domingo, 5 de dezembro de 2010

Revisão de Recursos Humanos

RECURSOS HUMANOS:
1-      Qual é a finalidade da Classificação Myers-Briggs (MBTI)?
2-      Fale sobre alguns métodos de avaliação de desempenho de funcionários.
3-      Julgue a assertiva: Gerir pessoas é uma responsabilidade do setor de RH.
4-      Julgue a assertiva: A competição nunca será a forma de se resolverem conflitos.
5-      Comente sobre os comportamentos diante um conflito: evitação, acomodação, competição e acordo.
6-      Defina recrutamento e seleção.
7-      Quais são as quatro classificações de entrevistas segundo Chiavenato?
8-      Julgue a assertiva: Um conjunto de pessoas trabalharem de forma coordenada e organizada, com objetivos comuns, constituem uma equipe de trabalho. Essas condições são suficientes para que essa equipe seja efetiva na realização das tarefas.
9-      Julgue a assertiva: A prestação de serviço nas organizações públicas, que está diretamente relacionada ao próprio negócio, não configura-se como missão dessas organizações.
10-   Para os especialistas em recursos humanos, qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento?
11-   Os tipos de conflito estão divididos em dois grandes grupos. Disserte sobre eles.
12-   Informe as principais posturas (tipos) de resolução de conflitos.
13-   Julgue a assertiva: O gestor deve tomar atitudes para resolução de qualquer conflito que ocorra no trabalho.


RESPOSTAS:
1-      É um instrumentos para identificar características e preferências pessoais. Muitos psicólogos acadêmicos têm criticado o indicador afirmando que ele carece de dados válidos convincentes. São 16 tipos psicológicos divididos em 4 grupos de temperamentos.
2-      Método da escala gráfica: É o mais utilizado e o mais simples. Avalia o desempenho das pessoas através de fatores previamente definidos e graduados. Exige cuidados para que o pré-julgamento e subjetividade do avaliador não influenciem o resultado. Método da escolha forçada: O avaliador escolhe as frases que mais se aplicam ao desempenho do avaliado dentro de um conjunto de frases positivas e negativas.  Método de Pesquisa de Campo: o especialista vai a cada seção para entrevistar a chefia sobre o desempenho de seus subordinados. Método dos Incidentes Críticos: O supervisor imediato observa e registra os fatos excepcionalmente positivos e negativos de seus subordinados. Existem características extremas capazes de levar a resultados positivos. Método de comparação aos pares: também conhecida como comparação binária, faz uma comparação entre o desempenho de dois colaboradores ou entre o desempenho de um colaborador e sua equipe, podendo fazer o uso de fatores para isso. É um processo muito simples e pouco eficiente, mas que se torna muito difícil de ser realizado quanto maior for o número de pessoas avaliadas. Método das frases descritivas:  Diferencia-se do método de escolha forçada pois não exige a obrigatoriedade na escolha das frases. O avaliador marca apenas as frases que caracterizam o desempenho do subordinado. Método da auto-avaliação: O empregado é convidado a fazer uma análise sincera de seu desempenho. Método da avaliação por resultados:  É baseado na comprovação periódica entre os resultados fixados e os efetivamente alcançados (Chiavenato chama também de avaliação por objetivos). Método Misto: É a mesclagem de diversos métodos.
3-      Gerir pessoas é responsabilidade dos gerentes da organização. A área de RH tem função de STAFF, de apoio.
4-      Nem sempre. Em situações vitais, situações de emergência, a competição será o estilo mais adequado para o gerenciamento de conflito, no caso de uma das partes saber que está com a razão.
5-      Evitação: um lado não manifesta a existência de conflito, o outro lado desconhece a existência do conflito, é a forma mais passiva. Acomodação: o conflito é expresso e conhecido, mas um lado se acomoda, demonstrando uma resignação externa e, freqüentemente, uma revolta latente interna. Competição: o conflito é expresso e conhecido, mas forma-se uma gangorra, onde os dois lados querem ganhar, e quando um ganha o outro perde.  Acordo: o conflito também é expresso e conhecido, mas é formada uma parceria para buscar soluções que contemplem os pontos de vista diferentes, só há um lado que na busca de soluções únicas, aumenta a auto-estima e fortalece o grupo para assumir novos desafios.
6-      Recrutamento é uma atividade de divulgação, atração e comunicação. Seleção ao contrário, é um processo de classificação, escolha e decisão.
7-      Entrevistas totalmente padronizadas (perguntas fechadas e respostas definidas), Entrevistas padronizadas nas perguntas (perguntas fechadas e respostas abertas), entrevista diretiva (determina a resposta desejada, mas as perguntas ficam por conta do entrevistador) e entrevista não-diretiva (totalmente livre).
8-      Segundo o CESPE, não. Incorreta.
9-      Item incorreto.
10-   Enquanto o treinamento é orientado para o presente, buscando melhorar as habilidades e capacidades relativas ao cargo que a pessoa ocupa, o desenvolvimento visa geralmente cargos que poderão ser ocupados no futuro, desenvolvendo novas habilidades e capacidades que serão requeridas. Tanto um quanto outro constituem processo de aprendizagem.
11-   Para que um grupo atinja a maturidade e alcance a fase do alto desempenho, terá que conviver com conflitos. O conflito pode, por estranho que pareça, ter seu lado positivo. São classificados em dois grandes tipos: Conflitos Funcionais (que agregam valor ao grupo, são construtivos) e os Disfuncionais (geralmente de cunho comportamental, muitas vezes, relacionados às antipatias).
12-   Evitar, harmonizar, evadir (fugir), coagir (lutar), e negociar (integrar).
13-   Para o Cespe, está errada.

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