domingo, 5 de dezembro de 2010

Revisão Arquivologia

ARQUIVOLOGIA
1-      A descrição é uma das atividades desenvolvidas em que fase do Arquivo?
2-      Quais as 3 fases da gestão de documentos?
3-      Qual o nome do instrumento que determina o prazo de guarda dos documentos nas fases correntes e intermediárias bem como sua destinação final?
4-      Classifique os seguintes itens como métodos de conservação ou de restauração de documentos: desinfetação, limpeza, alisamento, banho de gelatina, tecido, silking, laminação, encapsulação.
5-      Qual a finalidade da Guia-fora nos arquivos?
6-      O que é o suporte para a Arquivologia?
7-      Em qual fase da gestão de documentos é necessária a avaliação dos documentos a fim de identificar o prazo de guarda dos mesmos, bem como a eliminação ou guarda permanente?
8-      O que é espécie para a arquivologia?
9-      O que é tipo para a arquivologia?
10-   O que é forma para arquivologia?
11-   O que é formato para a arquivologia?
12-   Julgue a assertiva: A descrição é concretizada com a elaboração de instrumentos de pesquisa.
13-   O que significa Notação para Arquivologia?
14-   Informe as principais rotinas do setor de protocolo.
15-   O que significa “desclassificar” documentos?
16-   Informe algumas atividades típicas do arquivo corrente.
17-   Julgue a assetiva: Microfilmes de substituição servem para preservar as informações contidas em documentos que serão eliminados, tendo em vista, a racionalização e o aproveitamento de espaço.
18-   Em que etapa específica na organização dos arquivos correntes é realizado o exame de estatutos, regimentos, regulamentos, normas e outros documentos?
19-   O que é termo de ressalva para arquivologia?
20-   Julgue a assertiva: Podemos afirmar que são métodos de arquivamento o alfabético, geográfico, numérico e o ideográfico.
21-   Para Arquivologia, qual a diferença entre transferência e recolhimento?


RESPOSTAS
1-      É uma etapa desenvolvida no Arquivo Permanente.
2-      Produção, utilização e destinação.
3-      Tabela de temporalidade.
4-      Desinfetação (conservação), limpeza (conservação), alisamento (passar com ferro – conservação), banho de gelatina (restauração), tecido (restauração), silking (restauração), laminação (restauração), encapsulação (restauração).
5-      Indicar os documentos que foram retirados do arquivo, e, para o Cespe, facilitar o rearquivamento dos documentos.
6-      É o local onde a informação é registrada. Ex: fitas, Cds, papel, audiovisuais, etc.
7-      Destinação.
8-      Documentos que se classificam por uma mesma estruturação da informação. Ex: Carta, memorando, decreto, fotografia, etc.
9-      É uma divisão da espécie. Pode se dizer que é uma espécie documental qualificada. Ex: Decretos-Lei, Decretos legislativos,  fotografias temáticas, etc.
10-   Refere-se ao estágio de preparação. Ex: Rascunho, Minuta, original, cópia, etc.
11-   É o formato de um documento em seu aspecto físico, independente da informação armazenada. Ex: Livro, caderno, cartão, folder.
12-   Correto.
13-   É a atribuição de um código de localização aos documentos de um arquivo.
14-   Recebimento, classificação, registro, e movimentação de documentos.
15-   O procedimento de desclassificar documentos ,consiste em dar acesso aos documentos anteriormente classificados como sigilosos.
16-   São atividades típicas do arquivo corrente: o Protocolo, a expedição, o arquivamento, o empréstimo e a consulta de documentos.
17-   Correta.
18-   Etapa do LEVANTAMENTO.
19-   É uma nota utilizada para informar que uma peça foi retirada do processo quando do ato da apensação, isto é, ao proceder a apensação foi constatada a ausência de uma peça.
20-   Correta.
21-   Reconhece-se como transferência a passagem dos documentos do arquivo corrente para o arquivo intermediário e, como recolhimento, o deslocamento dos documentos do arquivo intermediário para o arquivo permanente (ARQUIVO NACIONAL, 2005; CONARQ, 2004; PAES, 2005).

Um comentário: