DO EFEITO, SOBRE
RECEITAS E DESPESAS, DECORRENTE DE ISENÇÕES,
ANISTIAS, REMISSÕES, SUBSÍDIOS E BENEFÍCIOS DE NATUREZA
FINANCEIRA, TRIBUTÁRIA E CREDITÍCIA”. A LRF, NO ART. 14,
I, DISPÕE NO MESMO SENTIDO: “I - DEMONSTRAÇÃO PELO PROPONENTE
DE QUE A RENÚNCIA FOI CONSIDERADA
NA ESTIMATIVA DE RECEITA DA LEI ORÇAMENTÁRIA […].
-
NO
MOMENTO DAS DISCUSSÕES SOBRE A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL DE 2016
(LEI Nº 13.255/2016), O CONGRESSO NACIONAL PROMOVEU UM CORTE DE 90%
NAS DESPESAS DE INVESTIMENTO E DE 24,9% NAS DESPESAS DE CUSTEIO
FIXADAS PARA A JUSTIÇA DO TRABALHO. FOI PROPOSTA ADI PELA ANAMATRA.
O QUE DECIDIU O STF?
R:
SALVO EM SITUAÇÕES GRAVES E EXCEPCIONAIS, NÃO CABE AO PODER
JUDICIÁRIO, SOB PENA DE VIOLAÇÃO AO PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DE
PODERES, INTERFERIR NA FUNÇÃO DO PODER LEGISLATIVO DE DEFINIR
RECEITAS E DESPESAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, EMENDANDO PROJETOS
DE LEIS ORÇAMENTÁRIAS, QUANDO ATENDIDAS AS CONDIÇÕES PREVISTAS
NO ART. 166, §§ 3º E 4º, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL (STF.
PLENÁRIO. ADI 5468/DF, 2016).
-
CONCEITUE
O PRINCÍPIO DA INTRANSCENDÊNCIA SUBJETIVA DAS SANÇÕES:
R:
ESTE PRINCÍPIO IMPEDE QUE A APLICAÇÃO DE UMA SANÇÃO ULTRAPASSE
A ESFERA ESTRITAMENTE PESSOAL DO INFRATOR, OU SEJA, NÃO É POSSÍVEL
QUE A SANÇÃO ATINJA TERCEIROS. ESTE PRINCÍPIO – ORIGINÁRIO DO
DIREITO PENAL – TEM GRANDE E IMPORTANTE APLICAÇÃO NO DIREITO
FINANCEIRO.
-
HÁ
OU NÃO PREVISÃO CONSTITUCIONAL DO EQUILÍBRIO ORÇAMENTÁRIO?
R:
SIM. CF, “ART. 167. SÃO VEDADOS (...) III - A REALIZAÇÃO DE
OPERAÇÕES DE CRÉDITOS QUE EXCEDAM O MONTANTE DAS DESPESAS DE
CAPITAL, RESSALVADAS AS AUTORIZADAS MEDIANTE CRÉDITOS SUPLEMENTARES
OU ESPECIAIS COM FINALIDADE PRECISA, APROVADOS PELO PODER
LEGISLATIVO POR MAIORIA ABSOLUTA”.
-
RECEBIDO
O PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA PELO CONGRESSO NACIONAL, CABE OU NÃO
ÀS COMISSÕES DE CADA CASA LEGISLATIVA RECEBER AS EMENDAS
APRESENTADAS?
R:
“CF, ART. 166, § 2º AS EMENDAS SERÃO APRESENTADAS NA COMISSÃO
MISTA, QUE SOBRE ELAS EMITIRÁ PARECER, E APRECIADAS, NA FORMA
REGIMENTAL, PELO PLENÁRIO DAS DUAS CASAS DO CONGRESSO NACIONAL.
-
O
CONGRESSO, EM SITUAÇÕES EXCEPCIONAIS, PODE OU NÃO DELEGAR (POR
MEIO DE LEI DELEGADA) AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA A EDIÇÃO DE
PLANOS PLURIANUAIS, DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS E ORÇAMENTOS?
R:
NÃO. ART. 68 DA CF/ 88: “AS LEIS DELEGADAS SERÃO ELABORADAS PELO
PRESIDENTE DA REPÚBLICA, QUE DEVERÁ SOLICITAR A DELEGAÇÃO AO
CONGRESSO NACIONAL. § 1º NÃO SERÃO OBJETO DE DELEGAÇÃO OS ATOS
DE COMPETÊNCIA EXCLUSIVA DO CONGRESSO NACIONAL, OS DE COMPETÊNCIA
PRIVATIVA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS OU DO SENADO FEDERAL, A MATÉRIA
RESERVADA À LEI COMPLEMENTAR, NEM A LEGISLAÇÃO SOBRE: III -
PLANOS PLURIANUAIS, DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS E ORÇAMENTOS.
-
É
CORRETO AFIRMAR QUE PARA SE ABRIR CRÉDITO EXTRAORDINÁRIO, SEGUNDO
A CF, A DESPESA DEVE SER RELEVANTE E URGENTE?
R:
ERRADO. IMPREVISÍVEL E URGENTE. CF, 167, § 3º A ABERTURA DE
CRÉDITO EXTRAORDINÁRIO SOMENTE SERÁ ADMITIDA PARA ATENDER A
DESPESAS IMPREVISÍVEIS E
URGENTES, COMO AS
DECORRENTES DE GUERRA, COMOÇÃO INTERNA OU CALAMIDADE PÚBLICA,
OBSERVADO O DISPOSTO NO ART. 62.
-
OS
PLANOS PLURIANUAIS DEVEM OU NÃO BUSCAR EMBASAMENTO NOS PLANOS E
PROGRAMAS SETORIAIS?
R:
NÃO. A CF/88 PREVÊ EXATAMENTE O CONTRÁRIO, OS PLANOS E PROGRAMAS
SETORIAIS É QUE DEVEM EMBASAR-SE NO PLANO PLURIANUAL (§ 4º DO
ART. 165: “OS PLANOS E PROGRAMAS NACIONAIS, REGIONAIS E SETORIAIS
PREVISTOS NESTA CONSTITUIÇÃO SERÃO ELABORADOS EM CONSONÂNCIA COM
O PLANO PLURIANUAL E APRECIADOS PELO CONGRESSO NACIONAL”).
-
A
LDO DEVE OU NÃO PREVER AS DESPESAS DE CAPITAL PARA O EXERCÍCIO
FINANCEIRO SUBSEQUENTE?
R:
SIM.
-
É
CORRETO AFIRMAR QUE A CONCESSÃO DE VANTAGEM OU AUMENTO DE
REMUNERAÇÃO, A CRIAÇÃO DE CARGOS, EMPREGOS E FUNÇÕES OU A
ALTERAÇÃO DE ESTRUTURAS DE CARREIRAS, BEM COMO A ADMISSÃO OU
CONTRATAÇÃO DE PESSOAL, A QUALQUER TÍTULO, PELOS ÓRGÃOS E
ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA OU INDIRETA, INCLUINDO FUNDAÇÕES
E EMPRESAS ESTATAIS, SÓ PODERÃO SER CONCRETIZADAS SE HOUVER
AUTORIZAÇÃO ESPECÍFICA NA LDO?
R:
NÃO. A ALTERNATIVA ESTÁ QUASE TODA CORRETA, O ERRO ESTÁ NA
INCLUSÃO DE EMPRESAS ESTATAIS. ISSO PORQUE O ART. 169, § 1º, II,
É CLARO: “[...] RESSALVADAS AS EMPRESAS PÚBLICAS E AS SOCIEDADES
DE ECONOMIA MISTA”.
-
TODO
ATO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUE ATENTE CONTRA A LOA SERÁ
CONSIDERADO CRIME DE RESPONSABILIDADE?
R:
CONSIDERADA CORRETA PELO CESPE. O ART. 85, VI, DA CF/88 ELENCA QUE:
SÃO CRIMES DE RESPONSABILIDADE OS ATOS DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
QUE ATENTEM CONTRA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E, ESPECIALMENTE,
CONTRA: VI - A LEI ORÇAMENTÁRIA.
-
É
CORRETO AFIRMAR QUE, NO ÂMBITO ESTADUAL, A LOA COMPREENDERÁ O
ORÇAMENTO FISCAL REFERENTE AOS PODERES DO ESTADO, SEUS FUNDOS,
ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA, INCLUSIVE
FUNDAÇÕES INSTITUÍDAS E MANTIDAS PELO PODER PÚBLICO, BEM COMO O
ORÇAMENTO DE INVESTIMENTOS DAS EMPRESAS EM QUE O ESTADO, DIRETA OU
INDIRETAMENTE, DETENHA ALGUM CAPITAL SOCIAL?
R:
ERRADO. NÃO BASTA O PODER PÚBLICO DETER “ALGUM CAPITAL SOCIAL”,
O ART. 165, § 5º, II, DA CF, É PATENTE AO DETERMINAR QUE: “(...)
DETENHA A MAIORIA DO CAPITAL SOCIAL COM DIREITO A VOTO”.
-
EXPLIQUE
O PRINCÍPIO DA UNIDADE DE CAIXA:
R:
CONHECIDO TAMBÉM COMO UNIDADE DE TESOURARIA, DEFENDE A NECESSIDADE
DE QUE TODO RECURSO CARREADO AO ERÁRIO, DE CARÁTER ORIGINÁRIO OU
DERIVADO, ORDINÁRIO OU EXTRAORDINÁRIO, DE NATUREZA ORÇAMENTÁRIA,
EXTRAORÇAMENTÁRIA, GERAL OU VINCULADO, SEJA ALOCADO EM UMA ÚNICA
CONTA, A FIM DE FACILITAR A GERÊNCIA DOS MESMOS, CONFORME PREVISTO
NO ART. 56 DA LEI N. 4.320/64: ART. 56. O RECOLHIMENTO DE TODAS AS
RECEITAS FAR-SE-Á EM ESTRITA OBSERVÂNCIA AO PRINCÍPIO DA UNIDADE
DE TESOURARIA, VEDADA QUALQUER FRAGMENTAÇÃO PARA CRIAÇÃO DE
CAIXAS ESPECIAIS.
-
EM
QUE SITUAÇÕES O LEGISLATIVO PODERÁ EFETUAR A REESTIMATIVA DA
RECEITA APRESENTADA NO PROJETO DA LOA?
R:
ART. 12, § 1° DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL: “ART. 12. § 1°
REESTIMATIVA DE RECEITA POR PARTE DO PODER LEGISLATIVO SÓ SERÁ
ADMITIDA SE COMPROVADO ERRO
OU OMISSÃO DE ORDEM
TÉCNICA OU LEGAL”.
-
O
QUE OCORRE SE O ATO DE DESAPROPRIAÇÃO DE IMÓVEL URBANO FOR
EXPEDIDO SEM A PREVISÃO DE RECURSOS QUE ASSEGUREM O PRÉVIO
PAGAMENTO DA INDENIZAÇÃO EM DINHEIRO, OU O PRÉVIO DEPÓSITO
JUDICIAL DO VALOR DA INDENIZAÇÃO?
R:
TORNA-SE NULO. LRF, ART. 46: É NULO DE PLENO DIREITO ATO DE
DESAPROPRIAÇÃO DE IMÓVEL URBANO EXPEDIDO SEM O ATENDIMENTO DO
DISPOSTO NO § 3° DO ART. 182 DA CONSTITUIÇÃO, OU PRÉVIO
DEPÓSITO JUDICIAL DO VALOR DA INDENIZAÇÃO.
-
QUAL
A CONDIÇÃO ESTABELECIDA PELA LRF PARA INCLUSÃO DE NOVOS PROJETOS
NA LEI ORÇAMENTÁRIA?
R:
LRF, ART. 45. OBSERVADO O DISPOSTO NO § 5° DO ART. 5°
(NECESSIDADE DE PREVISÃO NO PPA, OU AUTORIZAÇÃO LEGAL, DE
INVESTIMENTOS QUE ULTRAPASSEM UM EXERCÍCIO FINANCEIRO), A LEI
ORÇAMENTÁRIA E AS DE CRÉDITOS ADICIONAIS SÓ INCLUIRÃO NOVOS
PROJETOS APÓS ADEQUADAMENTE ATENDIDOS
OS EM ANDAMENTO E CONTEMPLADAS AS DESPESAS
DE CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO, NOS TERMOS EM QUE
DISPUSER A LEI DE DIRETRIZES
ORÇAMENTARIAS.
-
AS
DISPONIBILIDADES DE CAIXA DOS REGIMES DE PREVIDÊNCIA SOCIAL, GERAL
E PRÓPRIO DOS SERVIDORES PÚBLICOS, DEVERÃO OU NÃO SER
DEPOSITADAS EM CONTA SEPARADA DAS DEMAIS DISPONIBILIDADES DE CADA
ENTE?
R:
SIM. LRF, ART. 43, § 1° AS DISPONIBILIDADES DE CAIXA DOS REGIMES
DE PREVIDÊNCIA SOCIAL, GERAL E PRÓPRIO DOS SERVIDORES PÚBLICOS,
AINDA QUE VINCULADAS A FUNDOS ESPECÍFICOS A QUE SE REFEREM OS ARTS.
249 E 250 DA CONSTITUIÇÃO, FICARÃO DEPOSITADAS EM CONTA SEPARADA
DAS DEMAIS DISPONIBILIDADES DE CADA ENTE E APLICADAS NAS CONDIÇÕES
DE MERCADO, COM OBSERVÂNCIA DOS LIMITES E CONDIÇÕES DE PROTEÇÃO
E PRUDÊNCIA FINANCEIRA.
-
AS
DISPONIBILIDADES DE CAIXA DOS REGIMES DE PREVIDÊNCIA SOCIAL, GERAL
E PRÓPRIO DOS SERVIDORES PÚBLICOS PODEM SER APLICADAS EM TÍTULOS
DA DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL, OU EM OUTROS
PAPÉIS RELATIVOS ÀS EMPRESAS CONTROLADAS PELO RESPECTIVO ENTE DA
FEDERAÇÃO?
R:
LRF, ART. 43, § 2°: É VEDADA A APLICAÇÃO DAS DISPONIBILIDADES
DE QUE TRATA O § 1° EM: I - TÍTULOS DA DÍVIDA PÚBLICA ESTADUAL
E MUNICIPAL, BEM COMO EM AÇÕES E OUTROS PAPÉIS RELATIVOS ÀS
EMPRESAS CONTROLADAS PELO RESPECTIVO ENTE DA FEDERAÇÃO.
-
PPA,
LDO, OU LOA DEVE DISPOR SOBRE POLÍTICA DE APLICAÇÃO DAS AGÊNCIAS
FINANCEIRAS OFICIAIS DE FOMENTO?
R:
CF, ART. 165. § 2º - A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS (..)
ESTABELECERÁ A POLÍTICA DE APLICAÇÃO DAS AGÊNCIAS FINANCEIRAS
OFICIAIS DE FOMENTO.
-
HÁ
OU NÃO NECESSIDADE DE LEI COMPLEMENTAR PARA TRATAR SOBRE FINANÇAS
PÚBLICAS?
R:
SIM. CF, ART. 163. LEI COMPLEMENTAR DISPORÁ SOBRE: I - FINANÇAS
PÚBLICAS (DIREITO FINANCEIRO).
-
SE
UM TRIBUNAL DE JUSTIÇA OU O MP NÃO ENCAMINHAREM AS RESPECTIVAS
PROPOSTAS ORÇAMENTÁRIAS DENTRO DO PRAZO ESTABELECIDO NA LDO, O
PODER EXECUTIVO CONSIDERARÁ, PARA FINS DE CONSOLIDAÇÃO DA
PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA ANUAL, QUAIS VALORES?
R:
CF, ART. 99, § 3º, SE OS ÓRGÃOS REFERIDOS NO § 2º NÃO
ENCAMINHAREM AS RESPECTIVAS PROPOSTAS ORÇAMENTÁRIAS DENTRO DO
PRAZO ESTABELECIDO NA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS, O PODER
EXECUTIVO CONSIDERARÁ, PARA FINS DE CONSOLIDAÇÃO DA PROPOSTA
ORÇAMENTÁRIA ANUAL, OS VALORES
APROVADOS NA LEI ORÇAMENTÁRIA VIGENTE, AJUSTADOS DE ACORDO
COM OS LIMITES ESTIPULADOS NA FORMA DO § 1º DESTE ARTIGO (§ 1º
[…] DENTRO DOS LIMITES ESTIPULADOS CONJUNTAMENTE COM OS DEMAIS
PODERES NA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS).
-
OS
RECURSOS SEM DESPESAS CORRESPONDENTES, PARA SEREM UTILIZADOS,
NECESSITAM OU NÃO DE PRÉVIA E ESPECÍFICA AUTORIZAÇÃO
LEGISLATIVA?
R:
SIM. CF, ARTIGO 166, § 8º - OS RECURSOS QUE, EM DECORRÊNCIA DE
VETO, EMENDA OU REJEIÇÃO DO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL,
FICAREM SEM DESPESAS CORRESPONDENTES PODERÃO SER UTILIZADOS,
CONFORME O CASO, MEDIANTE CRÉDITOS ESPECIAIS OU SUPLEMENTARES, COM
PRÉVIA E ESPECÍFICA AUTORIZAÇÃO
LEGISLATIVA.
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