ARQUIVOLOGIA
1- A descrição é uma das atividades desenvolvidas em que fase do Arquivo?
2- Quais as 3 fases da gestão de documentos?
3- Qual o nome do instrumento que determina o prazo de guarda dos documentos nas fases correntes e intermediárias bem como sua destinação final?
4- Classifique os seguintes itens como métodos de conservação ou de restauração de documentos: desinfetação, limpeza, alisamento, banho de gelatina, tecido, silking, laminação, encapsulação.
5- Qual a finalidade da Guia-fora nos arquivos?
6- O que é o suporte para a Arquivologia?
7- Em qual fase da gestão de documentos é necessária a avaliação dos documentos a fim de identificar o prazo de guarda dos mesmos, bem como a eliminação ou guarda permanente?
8- O que é espécie para a arquivologia?
9- O que é tipo para a arquivologia?
10- O que é forma para arquivologia?
11- O que é formato para a arquivologia?
12- Julgue a assertiva: A descrição é concretizada com a elaboração de instrumentos de pesquisa.
13- O que significa Notação para Arquivologia?
14- Informe as principais rotinas do setor de protocolo.
15- O que significa “desclassificar” documentos?
16- Informe algumas atividades típicas do arquivo corrente.
17- Julgue a assetiva: Microfilmes de substituição servem para preservar as informações contidas em documentos que serão eliminados, tendo em vista, a racionalização e o aproveitamento de espaço.
18- Em que etapa específica na organização dos arquivos correntes é realizado o exame de estatutos, regimentos, regulamentos, normas e outros documentos?
19- O que é termo de ressalva para arquivologia?
20- Julgue a assertiva: Podemos afirmar que são métodos de arquivamento o alfabético, geográfico, numérico e o ideográfico.
21- Para Arquivologia, qual a diferença entre transferência e recolhimento?
RESPOSTAS
1- É uma etapa desenvolvida no Arquivo Permanente.
2- Produção, utilização e destinação.
3- Tabela de temporalidade.
4- Desinfetação (conservação), limpeza (conservação), alisamento (passar com ferro – conservação), banho de gelatina (restauração), tecido (restauração), silking (restauração), laminação (restauração), encapsulação (restauração).
5- Indicar os documentos que foram retirados do arquivo, e, para o Cespe, facilitar o rearquivamento dos documentos.
6- É o local onde a informação é registrada. Ex: fitas, Cds, papel, audiovisuais, etc.
7- Destinação.
8- Documentos que se classificam por uma mesma estruturação da informação. Ex: Carta, memorando, decreto, fotografia, etc.
9- É uma divisão da espécie. Pode se dizer que é uma espécie documental qualificada. Ex: Decretos-Lei, Decretos legislativos, fotografias temáticas, etc.
10- Refere-se ao estágio de preparação. Ex: Rascunho, Minuta, original, cópia, etc.
11- É o formato de um documento em seu aspecto físico, independente da informação armazenada. Ex: Livro, caderno, cartão, folder.
12- Correto.
13- É a atribuição de um código de localização aos documentos de um arquivo.
14- Recebimento, classificação, registro, e movimentação de documentos.
15- O procedimento de desclassificar documentos ,consiste em dar acesso aos documentos anteriormente classificados como sigilosos.
16- São atividades típicas do arquivo corrente: o Protocolo, a expedição, o arquivamento, o empréstimo e a consulta de documentos.
17- Correta.
18- Etapa do LEVANTAMENTO.
19- É uma nota utilizada para informar que uma peça foi retirada do processo quando do ato da apensação, isto é, ao proceder a apensação foi constatada a ausência de uma peça.
20- Correta.
21- Reconhece-se como transferência a passagem dos documentos do arquivo corrente para o arquivo intermediário e, como recolhimento, o deslocamento dos documentos do arquivo intermediário para o arquivo permanente (ARQUIVO NACIONAL, 2005; CONARQ, 2004; PAES, 2005).
Muito bom, adorei obrigada =)
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