domingo, 5 de dezembro de 2010

Revisão da Disciplina Ética na Administração Pública

ÉTICA NA ADM PÚBLICA
1-      Julgue a assertiva: Em caso de extravio, dano ou qualquer irregularidade incidente sobre material de pequeno valor econômico deverá ser objeto de sindicância.
2-      Qual é a finalidade da Moralidade na ADM pública?
3-      Julgue a assertiva: As normas institucionais são preponderantes no atendimento ao público, e ignorá-las constitui conduta antiética.
4-      Julgue a assertiva: A padronização e a uniformização dos procedimentos de atendimento ao público contribuem para a eficiência e qualidade da prestação dos serviços.
5-      Julgue a assertiva: A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal.
6-      Julgue a assertiva: É obrigatória a adesão ao código de ética (decreto 1171) pois este serve para estimular o comportamento ético do servidor público.
7-      Um servidor pode omitir a verdade caso esta contrarie os interesses maiores da Administração Pública?


RESPOSTAS
1-         Incorreta.
2-         A moralidade na administração pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida a idéia de que o fim (finalidade) é sempre o bem comum.  O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
3-         No entendimento do CESPE, está incorreta.
4-         Segundo o Cespe, está correta.
5-         Correto.
6-         Incorreto. Segundo o Cespe, o código de ética (decreto 1171) é de livre adesão.
7-         Segundo o decreto 1171, o servidor público federal não pode omitir a verdade, nem falseá-la, ainda que contrarie aos interesses da própria pessoa ou da Administração Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário