quarta-feira, 1 de julho de 2015

Questões de Português retiradas do CESPE e da FCC até 01/07/2015



1. HÁ CRASE NA FRASE: PODERÍAMOS SER LEVADOS A DUAS ATITUDES?
R: NÃO. MNEMÔNICO: SE O “A” ESTIVER NO SINGULAR E A PALAVRA NO PLURAL, “CRASE NEM A PAU”.



2. POR QUE A PALAVRA “AÍ” É ACENTUADA?
R: O “I” OU “U” FORMANDO SÍLABA SOZINHO ANTECEDIDO DE VOGAL DIFERENTEà REGRA DOS HIATOS.



3. OS SEGMENTOS SUBLINHADOS EM EXCESSO E TRAGADO PERTENCEM AO CASO EM QUE UM ÚNICO SOM É REPRESENTADO POR UM GRUPO DE LETRAS?
R: ERRADO. EXCESSO SIM (DÍGRAFO), TRAGADO NÃO (DUAS LETRAS, DOIS SONS).



4. AS PALAVRAS “CONVIVÊNCIA” E “PRINCÍPIO” SÃO ACENTUADAS PELA MESMA REGRA?
R: SIM. PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO.



5. COMO SE SEPARAM AS SÍLABAS DE “SUBAQUÁTICO”?
R: SU-BA-QUÁ-TI-CO. NÃO PODERIA O PREFIXO “SUB” FICAR ISOLADO POIS NA SÍLABA SUBSEQUENTE A VOGAL “A” FICARIA ISOLADA (SUB-A...).

6. NO TRECHO “A PESQUISA FOI FEITA PELO MÉDICO HARRISON POPE, QUE, PARA ISSO, ENTREVISTOU 200 RAPAZES”, É POSSÍVEL RETIRADA DAS VÍRGULAS ANTES E DEPOIS DE “PARA ISSO”?
R: SIM. NESSE CASO “PARA ISSO” É UM ADJUNTO ADVERBIAL DE FINALIDADE DESLOCADO. A COLOCAÇÃO DA VÍRGULA É FACULTATIVA, SALVO SE FOR MUITO LONGO.



7. COMO SE SEPARAM AS SÍLABAS DE “SUBLINHAR”?
R: SUB-LI-NHAR. NÃO SE SEPARA “NH”.



8. NO TRECHO “O TEMPO PASSA, MAS OS ESTEREÓTIPOS PERSISTEM. SEGUNDO PESQUISA REALIZADA NOS ESTADOS UNIDOS, O SUPER-HOMEM, 62 ANOS DEPOIS DE TER SIDO CRIADO PELOS AMERICANOS JERRY SIEGEL E JOE SHUSTER, CONTINUA A REPRESENTAR O HOMEM IDEAL”, A SUBSTITUIÇÃO DO PONTO APÓS “PERSISTEM” POR DOIS PONTOS ACARRETARIA ERRO?
R: NÃO, POIS SE TRATA DE DETALHAMENTO/JUSTIFICATIVA. NESSE CASO PODE-SE USAR [:] [;] [-] OU [.].



9. QUAL É A REGRA QUE DETERMINA A ACENTUAÇÃO DE “LABORATÓRIO”?
R: PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO.

10. DESSAS PALAVRAS - SUBMARINO, MUNDO, MÉDICO, EXEMPLO, DESTRUIR - QUAL SE APRESENTA EM SUA FORMA DERIVADA?
R: ANALISA-SE NA DERIVAÇÃO A PREFIXAÇÃO E A SUFIXAÇÃO DAS PALAVRAS. SUBMARINOà SUB (PREFIXO), INO (SUFIXO) E “MAR” RADICAL.



11. POR QUE IDEIA NÃO TEM ACENTO?
R: PORQUE OS DITONGOS EI, OI, EU, SOMENTE SÃO ACENTUADOS SE ESTIVEREM NA ÚLTIMA SÍLABA. COMO EM “IDEIA” O DITONGO ESTÁ NA PENÚLTIMA SÍLABA, NÃO SE ACENTUA (HERÓI, HEROICO, TROFÉU).



12. QUE TEMPO VERBAL DO INDICATIVO DENOTA FATO QUE PODERIA TER ACONTECIDO MEDIANTE CERTAS CONDIÇÕES?
R: FUTURO DO PRETÉRITO.



13. NO TRECHO “A PARTIR DA SEGUNDA METADE DA ÚLTIMA DÉCADA, NO ENTANTO, O MOVIMENTO GANHOU FORÇA”, QUE TIPO DE CONJUNÇÃO “NO ENTANTO” REPRESENTA?
R: ADVERSATIVA (ORAÇÃO COORDENADA).



14. QUE TEMPO VERBAL INDICA UM FATO HABITUAL E QUE OCORRE DE FORMA PERMANENTE?
R: PRESENTE DO INDICATIVO.



15. QUE TEMPO VERBAL INDICA UM FATO QUE PODE ACONTECER OU NÃO, DEPENDENDO DAS CIRCUNSTÂNCIAS?

R: PRESENTE DO SUBJUNTIVO OU FUTURO DO SUBJUNTIVO.



16. NO TRECHO “CONTUDO, A VEIA POPULAR ACABOU FALANDO MAIS ALTO, E ELA PASSOU A CANTAR MÚSICA BRASILEIRA EM BARES”, POR QUE FOI UTILIZADA VÍRGULA ANTES DO NEXO “E”?

R: PORQUE SÃO ORAÇÕES COORDENADAS COM SUJEITOS DIFERENTES.



17. EXPLIQUE O MOTIVO DA VÍRGULA APÓS “BRASIL” NO TRECHO “DE VOLTA AO BRASIL, MARISA LANÇOU O ESPETÁCULO VELUDO AZUL, DESPERTANDO O INTERESSE DO PÚBLICO”.
R: ADJUNTO ADVERBIAL DE TEMPO DESLOCADO.



18. OS SERVIÇOS QUE PRESTA SE (EXTENDEM OU ESTENDEM) ALÉM DE SUAS FRONTEIRAS?
R: ESTENDEM.

19. NA FRASE “O BANRISUL É O MAIOR BANCO DO RIO GRANDE DO SUL. OS SERVIÇOS QUE PRESTA, NO ENTANTO, SE ESTENDEM ALÉM DE SUAS FRONTEIRAS” A LOCUÇÃO CONJUNTIVA “NO ENTANTO” ESTABELECE ENTRE AS DUAS ORAÇÕES QUE RELACIONA UMA NOÇÃO DE CAUSA, ALTERNÂNCIA, OPOSIÇÃO, FINALIDADE, OU CONCESSÃO?
R: OPOSIÇÃO. “NO ENTANTO” É NEXO ADVERSATIVO, QUE DÁ IDEIA DE OPOSIÇÃO.



20. QUAL A DEFINIÇÃO PRÁTICA DO PREDICADO?

R: TUDO AQUILO QUE NÃO É O SUJEITO.



21. NA FRASE “A TENDÊNCIA A RECORRER AOS TRIBUNAIS PARA ARBITRAR ATÉ (A OU À) MAIS TRIVIAL BRIGA” HÁ CRASE?
R: NÃO. “ATÉ” COM SENTIDO DE “INCLUSIVE”. IMPOSSIBILIDADE. PERMITIDO EM OUTROS CASOS.



22. CASO A EXPRESSÃO “QUALQUER DISPUTA” FOSSE SUBSTITUÍDA POR “QUAISQUER DISPUTAS” NO TRECHO “QUALQUER DISPUTA, SEJA QUAL FOR O TEMA, PARECE TER SEU LUGAR GARANTIDO NOS TRIBUNAIS”, QUANTAS OUTRAS PALAVRAS DEVERIAM OBRIGATORIAMENTE SOFRER MODIFICAÇÕES DEVIDAS À CONCORDÂNCIA?
R: UMAà PARECEM. O PLURAL DO SEGMENTO “SEUS LUGARES GARANTIDOS” É FACULTATIVO, NÃO OBRIGATÓRIO.

23. NA FRASE “NÃO É PARA MENOS: A DEMANDA NÃO (PARA OU PÁRA) DE CRESCER” QUAL O EMPREGO CORRETO?
R: NÃO “PARA” DE CRESCER. NÃO SE USA O ACENTO DIFERENCIAL APÓS O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO.



24. NESTE TRECHO [DEMITIDO DO EMPREGO DEPOIS DE RECEBER INÚMERAS ADVERTÊNCIAS POR CHEGAR SEMPRE TARDE AO TRABALHO, UM HOMEM PROCESSOU SEU EMPREGADOR, ALEGANDO SOFRER DE UMA DOENÇA CHAMADA “ATRASO CRÔNICO”, INÉDITA NOS ANAIS DA MEDICINA], AS ASPAS SÃO EMPREGADAS PARA ISOLAR UMA EXPRESSÃO ALHEIA, QUE O AUTOR ESTÁ CITANDO?
R: CORRETO.



25. NO TRECHO “TRABALHO, RELIGIÃO, SEXO, NAMORO, EDUCAÇÃO DOS FILHOS, MORTE: NENHUM ASPECTO DA VIDA PARECE ESTAR FORA DO ALCANCE DA ÁREA JUDICIAL, GRAÇAS AO ÂNIMO LITIGANTE QUE SE APOSSOU DA POPULAÇÃO DESDE OS ANOS 70”, OS DOIS-PONTOS PODEM SER SUBSTITUÍDOS POR VÍRGULA SEM ALTERAR O SIGNIFICADO E A CORREÇÃO DA FRASE?
R: SIM. APESAR DE SER RARA A SUBSTITUIÇÃO DE DOIS PONTOS POR VÍRGULA, QUANDO HOUVER COLETIVO RESUMIDOR (NENHUMà RESUME TUDO O QUE FOI DITO ANTES), PODE SE UTILIZAR VÍRGULA.



26. AS PREPOSIÇÕES SUBLINHADAS NA SEQUÊNCIA “O ÚNICO MEIO DE QUE O CIDADÃO COMUM DISPÕE PARA LUTAR EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES COM OS PODEROSOS”, SÃO EXIGIDAS, RESPECTIVAMENTE, POR QUE PALAVRAS?
R: DISPÕE E IGUALDADE. EM REGRA, PREPOSIÇÃO + PRONOME RELATIVO, A PALAVRA QUE A EXIGE VEM DEPOIS. PREPOSIÇÃO SEM PRONOME RELATIVO, A PALAVRA QUE A EXIGE VEM ANTES.



27. NO TRECHO “MAS O ATO DA CNBB DEVE SER ENTENDIDO COMO UM GESTO POLÍTICO, DEMAGÓGICO OU HUMANITÁRIO, CONFORME SE QUEIRA, FEITO NO PRESENTE E QUE SE ESGOTA NO PRESENTE” O PRONOME “QUE” REFERE-SE A “ATO”?
R: NÃO. O PRONOME “QUE” REFERE-SE A GESTO POLÍTICO, DEMAGÓGICO OU HUMANITÁRIO. DICAà PERGUNTAR QUE É QUE AO VERBO POSTERIOR: QUE É QUE SE ESGOTA NO PRESENTE? O GESTO.



28. OS SEGMENTOS “TODA CARNIFICINA É HORRÍVEL EM SI; PORÉM, NÃO FAZ SENTIDO APLICAR PARÂMETROS MORAIS DE HOJE A HOMENS IMERSOS EM OUTRA CULTURA” E “EMBORA TODA CARNIFICINA SEJA HORRÍVEL EM SI, NÃO FAZ SENTIDO APLICAR PARÂMETROS MORAIS DE HOJE A HOMENS IMERSOS EM OUTRA CULTURA” SÃO SEMANTICAMENTE EQUIVALENTES?
R: SIM. OS NEXOS CONCESSIVOS E ADVERSATIVOS TÊM O MESMO SENTIDO: INDICAM OPOSIÇÃO.

29. QUAL O SIGNIFICADO DE ENCOMIÁSTICO?
R: ELOGIOSO. DECANTADO DE SEU SENTIDO HISTORICAMENTE PEJORATIVO PARA UM SENTIDO ENCOMIÁSTICO, O TERMO “GAÚCHO”...



30. NO TRECHO “OS HABITANTES DE ORIGEM IMIGRATÓRIA ADOTARAM O GENTÍLICO COMO FORMA DE DISSIPAR DÚVIDAS SOBRE SEU TEOR DE BRASILIDADE. SE O SUBSTANTIVO “DÚVIDAS” FOSSE ANTECEDIDO PELO ARTIGO “AS”, ACARRETARIA ALTERAÇÕES NO SIGNIFICADO DA FRASE?
R: SIM. DISSIPAR DÚVIDAS, NÃO ABRANGE TODAS, MAS, AO MENOS, ALGUMAS DÚVIDAS. DE DISSIPAR AS DÚVIDAS, DEPREENDE-SE QUE SERÃO DISSIPADAS TODAS AS DÚVIDAS.



31. NO TRECHO “ESSAS TEXTURAS CONSISTIAM NÃO APENAS NAS RELAÇÕES DE FATO ENTRE SERES HUMANOS E SUAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO, MAS TAMBÉM NOS MODELOS GERAIS DESSAS RELAÇÕES”, A VÍRGULA SEPARA UMA ORAÇÃO COORDENADA?
R: SIM. “MAS TAMBÉM” É UM NEXO ADITIVO, OU SEJA, NEXO COORDENADO. EM REGRA, APARECEM COM UMA VÍRGULA OS ANTECEDENDO (ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS).



32. NO TRECHO “AS FONTES USADAS DESVENDAM A MISTURA DE ATRAÇÃO E DE REPULSA EXERCIDA PELO SERVIÇO MILITAR NOS MARINHEIROS” O PARTICÍPIO “EXERCIDA” PODERIA TAMBÉM APARECER COM A FORMA “EXERCIDAS”?
R: SIM. A ATRAÇÃO E A REPULSA SÃO AMBAS PALAVRAS FEMININAS (HÁ DIVERGÊNCIA).



33. NO TRECHO “SEUS PAPÉIS ERAM PRESCRITOS, EMBORA NEM SEMPRE ESCRITOS”, HÁ ALTERAÇÃO QUE MUDA O SIGNIFICADO DA FRASE SE HOUVER SUBSTITUIÇÃO DE “EMBORA” POR “MESMO QUE”?
R: NÃO. AMBOS SÃO NEXOS CONCESSIVOS.



34. PODEMOS SUBSTITUIR PONTO E VÍRGULA POR PONTO E VICE-VERSA?
R: SIM, DESDE QUE O PONTO NÃO SEJA O DE FINAL DE PARÁGRAFO. TAMBÉM SE FOR UMA ENUMERAÇÃO, TODOS OS PONTOS E VÍRGULAS DEVEM SER SUBSTITUÍDOS POR PONTOS, NÃO APENAS UM (PÓLUX MARTINS).



35. NO TRECHO “UMA EM CADA QUATRO PESSOAS QUE USAM A INTERNET...” O VOCÁBULO “QUE” PODERIA SER SUBSTITUÍDO POR “AS QUAIS”?
R: ERRADO. O QUAL, A QUAL, OS QUAIS, AS QUAIS SÃO SEMPRE PRONOMES RELATIVOS, SÓ QUE SEMPRE DENTRO DE UMA ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA, OU SEJA, ENTRE VÍRGULAS.

36. NO TRECHO “E, QUANTO MAIS GENTE LÁ, MAIS ELE PODE FATURAR COM PUBLICIDADE” PODERIA SER RETIRADA A VÍRGULA APÓS O VOCÁBULO “LÁ”?
R: NÃO. SOMENTE SE FOSSE TAMBÉM RETIRADA A VÍRGULA APÓS “E”.



37. NO TRECHO “A INTERNET NÃO ESQUECE NADA. E AGORA QUE ELA FAZ PARTE DA VIDA...” A CONJUNÇÃO “E” PODERIA SER SUBSTITUÍDA PELA CONJUNÇÃO “MAS” SEM PREJUÍZO DE SENTIDO?
R: NÃO. PORQUE NÃO É OPOSIÇÃO, É CONTINUAÇÃO. SÃO IDEIAS COMPLEMENTARES, ADITIVAS.



38. NO TRECHO “FOTOS OUSADAS DE ANOS ATRÁS VÃO COMPLICAR VOCÊ NO EMPREGO” O SEGMENTO “VÃO COMPLICAR VOCÊ” PODE SER SUBSTITUÍDO POR “VÃO COMPLICAR-LHE NO EMPREGO”?
R: NÃO. “VOCÊ” É OBJETO DIRETO DE COMPLICAR (“LHE” REPRESENTA OBJETO INDIRETO). SÓ PODERIA SER SUBSTITUÍDO POR “COMPLICÁ-LO”.



39. NO TRECHO “O QUE (HÁ/A) POUCO ERA CONSIDERADO ANTIGO, HOJE É MODERNO” QUAL A UTILIZAÇÃO CORRETA?
R: O CORRETO SERIA EMPREGAR “HÁ” POR INDICAR TEMPO DECORRIDO. UTILIZA-SE O “HÁ” QUANDO PODEMOS O SUBSTITUIR POR “FAZ” (TEMPO DECORRIDO) OU POR “EXISTE” OU “EXISTEM”.

40. NO TRECHO “ESSE MEIO BILHÃO DE PESSOAS PUBLICAM” O VERBO PODERIA SER SUBSTITUÍDO POR “PUBLICA”?
R: CORRETO. QUANDO TEMOS UM SUJEITO COM DOIS NÚCLEOS, UM NO PLURAL E OUTRO NO SINGULAR, O VERBO PODE CONCORDAR COM QUALQUER DELES. EXEMPLO: “A QUANTIDADE DE PESSOAS QUE ME PROCURA (OU PROCURAM) É ENORME”.



41. ESTÁ CORRETA A FRASE “NÃO IREMOS À ESSA IGREJA”?
R: ERRADO. NÃO HÁ CRASE ANTES DO PRONOME DEMONSTRATIVO “ESSA”.



42. NO TRECHO “CRESCEM, NO MUNDO, MOVIMENTOS COMO “A” E “B”, QUE PROPÕEM UM NOVO ESTILO DE VIDA” QUAL FUNÇÃO SINTÁTICA EXERCE O “QUE”?
R: PARA DESCOBRIR A FUNÇÃO DO “QUE” DEVE-SE VERIFICAR QUAL PALAVRA O “QUE” ESTÁ RETOMANDO. APÓS, VERIFICAR A FUNÇÃO DESTA PALAVRA RETOMADA PELO “QUE” EM RELAÇÃO AO PRIMEIRO VERBO POSTERIOR. NESSE CASO O “QUE” EXERCE FUNÇÃO DE SUJEITO.



43. A PALAVRA “LOGRADOURO” POSSUI O MESMO SUFIXO PRESENTE EM “DESEMBARCADOURO”?
R: SIM. (LOGRAR + -DOURO). “DOURO”, SUFIXO, SIGNIFICA “LUGAR DESTINADO A”.

44. NO TRECHO “TUDO SE MANIFESTAVA (À/A) SUA VOLTA” HÁ CRASE?
R: É FACULTATIVA. DOIS CASOS EM QUE A CRASE É FACULTATIVA: ANTES DE PRONOME POSSESSIVO FEMININO NO SINGULAR (MINHA, TUA, SUA, NOSSA E VOSSA) E ANTES DE NOME PRÓPRIO FEMININO (DEI DINHEIRO A/À MARIA).



45. NO TRECHO “A FACHADA DO SOLAR DOS CÂMARA FOI PRESERVADA POR ACOMODAR-SE ENTRE AS FUNDAÇÕES QUE DÃO SUSTENTAÇÃO (A/À) CASA” OCORRE CRASE?
R: SIM. A “CASA” ESTÁ ESPECIFICADA (CASA DO SOLAR DOS CÂMARA). NESSE CASO HÁ CRASE.



46. NO TRECHO “O TEMA ESTÁ GANHANDO DESTAQUE EM EVENTOS MÉDICOS”, EM RELAÇÃO ÀS CLASSES DE PALAVRAS, PODE SE AFIRMAR QUE AS PALAVRAS “EVENTOS MÉDICOS” SÃO CLASSIFICADAS COMO SUBSTANTIVOS?
R: ERRADO. “MÉDICOS” É ADJETIVOà QUALIFICA “EVENTOS”.



47. NO TRECHO “VOLTA-SE AO NORMAL, UMA VEZ QUE SE TENHA DORMIDO”, O NEXO “UMA VEZ QUE” PODE SER SUBSTITUÍDO SEM CAUSAR ALTERAÇÃO NO SENTIDO POR “DESDE QUE”?
R: CORRETO. “UMA VEZ QUE” (ORIGINALMENTE CAUSAL) ESTÁ SENDO EMPREGADA COM IDEIA DE CONDIÇÃO (A CONDIÇÃO PARA SE VOLTAR AO NORMAL É DORMIR).

48. A PALAVRA “AFRO” É, ORIGINARIAMENTE, UM PREFIXO?
R: ERRADO. É SUBSTANTIVO MASCULINO E ADJETIVO (INDIVÍDUO DOS AFROS, ANTIGO POVO DA ÁFRICA, DO QUAL O CONTINENTE HERDOU O NOME).



49. A PALAVRA “PONTILHADA” POSSUI A MESMA QUANTIDADE DE LETRAS E FONEMAS?
R: NÃO. “LH” É UM DÍGRAFO ORAL (2 LETRAS, UM SOM). TEM MENOR NÚMERO DE FONEMAS QUE DE LETRAS.



50. AS PALAVRAS “PÓLEN” E “HÍFEN” SÃO ACENTUADAS EM SUAS FORMAS PLURALIZADAS?
R: NÃO, PORQUE NÃO SE ACENTUAM PAROXÍTONAS TERMINADAS EM S.



51. ESTÁ CORRETA A TRANSFORMAÇÃO DO DISCURSO DIRETO PARA O INDIRETO DE “ESTE HOMEM TALVEZ TENHA AMADO ANTÔNIO WEBER” PARA “AQUELE HOMEM TALVEZ AMOU ANTÔNIO WEBER”?
R: ERRADA PORQUE O VERBO “TER+AMAR”, EM “TENHA AMADO”, CUJO VERBO "TER" ESTÁ NO PRETÉRITO PERFEITO DO SUBJUNTIVO COMPOSTO (TENHA), DEVERÁ IR PARA O PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO DO SUBJUNTIVO COMPOSTO: “TIVESSE". A FORMA CORRETA FICARÁ COM A SEGUINTE REDAÇÃO: E CONCLUIU QUE AQUELE HOMEM TALVEZ TIVESSE AMADO ANTÔNIO WEBER.

52. ESTÁ CORRETA A TRANSFORMAÇÃO DO DISCURSO DIRETO PARA O INDIRETO DE “SAI À PROCURA DE HABITANTES MAIS ANTIGOS E A ELES PERGUNTA: “QUEM FOI ANTÔNIO WEBER?” PARA “SAIU À PROCURA DE HABITANTES MAIS ANTIGOS E A ELES PERGUNTOU QUEM TINHA SIDO ANTÔNIO WEBER”?
R: ESTÁ ERRADA A PORQUE OS VERBOS “SAIR” (EM “SAI”) E “PERGUNTAR” (EM “PERGUNTA”), ESTÃO NO PRESENTE DO INDICATIVO E, DE ACORDO COM AS NORMAS DE TRANSFORMAÇÃO, DEVEM FIGURAR NO PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO: “SAÍA” E “PERGUNTAVA”. A FORMA “FOI” ESTÁ CORRETAMENTE TRANSPOSTA PARA “TINHA SIDO”, JÁ QUE O PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO NO DISCURSO DIRETO DEVE PASSAR AO PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO DO INDICATIVO. SERIA VÁLIDA TAMBÉM A FORMA “FORA”, QUE É MAIS-QUE-PERFEITO SIMPLES.



53. HÁ CRASE NO TRECHO “PAROU [À/A] SOMBRA DE UMA ÁRVORE”?
R: SIM. CASO DE LOCUÇÃO ADVERBIAL FEMININA, ASSIM COMO FICAR À DISPOSIÇÃO, ESTAR À ESPERA ETC.



54. NO TRECHO “OS CRÍTICOS NÃO NEGAVAM MÉRITO A SEUS ROMANCES, MAS AFIRMAVAM QUE EM SUAS HISTÓRIAS [FALTAVA/FALTAVAM] O CHEIRO DO SUOR HUMANO E DA TERRA” QUAL O EMPREGO CORRETO DE “FALTAR”?
R: “FALTAVA”, POIS O NÚCLEO DO SUJEITO DESTE VERBO É “CHEIRO”, NO SINGULAR.



55. ESTÁ CORRETO O TRECHO: “SE HAVER DESISTENTES, A EMPRESA ADOTARÁ UMA NOVA MEDIDA DE CONTRATAÇÃO”?
R: ERRADA. “HAVER” DEVE APARECER NA FORMA DO FUTURO DO SUBJUNTIVO: “HOUVER”.



56. ESTÁ CORRETO O TRECHO: “EMBORA MUITOS HAVIAM TRABALHADO NO CURSO, SOMENTE ALGUNS PODERÃO CONTINUAR”?
R: CORRETA A CONSTRUÇÃO PORQUE O VERBO “HAVER” ESTÁ SENDO EMPREGADO COMO PESSOAL, POIS É O AUXILIAR DA LOCUÇÃO VERBAL “HAVIAM TRABALHADO”, CUJO PRINCIPAL É “TRABALHADO”. EM RAZÃO DE ESTE VERBO SER PESSOAL E PRINCIPAL NA LOCUÇÃO VERBAL, PESSOALIZA O “HAVER”, QUE FICA NA FORMA DA 3ª PESSOA DO PLURAL, POIS SEU SUJEITO É “MUITOS”.



57. ESTÁ CORRETO O TRECHO: “VÁRIOS INSTRUTORES EXPLICARAM O NOVO CÓDIGO, NO ENTANTO, NEM TODOS ENTENDERAM”?
R: NÃO HÁ VÍRGULA APÓS “NO ENTANTO”, POIS INICIA ORAÇÃO COORDENADA SINDÉTICA ADVERSATIVA. DEVE APENAS PERMANECER A VÍRGULA ANTES DE “NO ENTANTO”, POIS SEPARA ORAÇÕES COORDENADAS. A FRASE, CORRIGIDA, TERÁ A SEGUINTE REDAÇÃO: “VÁRIOS INSTRUTORES EXPLICARAM O NOVO CÓDIGO, NO ENTANTO NEM TODOS ENTENDERAM”.

58. ESTÁ CORRETA A ORTOGRAFIA NO TRECHO: “DESDE QUE ERA CRIANÇA, JÁ SABÍAMOS QUE LAURA SERIA POETIZA”?
R: ERRADO. A PALAVRA “POETIZA”, COM “Z”, É FORMA VERBAL DO VERBO “POETIZAR”: EU POETIZO, TU POETIZAS, ELE(A) POETIZA ETC. JÁ O SUBSTANTIVO “POETISA”, FEMININO DE POETA, DEVE SER ESCRITO COM “S”.



59. ESTÁ CORRETA A ORTOGRAFIA NO TRECHO: “HOJE, ANOTEI UMA RECEITA COM MAISENA”?
R: CORRETA. MUITOS SE CONFUNDEM E ESCREVEM MAISENA COM “Z”.



60. ESTÁ CORRETO O TRECHO “O PRIMEIRO E O SEGUNDO ANDAR DO EDIFÍCIO JALISCO FORAM INTERDITADOS PELA GUARDA CIVIL”?
R: ERRADA PORQUE A PALAVRA “ANDAR” ESTÁ A SERVIÇO DE “O PRIMEIRO” E O SEGUNDO”, DEVENDO, EM RAZÃO DE AMBOS OS NUMERAIS ORDINAIS ESTAREM PRECEDIDOS DE ARTIGO, IR PARA O PLURAL: “O PRIMEIRO E O SEGUNDO ANDARES...”



61. ESTÁ CORRETO O TRECHO “ANEXO AO DOCUMENTO, SEGUE A CÓPIA DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO”?
R: ERRADO. A FLEXÃO DO ADJETIVO “ANEXA” TEM COMO REFERENTE “CÓPIA”, SUBSTANTIVO FEMININO E SINGULAR. O CORRETO SERIA “ANEXA AO DOCUMENTO [...]”.

62. ESTÁ CORRETO O TRECHO “AS NOTÍCIAS QUE TIVEMOS DE PEDRO FORAM AS MELHORES POSSÍVEL”?
R: ESTÁ ERRADA A FLEXÃO DO ADJETIVO “POSSÍVEL”, POIS SEU REFERENTE É “NOTÍCIAS”. CORRIGIDA, A FRASE DEVERÁ SER REESCRITA “AS NOTÍCIAS QUE TIVEMOS DE PEDRO FORAM AS MELHORES POSSÍVEIS”.



63. ESTÁ CORRETO O TRECHO “AS TESTEMUNHAS SERÃO OUVIDAS, DEVENDO OS RÉUS SER MANTIDOS AUSENTES DO RECINTO”?
R: SIM. VAMOS, AGORA, DESCOBRIR QUEM É O VERBO PRINCIPAL NA LOCUÇÃO VERBAL “DEVENDO SER” EM “AS TESTEMUNHAS SERÃO OUVIDAS, DEVENDO SER MANTIDOS OS RÉUS AUSENTES DO RECINTO”. PRIMEIRAMENTE VAMOS MANTER O VERBO “DEVER” E RETIRAR O “SER”: “AS TESTEMUNHAS SERÃO OUVIDAS, DEVENDO MANTIDOS OS RÉUS AUSENTES DO RECINTO”. VAMOS, AGORA, FAZER O INVERSO: EXCLUIR O VERBO “DEVER” E MANTER O VERBO “SER”: “AS TESTEMUNHAS SERÃO OUVIDAS, E SERÃO MANTIDOS OS RÉUS AUSENTES DO RECINTO”. NOTA-SE, POIS, QUE “DEVER” É O VERBO AUXILIAR, AO PASSO QUE “SER”, O PRINCIPAL. POIS BEM: DIZ-NOS A REGRA QUE, NUMA LOCUÇÃO VERBAL, O VERBO PRINCIPAL NUNCA É FLEXIONADO, SENDO QUE O MESMO SE APRESENTA NO GERÚNDIO, PARTICÍPIO OU NO INFINITIVO. COMO “SER” É O VERBO PRINCIPAL, JAMAIS ELE PODE SER FLEXIONADO, O QUE IMPOSSIBILITA A CONSTRUÇÃO “DEVENDO SEREM”.

64. GRAFA-SE ENTOPIR OU ENTUPIR?
R: ENTUPIR. OBSTRUIR UMA PASSAGEM, CANAL, TUBULAÇÃO ETC.



65. O QUE SÃO DÍGRAFOS?
R: DÍGRAFO É O AGRUPAMENTO DE DUAS LETRAS (DI = DOIS + GRAFOS = LETRA) COM APENAS UM SÓ FONEMA.



66. O QUE SÃO DÍFONOS?
R: DÍFONO (COMBINAÇÃO DE DI = DOIS E FONO = SOM), ONDE UM GRAFEMA EXPRESSA DOIS FONEMAS (TÁXI).



67. QUAL A GRAFIA CORRETA: UMIDADE OU HUMIDADE?
R: UMIDADE



68. O TRECHO “TRATAREI-ME EM BREVE” ESTÁ CORRETO GRAMATICALMENTE?
R: ERRADO. QUANDO O VERBO ESTIVER NO FUTURO DO PRESENTE (TRATAREI) OU NO FUTURO DO PRETÉRITO (TRATARIA) ACOMPANHADO DE PRONOME OBLIQUO ÁTONO, SERÁ CASO DE MESÓCLISE: TRATAR-ME-EI, TRATAR-ME-IA. LEMBRANDO QUE A PALAVRA ATRATIVA PREVALECE SOBRE A MESÓCLISE: “NÃO ME TRATAREI”.

69. NO TRECHO “ELE NÃO CONSEGUIU DORMIR, POIS O BARULHO NÃO DEIXOU” QUE SENTIDO POSSUI A CONJUNÇÃO POIS?
R: CAUSAL.



70. A CONJUNÇÃO “ENQUANTO” PODE TER VALOR CONSECUTIVO?
R: NUNCA. PODE INDICAR TEMPO, PROPORÇÃO OU OPOSIÇÃO (PROFESSOR FERNANDO PESTANA).



71. QUE SENTIDOS PODE TER A CONJUNÇÃO “POIS”?
R: EXPLICAÇÃO, CAUSA OU CONCLUSÃO.



72. NO TRECHO “VÁ EMBORA, POIS O RAPA ESTÁ CHEGANDO” QUE SENTIDO POSSUI A CONJUNÇÃO POIS?
R: EXPLICATIVO.



73. NO TRECHO “A SELEÇÃO GANHOU A COPA DAS CONFEDERAÇÕES. VAMOS, POIS, GANHAR A COPA DO MUNDO” QUE SENTIDO POSSUI A CONJUNÇÃO “POIS”?
R: CONCLUSIVO (EQUIVALE A PORTANTO). LEMBRAR QUE NÃO PODE VIR UMA IDEIA CONTRADITÓRIA APÓS O “POIS”.

74. ESTÁ GRAMATICALMENTE CORRETO O TRECHO “EU VOU LHE DAR DOIS PORQUÊS APENAS”?
R: SIM. QUANDO “PORQUÊ” ESTIVER ACOMPANHADO DE DETERMINANTE (ARTIGO, NUMERAL, PRONOME OU ADJETIVO...) GRAFA-SE DESSA FORMA.



75. NO TRECHO “DEI FÉRIAS A(À) MINHA EQUIPE” HÁ CRASE?
R: O ACENTO INDICADOR DA EXISTÊNCIA DE CRASE É FACULTATIVO ANTES DE PRONOMES POSSESSIVOS FEMININOS.



76. NO TRECHO “OS ESCRAVOS ERAM LEVADOS VAGAROSAMENTE ATÉ [A/À] SENZALA” HÁ CRASE?
R: NO BRASIL O EMPREGO DA CRASE DIANTE DA PREPOSIÇÃO "ATÉ" É FACULTATIVO.



77. “DADO QUE” E “UMA VEZ QUE”, EM REGRA, REPRESENTAM QUE TIPO DE CONJUNÇÕES?
R: CAUSAIS (FERNANDO PESTANA).



78. ESTÁ GRAMATICALMENTE CORRETO O TRECHO “CHEGOU O MESTRE E O ALUNO”?
R: SIM. SE O SUJEITO COMPOSTO ESTIVER POSPOSTO AO VERBO, PODERÁ CONCORDAR COM O NÚCLEO MAIS PRÓXIMO OU COM AMBOS.

79. SÃO ACENTUADAS AS PAROXÍTONAS TERMINADAS EM DITONGO CRESCENTE E DECRESCENTE?
R: SIM.



80. NO TRECHO “EU NÃO SEI POR QUE ELE NÃO VEIO À FESTA”, ESTÁ CORRETO O EMPREGO DO POR QUE?
R: SIM. NESSE CASO PODE SER SUBSTITUÍDO POR “POR QUAL MOTIVO”.



81. NO TRECHO “ELE NÃO VEIO POR QUE NÃO QUIS” ESTÁ CORRETO O EMPREGO DO POR QUE?
R: ERRADO. SE FOR POSSÍVEL SUBSTITUI-LO POR “POIS”, SERÁ GRAFADO COMO PORQUE.



82. QUAL A GRAFIA CORRETA: HUMILHADO OU UMILHADO?
R: HUMILHADO.



83. COMO SE CONJUGA O VERBO “ODIAR” NO PRESENTE DO INDICATIVO?
R: EU ODEIO, TU ODEIAS, ELE ODEIA, NÓS ODIAMOS, VÓS ODIAIS, ELES ODEIAM. SÃO IRREGULARES. OS VERBOS MEDIAR (INTERMEDIAR), ANSIAR, REMEDIAR, INCENDIAR E ODIAR (M-A-R-I-O), APESAR DE TERMINAREM EM “IAR”, NÃO POSSUEM CONJUGAÇÕES REGULARES. CONJUGAM-SE DA MESMA FORMA QUE “ODIAR”.

84. NO TRECHO “A RAZÃO POR QUE ELE NÃO COMPARECEU É ESTRANHA”, ESTÁ CORRETO O EMPREGO DO POR QUE?
R: CORRETO, POIS SE PODE SUBSTITUI-LO POR “PELA QUAL”.



85. ESTÁ GRAMATICALMENTE CORRETO O TRECHO “EU ESTUDO PORQUE EU PASSE NA PROVA?
R: SIM. UMA FORMA POUCO USADA. UTILIZADA QUANDO SE PODE SUBSTITUIR PORQUE POR “PARA QUE”.



86. O TRECHO “MEU CORAÇÃO, NÃO SEI PORQUÊ, BATE FELIZ QUANDO TE VÊ.” ESTÁ GRAMATICALMENTE CORRETO?
R: ERRADO. GRAFA-SE “POR QUÊ” QUANDO VIER IMEDIATAMENTE ANTES DE SINAL DE PONTUAÇÃO.



87. ESTÁ GRAMATICALMENTE CORRETO O TRECHO “AS IRREGULARIDADES VEM SENDO SANADAS”?
R: ERRADO. O CORRETO: “AS IRREGULARIDADES VÊM SENDO SANADAS”.



88. NO SEGMENTO “NÃO ERA NECESSÁRIO ACAMPAR NA PORTA DO TRIBUNAL, DE ONDE NINGUÉM PODIA...” O PRONOME “DE ONDE” DEVE SER SUBSTITUÍDO POR “DA QUAL” EM TEXTOS QUE REQUEREM O EMPREGO DA NORMA PADRÃO ESCRITA?
R: ERRADO. AMBAS AS COLOCAÇÕES ESTÃO CORRETAS. “NA PORTA DO TRIBUNAL, DA QUAL NINGUÉM PODIA...”

89. O PARALELISMO GRAMATICAL É QUALIDADE NECESSÁRIA À BOA REDAÇÃO?
R: CORRETO.



90. ESTÁ GRAMATICALMENTE CORRETO O TRECHO “VEM À FESTA ELE E ELA”?
R: SIM. SE O SUJEITO COMPOSTO ESTIVER POSPOSTO AO VERBO, PODERÁ CONCORDAR COM O NÚCLEO MAIS PRÓXIMO OU COM AMBOS (VÊM OU VEM).



91. QUAIS SÃO AS PALAVRAS ATRATIVAS PARA OCORRÊNCIA DE PRÓCLISE?
R: PALAVRAS NEGATIVAS, ADVÉRBIOS, CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS, PRONOMES RELATIVOS, INDEFINIDOS E INTERROGATIVOS, ETC.



92. QUAL A GRAFIA CORRETA: HÚMIDO OU ÚMIDO?
R: ÚMIDO.



93. VERBOS DE LIGAÇÃO EXIGEM COMPLEMENTO?
R: NÃO. VERBOS DE LIGAÇÃO LIGAM O SUJEITO AO PREDICADO.

94. NO TRECHO “É VERDADE QUE O GOVERNO VEM DESENVOLVENDO NOVAS FORMAS POLÍTICAS” O EMPREGO DA FORMA VERBAL SINGULAR “É” JUSTIFICA-SE PELO FATO DE ESSA FORMA VERBAL NÃO TER SUJEITO EXPLÍCITO?
R: ERRADO. POSSUI O SUJEITO ORACIONAL EXPLÍCITO: O QUE É QUE É VERDADE? SUJEITO INICIADO PELA CONJUNÇÃO INTEGRANTE “QUE”à QUE O GOVERNO VEM DESENVOLVENDO NOVAS FORMAS POLÍTICAS. A CONJUNÇÃO INTEGRANTE PODE SER SUBSTITUÍDA POR “ISSO”: É VERDADE “ISSO”. O VERBO “SER” ESTÁ NO SINGULAR (“É”) E SEMPRE DEVERÁ ESTAR NA TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR QUANDO O SUJEITO VIER EM FORMA DE ORAÇÃO (SUJEITO ORACIONAL).



95. ESTÁ CORRETA O SEGMENTO “NÃO HAVERIA DE TÊ-LOS”?
R: CORRETO. QUANDO HÁ UMA PALAVRA ATRATIVA (“NÃO”) ANTES DE UMA LOCUÇÃO VERBAL (“HAVERIA DE TER”) O PRONOME OBLÍQUO ÁTONO PODE FICAR DEPOIS DO VERBO PRINCIPAL (“TER” NO INFINITIVO OU NO GERÚNDIO) OU O PRONOME OBLÍQUO ÁTONO FICARÁ PERTO DA PALAVRA ATRATIVA (“NÃO OS HAVERIA DE TER”).





96. NO SEGMENTO “[...] O QUE EXIGE O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO QUE PERMITA CAPTAR” O VERBO “PERMITA” PODE SER SUBSTITUÍDO POR “PERMITISSE”?

R: NÃO. CORRELAÇÃO VERBAL. O PRESENTE DO SUBJUNTIVO MANTÉM UMA CORRELAÇÃO VERBAL COM O VERBO NO PRESENTE DO INDICATIVO. AMBOS OS VERBOS DÃO UMA IDEIA DE PRESENTE. AO COLOCARMOS PERMITISSE, QUE ESTÁ NO PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO, ANULA-SE A IDEIA DE PRESENTE QUE ANTERIORMENTE SE ENCONTRAVAM NOS DOIS VERBOS, E SE TEM O PRESENTE DO INDICATIVO CORRELACIONADO COM O PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO. ISSO GERA INCORREÇÃO POR FALTA DE CORRELAÇÃO VERBAL. PERMITISSE É ALGO HIPOTÉTICO. O VERBO EXIGE, DÁ IDEIA DE FATO, PRESENTE.



97. ESTÁ CORRETA A FRASE “CHEGOU JOÃO E MARIA”?
R: SIM, POIS QUANDO O SUJEITO COMPOSTO É POSPOSTO (VEM DEPOIS) DO VERBO ELE PODE CONCORDAR COM O TERMO MAIS PRÓXIMO E NÃO NECESSARIAMENTE COM OS DOIS SUJEITOS.



98. HÁ SUJEITO NO TRECHO “SÃO TANTOS OS ESPAÇOS PARA A DITA PARTICIPAÇÃO POPULAR”?
R: SIM. O SUJEITO É “OS ESPAÇOS PARA A DITA PARTICIPAÇÃO POPULAR”; VERBO DE LIGAÇÃO É O “SER”; PREDICATIVO DO SUJEITO É “TANTOS”.

99. É CORRETO AFIRMAR QUE NO TRECHO “SÓ FALTOU O DIABO DO HOMEM ME CHAMAR DE RATO”, O VERBO FALTAR É EMPREGADO COMO IMPESSOAL, E, PORTANTO, INTEGRA UMA ORAÇÃO SEM SUJEITO?
R: ERRADO. O SUJEITO DE “FALTOU” É “O DIABO DO HOMEM”. QUEM É QUE SÓ FALTOU ME CHAMAR DE RATO? RESPOSTA: O DIABO DO HOMEM. NA ORDEM DIRETA: O DIABO DO HOMEM SÓ FALTOU CHAMAR-ME DE RATO.



100. NO TRECHO “TODO O SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DEVERIA SER PÚBLICO, UMA VEZ QUE A SUA MISSÃO É PRESTAR UM SERVIÇO PÚBLICO” PODERÍAMOS SUBSTITUIR “UMA VEZ QUE” POR PORQUE OU PORQUANTO?
R: SIM. POIS ELAS SÃO CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CAUSAIS.



101. NO TRECHO “O ANEL DE OURO...” QUAL A FUNÇÃO SINTÁTICA EXERCIDA POR “DE OURO”?
R: O ADJUNTO ADNOMINAL: PODE SUCEDER UM SUBSTANTIVO CONCRETO OU ABSTRATO, NO CASO DA QUESTÃO FOI UM SUBSTANTIVO CONCRETO + PREPOSIÇÃO “DE”.



102. DETERMINE A QUE CLASSE GRAMATICAL PERTENCE O TERMO SUBLINHADO EM “ESTOU FELIZ COM A VIDA”:

R: FELIZ É ADJETIVO, ENTÃO SERÁ UM COMPLEMENTO NOMINAL. INICIOU-SE O TERMO COM PREPOSIÇÃO E SE LIGOU A UM ADJETIVO/ADVÉRBIO É COMPLEMENTO NOMINAL.

103. O COMPLEMENTO NOMINAL PODE COMPLETAR O SENTIDO DE QUAIS CLASSES GRAMATICAIS?
R: ADJETIVO, ADVÉRBIO OU SUBSTANTIVO ABSTRATO.



104. O ADJUNTO ADNOMINAL PODE COMPLETAR O SENTIDO DE QUAIS CLASSES GRAMATICAIS?
R: SUBSTANTIVOS CONCRETOS OU ABSTRATOS. EX.: O ANEL DE OURO SUMIU (CONCRETO). A MORDIDA DE RENATO DOEU (ABSTRATO). NOTE QUE QUANDO FOR ABSTRATO, O ADJUNTO ADNOMINAL DEVERÁ TER SENTIDO DE AÇÃO EM RELAÇÃO AO SUBSTANTIVO (E NÃO SOFRER A AÇÃO, POIS NESSE CASO CONFIGURARIA A UTILIZAÇÃO DO COMPLEMENTO NOMINAL).



105. A QUE CLASSE GRAMATICAL PERTENCE O TERMO SUBLINHADO EM “ESTOU LONGE DE CASA”?
R: LONGE É ADVÉRBIO: PALAVRA COM PREPOSIÇÃO COMPLETOU UM ADVÉRBIO, TEREMOS COMPLEMENTO NOMINAL.



106. NO TRECHO “PARA O ENTENDIMENTO DE UMA FORMA PARTICULAR DE COMUNIÇÃO – MUITO ATUAL -, O ESTUDIOSO DEVE RECONSTRUIR SUAS IDEIAS” É OBRIGATÓRIO O USO DAS VÍRGULAS APÓS O TRAVESSÃO?
R: SIM, POIS ELE SEPARA UM ADJUNTO ADVERBIAL DESLOCADO DE FINALIDADE. DICA: RISQUE O TERMO ENTRE TRAVESSÕES E VERIFIQUE SE A VÍRGULA SERIA OBRIGATÓRIA.

107. NO TRECHO “A ELABORAÇÃO DO CIENTISTA FOI GENIAL”, “DO CIENTISTA” EXERCE A FUNÇÃO SINTÁTICA DE ADJUNTO ADNOMINAL OU COMPLEMENTO NOMINAL?
R: O ADJUNTO ADNOMINAL PODE SUCEDER UM SUBSTANTIVO CONCRETO OU ABSTRATO, O COMPLEMENTO NOMINAL SOMENTE SUBSTANTIVO ABSTRATO. CASO SEJA UM SUBSTANTIVO ABSTRATO, O ADJUNTO ADNOMINAL DEVERÁ VIR COM SENTIDO DE AÇÃO, POR EXEMPLO, A ELABORAÇÃO DO CIENTISTA FOI GENIAL (O ADJUNTO ADNOMINAL “CIENTISTA” FOI QUE PRATICOU O SUBSTANTIVO ABSTRATO “A ELABORAÇÃO”). SE FOSSE UM COMPLEMENTO NOMINAL, ESSE TERIA SOFRIDO A AÇÃO, VEJAMOS: A REFORMA DO PRÉDIO FOI RÁPIDA. O PRÉDIO FOI QUEM SOFREU A AÇÃO DE SER REFORMADO.



108. CLASSIFIQUE O TERMO SUBLINHADO EM “A CRÍTICA À MARIA FOI...”:
R: MARIA TEM SENTIDO PASSIVO, CRÍTICA SUBSTANTIVO ABSTRATO, ENTÃO SERÁ COMPLEMENTO NOMINAL. SE FOSSE “A CRÍTICA DE MARIA...”, SERIA ADJUNTO ADNOMINAL (MARIA FAZ A CRÍTICAà SENTIDO DE AÇÃO).



109. NO FRAGMENTO DE TEXTO “EU ESTUDO MUITO. PORTANTO, VOU PASSAR” A VÍRGULA É FACULTATIVA?
R: SIM. QUANDO O PERÍODO É INICIADO POR CONJUNÇÃO ADVERSATIVA OU CONCLUSIVA (EXCETO PARA A CONJUNÇÃO ADVERSATIVA “MAS”), O USO DA VÍRGULA SERÁ FACULTATIVO.

110. NO TRECHO “A UM CORONEL QUE SE QUEIXAVA DA VIDA DE QUARTEL, UM JORNALISTA DISSE: CALE-SE” O EMPREGO DA VÍRGULA APÓS “QUARTEL” É FACULTATIVO?
R: SIM. “A UM CORONEL QUE SE QUEIXAVA DA VIDA DE QUARTEL” É OBJETO INDIRETO DO VERBO DIZER (QUEM DIZ, DIZ ALGO A ALGUEM). QUANDO UM COMPLEMENTO VERBAL, NESSE CASO OBJETO INDIRETO, APARECER ANTES DO VERBO INICIANDO O PERÍODO, ESSA VÍRGULA SERÁ FACULTATIVA.



111. NO TRECHO “[...} COMPARADA COM O PATAMAR DE 0,05% DESTINADO [...] 8,76% DA DESPESA SÃO DESTINADOS [...]” OS VOCÁBULOS “DESTINADO” E “DESTINADOS” CONCORDAM, RESPECTIVAMENTE, COM OS NUMERAIS INDICATIVOS DE PORCENTAGEM QUE OS ANTECEDEM: “0,05% E “8,76%”?
R: ERRADO. “DESTINADO” CONCORDA COM “O PATAMAR”. JÁ “DESTINADOS” CONCORDA REALMENTE COM “8,76%”.



112. QUAL O PLURAL DE CAPITÃO?
R: CAPITÃES.



113. QUAL O PLURAL DE TALELIÃO?
R: TABELIÃES.

114. NO TRECHO “É VERDADE QUE A CONSTITUIÇÃO VEM DESENVOLVENDO NOVAS FORMAS POLÍTICAS [...]”. O EMPREGO DA FORMA VERBAL SINGULAR “É” JUSTIFICA-SE PELO FATO DE ESSA FORMA VERBAL NÃO TER SUJEITO EXPLÍCITO?
R: ERRADO. O SUJEITO DE “É VERDADE” É “QUE A CE VEM DESENVOLVENDO NOVAS FORMAS POLÍTICAS [...]”. NOTE QUE TODA A ORAÇÃO PODE SER SUBSTITUÍDA POR “ISSO”. QUANDO PUDER SE SUBSTITUIR UMA ORAÇÃO INICIADA PELO “QUE” OU PELO “SE” (QUE SÃO CONJUNÇÕES INTEGRANTES) POR “ISSO”, SIGNIFICA QUE ESSA ORAÇÃO É SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA. NESSE CASO É POSSÍVEL SUBSTITUIR A ORAÇÃO INICIADA POR “QUE” POR “ISSO”. TODA VEZ QUE O SUJEITO ESTIVER EM FORMA DE ORAÇÃO, O VERBO (NESSE CASO “SER”) VIRÁ NA TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR.



115. QUAL O PLURAL DE ANCIÃO?
R: ANCIÃOS, ANCIÃES OU ANCIÕES.



116. NO TRECHO “SÓ PODERÃO SER MAIS BEM OBSERVADAS NO MÉDIO PRAZO”, A EXPRESSÃO “MAIS BEM” DEVERIA SER SUBSTITUÍDA PARA CORREÇÃO GRAMATICAL AO TEXTO POR “MELHOR”?
R: ERRADO. SE O ADJETIVO (BEM) ESTIVER PRECEDIDO DO ADVÉRBIO “MAIS”, A NORMA CULTA NÃO ADMITE A TRANSFORMAÇÃO DESTES EM “MELHOR” OU “PIOR”, MANTENDO-OS SEPARADOS (MAIS BEM, MAIS MAL).

117. A SUBSTITUIÇÃO DA FORMA VERBAL “PARECEM” (NO TRECHO “FAZENDO AS TRIPULAÇÕES PARECEREM ANO MAIS JOVENS”) POR “PARECER” ACARRETARIA PREJUÍZO PARA A CORREÇÃO GRAMATICAL DO TEXTO?

R: ERRADO. ALGUNS VERBOS COMO “MANDAR, FAZER, DEIXAR (CAUSATIVOS), SEGUIDOS DE SUBSTANTIVOS NO PLURAL (COM FUNÇÃO DE SUJEITO DO VERBO NO INFINITIVO) PERMITEM QUE ESSE VERBO NO INFINITO FIQUE NO SINGULAR OU NO PLURAL. É CASO FACULTATIVO. AMBAS AS CONSTRUÇÕES ESTÃO CORRETAS: “FIZ OS ALUNOS ESTUDAREM” OU “FIZ OS ALUNOS ESTUDAR”.



118. NO TRECHO “A MAIORIA ACABA DE CHEGAR”, O VERBO PODERIA SER FLEXIONADO NO PLURAL POR HAVER UMA EXPRESSÃO PARTITIVA?
R: ERRADO. SOMENTE SE HOUVESSE ADJUNTO ADNOMINAL NO PLURAL, COMO POR EXEMPLO, “A MAIORIA DOS LIVROS ACABAM DE CHEGAR”. NESSE CASO SERIA FACULTATIVA A FLEXÃO NO PLURAL.



119. NO TRECHO “A SENSAÇÃO DE MEDO E INSEGURANÇA TEM SIDO EXPERIMENTADA [...]”, PARA CONCORDAR COM OS REFERENTES “MEDO” E “INSEGURANÇA”, A FORMA VERBAL “TEM” PODERIA SER FLEXIONADA NO PLURAL (TÊM)?
R: NÃO. “MEDO” E “INSEGURANÇA” SÃO ADJUNTOS ADNOMINAIS SE REFERINDO AO NÚCLEO SUJEITO (SENSAÇÃO). O VERBO CONCORDA COM O NÚCLEO DO SUJEITO.

120. NO TRECHO “TAMBÉM FORAM ANUNCIADOS A CONSTRUÇÃO DE 19 ESCOLAS E UM PROGRAMA HABITACIONAL”, A SUBSTITUIÇÃO DE “FORAM ANUNCIADOS” POR “FOI ANUNCIADO” MANTERIA A CORREÇÃO GRAMATICAL?
R: NÃO. QUANDO TIVERMOS UM SUJEITO COMPOSTO DEPOIS DO VERBO, ESSE PODERÁ CONCORDAR COM O TERMO MAIS PRÓXIMO: “FOI ANUNCIADA A CONSTRUÇÃO [...]”. O PARTICÍPIO FICARÁ NO FEMININO CONCORDANDO COM O NÚCLEO DO SUJEITO MAIS PRÓXIMO, QUE É UM SUBSTANTIVO FEMININO.



121. NO TRECHO “É NECESSÁRIO INVESTIR EM PESQUISA PARA [...]” A RETIRADA DE “INVESTIR EM” EXIGIRIA A ALTERAÇÃO DO ADJETIVO PARA “NECESSÁRIA”?
R: NÃO. QUANDO TIVERMOS O VERBO “SER + ADJETIVO” (EXEMPLOS: É PROIBIDO, É NECESSÁRIO, É PERMITIDO, É BOM...) O ADJETIVO OBRIGATORIAMENTE VAI CONCORDAR COM O SUBSTANTIVO AO LADO SE ESSE SUBSTANTIVO ESTIVER ACOMPANHADO DE ARTIGO OU PRONOME (EXEMPLO: É NECESSÁRIA A PESQUISA). CASO CONTRÁRIO, O ADJETIVO FICA OBRIGATORIAMENTE NO MASCULINO (É NECESSÁRIO PESQUISA...).



122. POR QUE A PALAVRA HERÓI É ACENTUADA?
R: OS DITONGOS ÉI, ÉU E ÓI, SEMPRE QUE TIVEREM PRONÚNCIA ABERTA EM PALAVRAS OXÍTONAS (ÉI E NÃO ÊI), SÃO ACENTUADOS.

123. NO TRECHO “QUASE 1,8 MILHÃO DE AUDIÊNCIAS [...]”, MANTÉM-SE A CORREÇÃO GRAMATICAL DO PERÍODO AO SE SUBSTITUIR “MILHÃO” POR “MILHÕES”?
R: NÃO. TODA VEZ QUE HOUVER UM VERBO OU UM ADJETIVO SE REFERINDO À NUMERAL ELE CONCORDARÁ COM O NÚMERO QUE VEM ANTES DA VÍRGULA (NO NUMERAL), NESSE CASO, NÚMERO 1, SINGULAR.



124. QUAL O PLURAL DE SACRISTÃO?
R: SACRISTÃOS OU SACRISTÃES.



125. ESTÁ CORRETO O TRECHO “A RESERVA FOI DISPENDIDA QUANDO [...]”?
R: ERRADO. O CORRETO SERIA DESPENDIDA. O VERBO DESPENDER SIGNIFICA “GASTAR” OU “CONSUMIR”.



126. COMO SE DIFERENCIA UM SUBSTANTIVO CONCRETO DE UM ABSTRATO?
R: SUBSTANTIVO CONCRETOà É AQUELE CUJA EXISTÊNCIA SE PROLONGA NO TEMPO MESMO APÓS SUA CONSTRUÇÃO, SURGIMENTO, ORIGEM OU FEITURA. SUBSTANTIVO ABSTRATOà É AQUELE CUJA EXISTÊNCIA SÓ OCORRE ENQUANTO ALGUÉM O PRODUZ. O SUBSTANTIVO “TOQUE”, POR EXEMPLO, SÓ EXISTE ENQUANTO ALGUÉM ESTÁ TOCANDO. ASSIM TAMBÉM ACONTECE COM “BEIJO”, VERGONHA, TRISTEZA ETC.

127. O TRECHO “ENTRETANTO, O DESCOBRIMENTO DA ESCRITA, E MAIS TARDE, DAS TÉCNICAS DE IMPRESSÃO, TEVE PROFUNDO IMPACTO [...]” PERMANECERIA GRAMATICALMENTE CORRETO SE A FORMA VERBAL “TEVE” FOSSE FLEXIONADA NO PLURAL, CASO EM QUE ESTARIA CONCORDANDO COM OS “DA ESCRITA” E “DAS TÉCNICAS DE IMPRESSÃO”?
R: ERRADO. NÃO CONFUNDIR SUJEITO COMPOSTO (COM DOIS NÚCLEOS DO SUJEITO) COM UM ÚNICO SUJEITO COM DOIS ADJUNTOS ADNOMINAIS. O VERBO DEVE CONCORDAR COM O NÚCLEO DO SUJEITO “DESCOBRIMENTO”.



128. HÁ CRASE NO TRECHO “FUI ATÉ (A/À) PRAÇA?
R: É CASO DE CRASE FACULTATIVA.



129. PODE-SE SUPRIMIR A VÍRGULA EM UM VOCATIVO, POR EXEMPLO, “JOÃO, AMIGO JOÃO, NÃO RECOLHAS [...]”?
R: NÃO. A VÍRGULA É OBRIGATÓRIA PARA SEPARAR UM TERMO VOCATIVO.



130. QUAL A GRAFIA CORRETA: HIPER-COMPLEXIDADE OU HIPERCOMPLEXIDADE?
R: O CORRETO É HIPER-COMPLEXIDADE. ESSE PREFIXO EMPREGARÁ HÍFEN ANTES DE “H” E “R” (HIPER-REATIVO, HIPER-HUMANO ETC).

131. QUAL O IMPERATIVO DO VERBO CALCULAR?
R: CONJUGUE O PRESENTE DO INDICATIVO; RETIRE O “S” DAS SEGUNDAS PESSOAS; TROQUE A VOGAL TEMÁTICA DAS PESSOAS RESTANTES: INDICATIVOà EU CALCULO; TU CALCULAS; ELE CALCULA; NÓS CALCULAMOS; VÓS CALCULAIS; ELES CALCULAM. IMPERATIVOà EU (NÃO EXISTE); CALCULA TU; CALCULE ELE; CALCULEMOS NÓS; CALCULAI VÓS; CALCULEM ELES.



132. ESTÁ CORRETA A FRASE “ELE NÃO OBEDECEU O REGULAMENTO”?

R: ERRADO. O VERBO OBEDECER É TRANSITIVO INDIRETO, EXIGE A PREPOSIÇÃO “A”.



133. QUAL O SIGNIFICADO DE DESVANECER?
R: INSPIRAR DESVANECIMENTO A; CAUSAR ORGULHO. DESVANECIMENTOà VAIDADE, ORGULHO, SATISFAÇÃO DE SI PRÓPRIO. TAMBÉM PODE SERà FAZER DESAPARECER OU DESAPARECER; EXTINGUIR(-SE); DISSIPAR(-SE) [TD. : O VENTO DESVANECEU A TEMPESTADE].



134. QUAL O SIGNIFICADO DE AMIÚDE?
R: MUITAS VEZES; FREQUENTEMENTE (P. EX.: CONVERSAVA AMIÚDE COM OS AMIGOS).

135. QUAL O SIGNIFICADO DE DEVANEAR?
R: FANTASIAR, SONHAR, IDEAR (O QUE NÃO É REALIZÁVEL OU O QUE É QUASE IMPOSSÍVEL). TER DEVANEIOS; FANTASIAR; DIVAGAR COM O PENSAMENTO. DEVANEIOà QUIMERA, FANTASIA, DELÍRIO, DESVARIO (P. EX.: CONVERSOU POUCO COM A MOÇA, MAS DEPOIS FICOU DEVANEANDO).



136. NO TRECHO “MAU SABEDOR, FRACO JURISTA, MESQUINHO ADVOGADO, POUCO MAIS SEI DO QUE SABER ESTUDAR, SABER COMO SE ESTUDA, E SABER QUE TENHO ESTUDADO” AS ORAÇÕES “ESTUDAR”, “COMO SE ESTUDA” E “QUE TENHO ESTUDADO” POSSUEM O MESMO SUJEITO?
R: NÃO. NA ORAÇÃO “[...] DO QUE SABER ESTUDAR [...]” O SUJEITO É O “EU”. NA ORAÇÃO “[...] SABER COMO SE ESTUDA [...]” O SUJEITO É INDETERMINADO PELO ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO “SE”. SABER COMO SE ESTUDA, É SABER COMO AS PESSOAS ESTUDAM (MÉTODOS DE ESTUDO). NÃO É SABER COMO “ELE” ESTUDA. PARA SE TER CERTEZA DA INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO BASTA VERIFICAR QUE O VERBO ESTUDAR É INTRANSITIVO; NÃO É ALGUÉM ESTUDANDO ALGUMA COISA, É “O ESTUDAR”, NÃO TEM COMPLEMENTO. ACOMPANHANDO O VERBO INTRANSITIVO, TEMOS O ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO. POR FIM, “QUE TENHO ESTUDADO”, O SUJEITO É “EU”. “EU” É QUE TENHO ESTUDADO.



137. ESTÁ CORRETO O EMPREGO DO HÍFEN EM “SUPER-HERÓI”?
R: SIM. NO PREFIXO “SUPER”, EMPREGA-SE HÍFEN ANTES DE “H” E “R” (SUPER-REQUINTADO).



138. ESTÁ CORRETO O EMPREGO DE HÍFEN EM INTER-RELACIONAMENTO?
R: SIM. NESSE PREFIXO EMPREGA-SE HÍFEN ANTES DE “H” E “R” (INTER-HUMANO). APLICA-SE ESSA MESMA REGRA AOS PREFIXOS SUPER, HIPER E INTER.



139. O TERMO “POBREZA” É UM SUBSTANTIVO ABSTRATO?
R: CORRETO.



140. QUAIS PAROXÍTONAS SÃO ACENTUADAS?
R: TODAS, COM EXCEÇÃO DAS QUE SE ENQUADRAM NA REGRA DAS OXÍTONAS (TERMINADAS EM A, E, O EM, SEGUIDAS OU NÃO DE “S”).



141. QUAL O PRETÉRITO PERFEITO COMPOSTO DA ORAÇÃO “EU FALEI”?
R: EU “TENHO FALADO”. O AUXILIAR É CONJUGADO NO PRESENTE DO INDICATIVO.

142. A SEGUNDA PESSOA DO SINGULAR RECEBE O “S” EM TODOS OS TEMPOS VERBAIS?
R: ERRADO. CURIOSAMENTE O ÚNICO TEMPO VERBAL EM QUE A 2ª PESSOA DO SINGULAR NÃO RECEBE A LETRA “S” É O PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO (TU ANDASTE, TU BEBESTE, TU PARTISTE ETC.).



143. QUAL O PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO COMPOSTO DA ORAÇÃO “EU FALARA”?
R: EU “TINHA FALADO”. O AUXILIAR É CONJUGADO NO PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO (TINHA).



144. QUAL O FUTURO DO PRESENTE COMPOSTO DA ORAÇÃO “EU FALAREI”?
R: EU “TEREI FALADO” (O AUXILIAR É CONJUGADO NO MESMO TEMPO VERBAL).



145. QUAL O FUTURO DO PRETÉRITO COMPOSTO DA ORAÇÃO “EU FALARIA”?
R: EU “TERIA FALADO”. O AUXILIAR É CONJUGADO NO MESMO TEMPO VERBAL.



146. NO TRECHO “PENSO NOS CONVITES QUE RECUSO, NOS LIVROS DE ESTREANTES QUE DEIXO DE LER, NAS AMIZADES QUE NÃO VINGAM”, O PRONOME “QUE” EXERCE EM SUAS 3 OCORRÊNCIAS A MESMA FUNÇÃO SINTÁTICA?
R: NÃO. 1° OBJETO DIRETO. 2° OBJETO DIREITO. 3° SUJEITO.

147. NO TRECHO “OS HOMENS QUE SE ACHAVAM NO CAFÉ TIRARAM O CHAPÉU IMEDIATAMENTE”, O EMPREGO DO PRETÉRITO IMPERFEITO EM “ACHAVAM” INDICA UMA AÇÃO QUE ESTAVA SE PROCESSANDO QUANDO OCORREU UM FATO?
R: CORRETO.



148. QUAL O SIGNIFICADO DE OBLITERAR?
R: FECHAR (-SE) UMA CAVIDADE, OBSTRUIR, TAPAR, FAZER ESQUECER OU CAIR NO ESQUECIMENTO, ELIMINAR.



149. A ORAÇÃO “JÁ QUE NÃO VIREI CANTORA” EXPRESSA UMA CONDIÇÃO RELATIVA À IDEIA EXPRESSA PELA ORAÇÃO “ESPERO UM DIA ESCREVER ALGUMA COISA À ALTURA DELAS”?
R: ERRADO. “JÁ QUE” EQUIVALE À PORQUE, PORQUANTO, UMA VEZ QUE, VISTO QUE, POIS. TRAZ UMA IDEIA DE CAUSA.



150. HÁ CRASE NO TRECHO “ELE NÃO OBEDECEU À(A) UMA AULA”?
R: NÃO HÁ CRASE ANTES DE ARTIGOS INDEFINIDOS (UM, UMA, UNS, UMAS) OU PRONOMES INDEFINIDOS [ALGUMA(S), MUITA(S), NENHUMA(S), OUTRA(S), POUCA(S), TODA(S) ETC].

151. O ELEMENTO “QUE” RECEBE A MESMA CLASSIFICAÇÃO EM “NÃO RECOLHAS TUDO O QUE ESCREVER ESTA PENA VADIA” E EM “PODEM CUIDAR QUE TE CONFIO CUIDADOS DE AMOR”?
R: ERRADO. NA PRIMEIRA ORAÇÃO, A EXPRESSÃO “O QUE” PODE SER SUBSTITUÍDA POR “AQUILO QUE”, SENDO O “O” O PRONOME DEMONSTRATIVO “AQUILO” NA FORMA REDUZIDA. NESSE CASO, O “QUE” SERÁ PRONOME RELATIVO. NA SEGUNDA ORAÇÃO, O “QUE” VEM DEPOIS DE VERBO, PODENDO SER SUBSTITUÍDO POR “ISSO”. É CLASSIFICADO COMO CONJUNÇÃO INTEGRANTE (COMEÇA UMA ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA).



152. O PRONOME “TE” EXERCE A MESMA FUNÇÃO SINTÁTICA EM AMBAS AS OCORRÊNCIAS, EM “SEM TEMPO DE TE REDUZIR A CINZAS” E EM “A JANELA ABERTA TE MOSTRARÁ UM POUCO DE TELHADO”?
R: ERRADO. NA PRIMEIRA ORAÇÃO O “TE” EXERCE FUNÇÃO SINTÁTICA DE OBJETO DIRETO (SEM TEMPO DE QUE? DE REDUZIR. REDUZIR O QUE? VOCÊ [TE]. A QUE? A CINZAS). NA SEGUNDA ORAÇÃO O “TE” EXERCE FUNÇÃO SINTÁTICA DE OBJETO INDIRETO (A JANELA MOSTRARÁ O QUE? UM POUCO DE TELHADO. A QUEM? A VOCÊ [TE]).



153. ESTÁ CORRETO O EMPREGO DA VÍRGULA NO TRECHO “PORÉM, ESTUDANDO-SE OS IMPÉRIOS, ENTENDE-SE [...]”?
R: SIM. NESSE CASO É FACULTATIVA. TODA VEZ QUE HOUVER CONJUNÇÃO ADVERSATIVA OU CONCLUSIVA INICIANDO UM PERÍODO, A VÍRGULA SERÁ FACULTATIVA, EXCETO NO CASO DA CONJUNÇÃO “MAS”.

154. É POSSÍVEL A SUBSTITUIÇÃO DE “AOS” POR “A” NO TRECHO “UM ATAQUE MAIS AGRESSIVO AOS VÍRUS E ÀS BACTÉRIAS” SEM PREJUÍZO PARA A CORREÇÃO GRAMATICAL?
R: ERRADO, POIS SE EXIGE PARALELISMO SINTÁTICO ENTRE OS TERMOS SEMELHANTES. SE ANTES DE “VÍRUS” FOI RETIRADO O ARTIGO, DEVE-SE RETIRAR O ARTIGO ANTES DE “BACTÉRIAS” (A BACTÉRIAS).



155. QUAL O SIGNIFICADO DE COLÓQUIO?
R: CONVERSA ENTRE DUAS OU MAIS PESSOAS. CONVERSA ÍNTIMA, GERALMENTE ENTRE DUAS PESSOAS.



156. QUAL O SIGNIFICADO DE DIATRIBE?
R: SUBSTANTIVO FEMININO. ESCRITO OU DISCURSO VIOLENTO E INJURIOSO (QUE ACUSA OU CRITICA).



157. NO TRECHO “NÃO ENCONTRAMOS NENHUMA PASSAGEM QUE TRATE DA DESOBEDIÊNCIA A DEUS - UMASSUNTO INVEROSSÍMIL PARA MARY SHELLEY E SEUS AMIGOS LIVRES-PENSADORES”, PODERIA O TRAVESSÃO SER SUBSTITUÍDO POR VÍRGULA?
R: SIM. É POSSÍVEL O USO DO TRAVESSÃO AO LADO DA VÍRGULA, MESMO LADO A LADO, NOS CASOS EM QUE NÃO SE POSSA ABRIR MÃO DE NENHUM DELES NA ESTRUTURA FRASAL.

158. SE O VERBO DA ORAÇÃO FOR TRANSITIVO INDIRETO PODERÁ HAVER TRANSFORMAÇÃO DA VOZ ATIVA EM VOZ PASSIVA?
R: NÃO, PORQUE O OBJETO DIRETO DA VOZ ATIVA TORNA-SE SUJEITO DA VOZ PASSIVA, E O QUE ERA SUJEITO NA VOZ ATIVA PASSA A SER O AGENTE DA PASSIVA. POR ESSA OBSERVAÇÃO, SÓ TEM VOZ PASSIVA UM VERBO TRANSITIVO DIRETO OU TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO (BITRANSITIVO).



159. ESTÁ CORRETO O TRECHO “O CRIME AFETOU A TODA A POPULAÇÃO”?
R: NÃO. O VERBO AFETAR NÃO POSSUI DUPLA REGÊNCIA. QUE AFETA, AFETA ALGUMA COISA (FERNANDO PESTANA).



160. ESTÁ CORRETO O EMPREGO DA VÍRGULA NO TRECHO “O ESTUDO DOS IMPÉRIOS, PORÉM, PERMITE O [...]”?
R: SIM. NESSE CASO O “PORÉM” É UMA CONJUNÇÃO ADVERSATIVA. COMO A CONJUNÇÃO ADVERSATIVA ESTÁ DESLOCADA, DEVE SER SEPARADA POR VÍRGULA.



161. NO TRECHO “A MISSÃO ERA OBJETIVA E APOLOGÉTICA DO GOVERNO” QUAL O SIGNIFICADO DE APOLOGÉTICA?
R: DEFENSIVA. APOLOGÉTICA: PARTE DA TEOLOGIA QUE ENSINA A DEFENDER A RELIGIÃO CONTRA OS SEUS DETRATORES; P. EXT. DEFESA ARGUMENTATIVA DE ALGUMA IDEIA, DOUTRINA OU TEORIA.

162. MANTÊM-SE O SENTIDO E A CORREÇÃO GRAMATICAL DO TEXTO CASO SE SUPRIMA O ACENTO GRAVE NO TRECHO “SÃO PESSOAS DE UMA SÓ FAMÍLIA, QUE A OBRIGAÇÃO DO PAI FEZ SENTAR À MESMA MESA” (L.6-7)?
R: “À MESMA MESA” É UM ADJUNTO ADVERBIAL COM NÚCLEO FEMININO. TODA LOCUÇÃO ADVERBIAL CUJO NÚCLEO É UM TERMO FEMININO, TEM QUE VIR ACENTUADO OBRIGATORIAMENTE (CRASE).



163. HÁ ERRO NO TRECHO “PORÉM, NÃO CONCLUIMOS PELA ABSOLVIÇÃO DO RÉU”?
R: SIM. FALTA ACENTUAÇÃO EM “CONCLUÍMOS”. HIATO DO “I”: CON-CLU-Í-MOS.



164. NO TRECHO “[...] CUJA TECLA DEVERIA CONSTAR NA MÁQUINA UTILIZADA PARA VOTAÇÃO.” A PREPOSIÇÃO PRESENTE EM “NA” PODERIA SER ALTERADA PARA “DE”, RESPEITANDO-SE AS NORMAS DE REGÊNCIA E MANTENDO-SE A ACEPÇÃO DO VERBO?
R: CORRETO. CELSO LUFT à O VERBO CONSTAR NO SENTIDO DE CONTER ALGO EXIGE A PREPOSIÇÃO DE. MAS TAMBÉM ACEITA-SE A PREPOSIÇÃO “EM”. “[...] CUJA TECLA DEVERIA CONSTAR DA MÁQUINA [...]”.



165. ESTÁ CORRETO O TRECHO “DEVEMOS RESPEITAR AO CONTRATO FIRMADO”?
R: NÃO. O VERBO RESPEITAR É TRANSITIVO DIRETO.

166. A PALAVRA “QUE”, EM TODAS AS OCORRÊNCIAS NO TRECHO “DIREI SOMENTE QUE SE HÁ AQUI PÁGINAS QUE PARECEM MEROS CONTOS E OUTRAS QUE O NÃO SÃO” (L.9-10), PERTENCE A UMA MESMA CLASSE GRAMATICAL?
R: NÃO. UMA ORAÇÃO COM FUNÇÃO SINTÁTICA DE OBJETO DIRETO, É UMA ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA. PODE SER SUBSTITUÍDA POR UM PRONOME (ISSO, ALGO). NESSE CASO, TODO “QUE” QUE COMEÇA ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA É CONJUNÇÃO INTEGRANTE. OS OUTROS “QUES” SÃO PRONOMES RELATIVOS (SUBSTITUEM O ANTECEDENTE “PÁGINAS”). CONJUNÇÃO INTEGRANTE NÃO TEM FUNÇÃO SINTÁTICA, PRONOME RELATIVO TEM FUNÇÃO SINTÁTICA.



167. NO TRECHO “CADA DISCURSO, NÃO SÓ DOS PRINCIPAIS ORADORES, MAS DOS SECUNDÁRIOS, ERA PARA O NICOLAU VERDADEIRO SUPLÍCIO. E, NÃO OBSTANTE, FIRME, PONTUAL.” A SUBSTITUIÇÃO DE “NÃO OBSTANTE” POR “NO ENTANTO” MANTERIA A CORREÇÃO GRAMATICAL E O SENTIDO ORIGINAL DO TEXTO?
R: SIM. NÃO OBSTANTE PODE SER CONCESSIVA OU ADVERSATIVA. É ADVERSATIVA QUANDO NÃO VEM SEGUIDA DE VERBO NO SUBJUNTIVO, NO INFINITIVO, QUANDO NÃO INTRODUZ UMA LOCUÇÃO ADVERBIAL.



168. QUAL A GRAFIA CORRETA: “ANALIZADAS” OU “ANALISADAS”; “ANÁLISE” OU “ANÁLIZE”?
R: ANALISADAS E ANÁLISE RESPECTIVAMENTE.

169. ESTÁ CORRETO O TRECHO “SE ELE INTERVIR NO PROCESSO NÃO PODERÁ TER PAZ”?
R: ERRADO. A FLEXÃO CORRETA SERIA “INTERVIER”.



170. ESTÁ CORRETO O TRECHO “É ACONSELHÁVEL QUE O USUÁRIO PERMANEÇA SEMPRE ATENTO [...] COM VISTAS A AUMENTAR SEU PODER DE BARGANHA EM OCASIÕES QUE DESEJAR DISCUTIR PREÇOS E CONDIÇÕES MELHORES”?
R: ERRADO. QUEM “DISCUTE PREÇOS... DISCUTE EM DADA OCASIÃO”. HÁ NECESSIDADE DA PREPOSIÇÃO ANTES DO PRONOME RELATIVO “QUE”.



171. ESTÁ CORRETO O TRECHO “QUANDO OS TÉCNICOS EM URBANISMO INFORMARAM-LHEQUE HAVIA OITO MILHÕES DE RATOS NA CIDADE, PERGUNTOU-LHES COMO OS HAVIAM CONTADO”?
R: CORRETO. O VERBO HAVER DEVE IR PARA O PLURAL, POIS NÃO É IMPESSOAL (TEM O SENTIDO DE “TER”). QUANDO NÃO FOR POSSÍVEL SUBSTITUIR HAVER PELO VERBO EXISTIR, SERÁ UM VERBO PESSOAL E DEVERÁ CONCORDAR COM O SUJEITO DA ORAÇÃO QUE ESTÁ NO PLURAL.



172. QUAL A GRAFIA CORRETA: OBSSESSÃO, OBCESSÃO, OBSESSÃO, OBSEÇÃO, OBSSEÇÃO?
R: OBSESSÃO.

173. LISTA DAS PALAVRAS ATRATIVAS NO ESTUDO DA COLOCAÇÃO PRONOMINAL:
A) PALAVRAS COM SENTIDO NEGATIVO: NÃO, NUNCA, JAMAIS, NINGUÉM, NADA, NENHUM, NEM, ETC.
EXEMPLO: NUNCA SE META EM CONFUSÕES.
B) ADVÉRBIOS (SEM VÍRGULA): AQUI, ALI, SÓ, TAMBÉM, BEM, MAL, HOJE, AMANHÃ, ONTEM, JÁ, NUNCA, JAMAIS ETC. EXEMPLO: ONTEM A VI NA AULA.
C) PRONOMES INDEFINIDOS: TODO, TUDO, ALGUÉM, NINGUÉM, ALGUM, ETC.
EXEMPLO: TUDO SE TORNOU ESCLARECIDO PARA NÓS.
D) PRONOMES OU ADVÉRBIOS INTERROGATIVOS: O QUE ? QUEM ? POR QUE ? QUANDO ? ONDE ? COMO ? QUANTO ? EXEMPLO: QUEM A VESTIU ASSIM?
E) PRONOMES RELATIVOS: QUE, O QUAL, QUEM, CUJO, ONDE, QUANTO, QUANDO, COMO.
EXEMPLO: HAVIA DUAS IDEIAS QUE SE TORNARAM IMPORTANTES.
F) CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS: QUE, UMA VEZ QUE, JÁ QUE, EMBORA, AINDA QUE, DESDE QUE, POSTO QUE, CASO, CONTANTO QUE, CONFORME, QUANDO, DEPOIS QUE, SEMPRE QUE, PARA QUE, A FIM DE QUE ETC.
EXEMPLO: JÁ ERA TARDE QUANDO SE NOTOU O PROBLEMA.
G) EM + GERÚNDIO: DEVE-SE USAR O PRONOME ENTRE “EM” E O GERÚNDIO.
EXEMPLO: EM SE TRATANDO DE CORRUPÇÃO, O BRASIL TEM EXPERIÊNCIA.

174. QUA A GRAFIA CORRETA: MICROONDAS OU MICRO-ONDAS?
R: A FORMA CORRETA, COM O ACORDO ORTOGRÁFICO, SERÁ "MICRO-ONDAS", COM O HÍFEN. REGRA: NAS PALAVRAS QUE COMEÇAM POR PREFIXOS (COMO INTRA, ANTE, ANTI, SUPER, PRÉ, ETC) OU FALSOS PREFIXOS (BIO, AGRO, ELETRO, MINI, MACRO, MICRO, ETC) E QUE O PRIMEIRO ELEMENTO TERMINA NA MESMA VOGAL COM QUE COMEÇA O SEGUNDO, O HÍFEN É OBRIGATÓRIO.



175. O “QUE”, QUANDO FUNCIONA COMO PRONOME RELATIVO, INICIA QUE TIPO DE ORAÇÃO?
R: ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA (RESTRITIVA OU EXPLICATIVA).



176. O “QUE”, QUANDO FUNCIONA COMO CONJUNÇÃO INTEGRANTE, INICIA QUE TIPO DE ORAÇÃO?
R: ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA.



177. O QUE CONFIGURA UMA ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA?
R: A ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA EXERCE FUNÇÃO DE OBJETO DIRETO DO VERBO DA ORAÇÃO PRINCIPAL. POR EXEMPLO: TODOS QUEREM “QUE VOCÊ SEJA APROVADO” (ENTRE ASPAS ESTÁ A FUNÇÃO DE OBJETO DIRETO).

178. QUAIS OS TIPOS DE ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA?
R: SUBJETIVA, OBJETIVA DIRETA, OBJETIVA INDIRETA, COMPLETIVA NOMINAL, PREDICATIVA E APOSITIVA.



179. O QUE CONFIGURA UMA ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA?
R: QUANDO A ORAÇÃO EXERCE A FUNÇÃO SINTÁTICA DE SUJEITO DO VERBO DA ORAÇÃO PRINCIPAL. OBSERVE: É FUNDAMENTAL “QUE VOCÊ COMPAREÇA À REUNIÃO” (ENTRE ASPAS ESTÁ A FUNÇÃO DE SUJEITO).



180. O QUE CONFIGURA UMA ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA INDIRETA?
R: A ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA INDIRETA EXERCE FUNÇÃO DE OBJETO INDIRETO DO VERBO DA ORAÇÃO PRINCIPAL: MEU PAI INSISTE EM QUE EU ESTUDE (MEU PAI INSISTE NISSO).



181. O QUE CONFIGURA UMA ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA PREDICATIVA?
R: EXERCE PAPEL DE PREDICATIVO DO SUJEITO DO VERBO DA ORAÇÃO PRINCIPAL E VEM SEMPRE DEPOIS DO VERBO SER. POR EXEMPLO: NOSSO DESEJO ERA “QUE ELE DESISTISSE” (NOSSO DESEJO ERA ISSO). OBS.: EM CERTOS CASOS, USA-SE A PREPOSIÇÃO EXPLETIVA "DE" PARA REALCE. VEJA O EXEMPLO: A IMPRESSÃO É DE QUE NÃO FUI BEM NA PROVA.

182. O QUE CONFIGURA UMA ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA COMPLETIVA NOMINAL?
R: COMPLETA UM NOME QUE PERTENCE À ORAÇÃO PRINCIPAL E TAMBÉM VEM MARCADA POR PREPOSIÇÃO. POR EXEMPLO: SENTIMOS ORGULHO “DE QUE VOCÊ SE COMPORTOU” (ENTRE ASPAS HÁ FUNÇÃO DE COMPLEMENTO NOMINAL). SENTIMOS ORGULHO DISSO.



183. O QUE CONFIGURA UMA ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA APOSITIVA?
R: EXERCE FUNÇÃO DE APOSTO DE ALGUM TERMO DA ORAÇÃO PRINCIPAL. POR EXEMPLO: FERNANDA TINHA UM GRANDE SONHO: “QUE O DIA DO SEU CASAMENTO CHEGASSE” (ENTRE ASPAS ESTÁ A FUNÇÃO DE APOSTO).



184. TRANSFORME O TRECHO “EU DECOREI A TABELA” EM PRETÉRITO PERFEITO COMPOSTO DO INDICATIVO:
R: EU TENHO DECORADO A TABELA. OS TEMPOS COMPOSTOS DA VOZ ATIVA SÃO FORMADOS PELOS VERBOS TER/HAVER + PARTICÍPIO. O PRETÉRITO PERFEITO COMPOSTO É FORMADO PELO PRESENTE DO INDICATIVO DE TER/HAVER + PARTICÍPIO.



185. PODE HAVER VERBO IMEDIATAMENTE APÓS “CUJO”?
R: NÃO. EM REGRA, SUBSTANTIVO.

186. TRANSFORME O TRECHO “TU DECORASTE A TABELA” EM PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO COMPOSTO DO INDICATIVO:
R: TU TINHAS DECORADO A TABELA. O PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO COMPOSTO É FORMADO POR PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO + PARTICÍPIO.



187. NO TRECHO “D. GLORINHA, A MÃE, ACHAVA MEU PAI UM HOMEM INTELECTUALIZADO E CAPRICHAVA NO VOCABULÁRIO”, HÁ RELAÇÃO DE CAUSA E EFEITO?
R: SIM, APESAR DA SUPRESSÃO DE CONECTIVO TRADICIONAL. EXEMPLO: CHOREI PORQUE CAI. CHOREI E CAI. A RELAÇÃO DE CAUSA E EFEITO ESTÁ ESTABELECIDA PELA RELAÇÃO SEMÂNTICA CRIADA NO PERÍODO. DONA GLORINHA CAPRICHAVA NO VOCABULÁRIO PORQUE ACHAVA MEU PAI UM HOMEM INTELECTUALIZADO.



188. QUAL NOME DADO PELO PORTUGUÊS PARA A UTILIZAÇÃO DA PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL (NÓS) PELO LOCUTOR SEM QUE HAJA OUTRAS PESSOAS NO CONTEXTO?
R: PLURAL MAJESTÁTICO. ESTE É O CASO DE CONCORDÂNCIA IRREGULAR OU IDEOLÓGICA, TECNICAMENTE DENOMINADO SILEPSE DE NÚMERO, ONDE EM VEZ DO PRONOME “EU”, EMPREGA-SE O “NÓS”. ENTRETANTO, NÃO ESTÁ SE REFERINDO A MAIS DE UMA PESSOA.

189. QUAL O SIGNIFICADO DE EXUMAÇÃO E INUMAÇÃO?
R: INUMAR: PÔR NA TERRA OU EM SEPULTURA. ENTERRAR, SEPULTAR. EXUMAR: TIRAR DA TERRA OU DA SEPULTURA (EX.: EXUMAR UM CADÁVEL). DESENTERRAR.



190. NO SEGMENTO “NO MUNDO MODERNO EM QUE VIVEMOS” , A SUBSTITUIÇÃO DO TRECHO "EM QUE VIVEMOS" POR “ONDE VIVEMOS” ACARRETA ALGUM PREJUÍZO PARA A CORREÇÃO GRAMATICAL DO TEXTO?
R: NÃO (CESPE Q46911).



191. A VOZ PASSIVA ANALÍTICA É FORMADA POR UM VERBO AUXILIAR E POR UM PARTICÍPIO DE UM VERBO TRANSITIVO DIRETO OU DIRETO E INDIRETO?
R: CORRETO.



192. NO TRECHO “É IMPORTANTE QUE SE RENUNCIE À IDEIA FALSA [...]”, A CORREÇÃO GRAMATICAL DO TEXTO SERIA MANTIDA SE O SINAL INDICATIVO DE CRASE EM “À IDEIA” FOSSE ELIMINADO?
R: CORRETO. POR TER COMPLEMENTO DIRETO OU INDIRETO, O VERBO “RENUNCIAR” EXERCE O PAPEL DE VERBO TRANSITIVO DIRETO OU TRANSITIVO INDIRETO.

193. O PRONOME RELATIVO SEMPRE INICIARÁ UMA ORAÇÃO ADJETIVA?
R: SIM. EXPLICATIVA OU RESTRITIVA (ALEXANDRE SOARES).



194. ESTÁ GRAMATICALMENTE CORRETO O TRECHO SUBLINHADO EM “´PRECISO QUE A FISCALIZAÇÃO SEJA RIGOROSA, HAJA VISTA QUE AS REGRAS APLICÁVEIS AO SETOR SÃO FREQUENTEMENTE ATUALIZADAS”?
R: CORRETO.



195. NO TRECHO “PEDI AO ANTROPÓLOGO [...] QUE FALASSE SOBRE A IDEIA QUE O PROJETOU. A SÍNTESE DA METAFÍSICA DOS POVOS “EXÓTICOS” SURGIU EM 1996 E GANHOU O NOME DE PERSPECTIVISMO AMERÍNDIO”, AS FORMAS VERBAIS “SURGIU” E “GANHOU”, PODERIAM SER SUBSTITUÍDAS POR “SURGIRA” E “GANHARA”, RESPECTIVAMENTE, POIS INDICAM AÇÕES ANTERIORES ÀQUELAS REFERIDAS NO PRIMEIRO PERÍODO DO TEXTO?
R: CORRETO, POIS O VERBO A QUE SE REFEREM É “PEDI”. O “SURGIU” E O “GANHOU” OCORREM ANTES DO “PEDI”.



196. NO TRECHO “NEM FALTOU QUEM SE SENTISSE CURADO SÓ COM VER AS FRUTAS”, ESTÁ CORRETA O EMPREGO DE “SÓ COM VER”?
R: CORRETO. SIGNIFICA “SÓ COM O FATO DE VER”, “SÓ POR CAUSA DE VER”. É UM REGÊNCIA TAMBÉM EMPREGADA.

197. EXERCEM A MESMA FUNÇÃO SINTÁTICA OS TERMOS SUBLINHADOS EM “BUSCAM MELHORAR [...] AS OFERTAS DE SERVIÇO”; “A ESTRATÉGIA DA AGÊNCIA REGULADORA” E “FIQUE ATENTO ÀS OFERTAS DISPONÍVEIS” ?
R: NÃO. “DE SERVIÇOS”: OFERTA É UM SUBSTANTIVO. OS SERVIÇOS ESTÃO SENDO OFERECIDOS, ENTÃO SE TRATA DE UM TERMO PASSIVO. TERMO PASSIVO QUANDO ESTÁ ASSOCIADO A SUBSTANTIVO ABSTRATO É COMPLEMENTO NOMINAL. “DA AGÊNCIA REGULADORA”: EXISTE UMA RELAÇÃO DE POSSE. TODA VEZ QUE HOUVER ESSA RELAÇÃO DE POSSE, A LOCUÇÃO VAI SER UM ADJUNTO ADNOMINAL. “AS OFERTAS DISPONIÍVEIS”: ATENTO É UM ADJETIVO. TODAS AS VEZES QUE A LOCUÇÃO ESTIVER ASSOCIADA A UM ADJETIVO SERÁ UM COMPLEMENTO NOMINAL.



198. QUAL O SIGNIFICADO DE PUSILÂNIME?
R: AQUELE QUE TEM FRAQUEZA DE ÂNIMO OU COVARDIA, NÃO TEM CORAGEM PARA REAGIR, EXCESSIVAMENTE TÍMIDO.



199. NO TRECHO “PEDI QUE ME CONTASSE COMO FORA SUA VIAGEM”, QUAL SERIA O TEMPO COMPOSTO DO VERBO SUBLINHADO?
R: PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO COMPOSTO É FORMADO POR “AUXILIAR NO PRETÉRITO PERFEITO + PARTICÍPIO”. “PEDI QUE ME CONTASSE COMO TINHA SIDO SUA VIAGEM”.

200. NAS FRASES “SOCHI É FAMOSA COMO ESTÂNCIA DE VERANEIO DE MILIONÁRIOS RUSSOS” E “POR TRÁS DESSA SUSPRESA, UM VELHO CONHECIDO: O AQUECIMENTO GLOBAL”, QUAL A FUNÇÃO SINTÁTICA DOS TERMOS SUBLINHADOS?
R: “RUSSOS” É UM TERMO ADJETIVO QUE ESTÁ QUALIFICANDO “MILIONÁRIOS”. DIZER QUE É ADJETIVO É UMA CLASSIFICAÇÃO MORFOLÓGICA (CLASSE GRAMATICAL). NO ÂMBITO DA SINTAXE, ESTÁ FUNCIONANDO COMO ADJUNTO ADNOMINAL. O MESMO COMENTÁRIO VALE PARA “GLOBAL”, ADJETIVO E SINTATICAMENTE UM ADJUNTO ADNOMINAL, E TAMBÉM PARA “VELHO”, ADJETIVO E SINTATICAMENTE UM ADJUNTO ADNOMINAL.



201. NO TRECHO “O MOVIMENTO DA VIDA PASSA A SER UMA EFERVESCÊNCIA CONSTANTE E AS MUDANÇAS A OCORRER EM RITMO QUASE ESQUISOFRÊNICO” [...], A LOCUÇÃO VERBAL “PASSA A SER” PODE SER SUBSTITUÍDA PELA FORMA VERBAL “TORNA-SE”, SEM QUE HAJA PREJUÍZO PARA A COERÊNCIA OU PARA A CORREÇÃO GRAMATICAL DO TEXTO?
R: QUANTO AO PRIMEIRO SEGMENTO NÃO HAVERIA PROBLEMA (O MOVIMENTO DA VIDA PASSA A SER). O PROBLEMA É QUE HÁ UM PARALELISMO EM RELAÇÃO AO SEGMENTO (PASSA A OCORRER). ESTÁ IMPLÍCITO O VERBO PELO PARALELISMO. A SUBSTITUIÇÃO DEIXARIA O SEGUNDO TRECHO INCORRETO.

202. TRADICIONALMENTE USADA EM PORTUGUÊS, A VÍRGULA QUE APARECE ANTES DA ABREVIAÇÃO LATINA “ETC.” É, DE FATO, FACULTATIVA?
R: CORRETO.

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