domingo, 5 de dezembro de 2010

Revisão Correspondência Oficial

CORRESPONDÊNCIA OFICIAL
1-  Quais as recomendações quando o envio de documentos urgentes necessitam ser antecipados por fax ou correio eletrônico?
2-  Em relação ao padrão M-A-O (memorando, aviso e ofício), como deve ser feito o vocativo da correspondência oficial?
3-  Qual a modalidade de redação oficial que se caracteriza pela maior celeridade do que as demais e detalhamento de informações, sem descurar do valor documental e da capacidade de armazenagem a longo prazo?
4-  Como deve ser colocado o pronome de tratamento, no envelope de uma correspondência oficial, endereçada a um General?
5-  Mencione uma característica das correspondências expedidas pelo Presidente da República.
6-  Existe um padrão oficial de linguagem nas correspondências oficiais?
7-  O que tem em comum o ofício e o aviso?
8-  Em uma carta devem ser respeitadas as diferenças hierárquicas entre o remetente e o destinatário?
9-  A validade de um edital é permanente?
10-    Julgue a assertiva: O fecho das comunicações é obrigatório em qualquer tipo de documento oficial e restringe-se a apenas dois: Respeitosamente e Atenciosamente, a depender da relação hierárquica existente entre o remetente e o destinatário.
11-   Julgue a assertiva: o memorando tem como característica a agilidade e caráter estritamente administrativo.



RESPOSTAS
1-  É recomendado o preenchimento de um formulário apropriado (folha de rosto) no caso de fax e a certificação digital no caso do email (para atestar autenticidade).
2-   Não se utiliza o nome da pessoa no vocativo, somente o cargo. Ex: Senhor Prefeito.
3-  Email com certificação digital.
4-  A sua Excelência o senhor:
General José da Rocha.
5-  Em suas correspondências consta somente a assinatura e não o cargo.
6-  No entendimento do CESPE, não existe um padrão oficial de linguagem. O que existe é o uso do Padrão Culto da língua.
7-  Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
8-  Segundo o entendimento do CESPE sim. O fecho deve ser Cortez e respeitar as diferenças hierárquicas entre o remetente e o destinatário.
9-  Segundo o entendimento do CESPE, a validade de um edital é permanente e sua publicação é obrigatória.
10-    Errado. Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.
11-   Errado. Segundo a FGV,  uma das características do memorando é a agilidade, mas o caráter do memorando não é estritamente administrativo, podendo ser utilizado para apresentação de projetos, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário