terça-feira, 8 de julho de 2014

QUESTÕES DE PORTUGUÊS RETIRADAS DO CESPE E FCC (ATÉ 07/2014)

1.  HÁ CRASE NA FRASE: PODERÍAMOS SER LEVADOS A DUAS ATITUDES?
R: NÃO. MNEMÔNICO: SE O “A” ESTIVER NO SINGULAR E A PALAVRA NO PLURAL, “CRASE NEM A PAU”.

2.  POR QUE A PALAVRA “AÍ” É ACENTUADA?
R: O “I” OU “U” FORMANDO SÍLABA SOZINHO ANTECEDIDO DE VOGAL DIFERENTE
à REGRA DOS HIATOS.

3.  OS SEGMENTOS SUBLINHADOS EM EXCESSO E TRAGADO PERTENCEM AO CASO EM QUE UM ÚNICO SOM É REPRESENTADO POR UM GRUPO DE LETRAS?
R: ERRADO. EXCESSO SIM (DÍGRAFO), TRAGADO NÃO (DUAS LETRAS, DOIS SONS).

4.  AS PALAVRAS “CONVIVÊNCIA” E “PRINCÍPIO” SÃO ACENTUADAS PELA MESMA REGRA?
R: SIM. PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO.

5.  COMO SE SEPARAM AS SÍLABAS DE “SUBAQUÁTICO”?
R: SU-BA-QUÁ-TI-CO. NÃO PODERIA O PREFIXO “SUB” FICAR ISOLADO POIS NA SÍLABA SUBSEQUENTE A VOGAL “A” FICARIA ISOLADA (SUB-A...).
6.  NO TRECHO “A PESQUISA FOI FEITA PELO MÉDICO HARRISON POPE, QUE, PARA ISSO, ENTREVISTOU 200 RAPAZES”, É POSSÍVEL RETIRADA DAS VÍRGULAS ANTES E DEPOIS DE “PARA ISSO”?
R: SIM. NESSE CASO “PARA ISSO” É UM ADJUNTO ADVERBIAL DE FINALIDADE DESLOCADO. A COLOCAÇÃO DA VÍRGULA É FACULTATIVA, SALVO SE FOR MUITO LONGO.

7.  COMO SE SEPARAM AS SÍLABAS DE “SUBLINHAR”?
R: SUB-LI-NHAR. NÃO SE SEPARA “NH”.

8.  NO TRECHO “O TEMPO PASSA, MAS OS ESTEREÓTIPOS PERSISTEM. SEGUNDO PESQUISA REALIZADA NOS ESTADOS UNIDOS, O SUPER-HOMEM, 62 ANOS DEPOIS DE TER SIDO CRIADO PELOS AMERICANOS JERRY SIEGEL E JOE SHUSTER, CONTINUA A REPRESENTAR O HOMEM IDEAL”, A SUBSTITUIÇÃO DO PONTO APÓS “PERSISTEM”  POR DOIS PONTOS ACARRETARIA ERRO?
R: NÃO, POIS SE TRATA DE DETALHAMENTO/JUSTIFICATIVA. NESSE CASO PODE-SE USAR [:] [;] [-] OU [.].

9.  QUAL É A REGRA QUE DETERMINA A ACENTUAÇÃO DE “LABORATÓRIO”?
R: PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO.
10.       DESSAS PALAVRAS - SUBMARINO, MUNDO, MÉDICO, EXEMPLO, DESTRUIR - QUAL SE APRESENTA EM SUA FORMA DERIVADA?
R: ANALISA-SE NA DERIVAÇÃO A PREFIXAÇÃO E A SUFIXAÇÃO DAS PALAVRAS. SUBMARINO
à SUB (PREFIXO), INO (SUFIXO) E “MAR” RADICAL.

11.       PORQUE IDEIA NÃO TEM ACENTO?
R: PORQUE OS DITONGOS EI, OI, EU, SOMENTE SÃO ACENTUADOS SE ESTIVEREM NA ÚLTIMA SÍLABA. COMO EM “IDEIA” O DITONGO ESTÁ NA PENÚLTIMA SÍLABA, NÃO SE ACENTUA (HERÓI, HEROICO, TROFÉU).

12.       QUE TEMPO VERBAL DO INDICATIVO DENOTA FATO QUE PODERIA ACONTECER MEDIANTE CERTAS CONDIÇÕES?
R: FUTURO DO PRETÉRITO.

13.       NO TRECHO “A PARTIR DA SEGUNDA METADE DA ÚLTIMA DÉCADA, NO ENTANTO, O MOVIMENTO GANHOU FORÇA”, QUE TIPO DE CONJUNÇÃO “NO ENTANTO” REPRESENTA?
R: ADVERSATIVA (ORAÇÃO COORDENADA).

14.        QUE TEMPO VERBAL INDICA UM FATO HABITUAL E QUE OCORRE DE FORMA PERMANENTE?
R: PRESENTE DO INDICATIVO.

15.       QUE TEMPO VERBAL INDICA UM FATO QUE PODE ACONTECER OU NÃO, DEPENDENDO DAS CIRCUNSTÂNCIAS?
R: PRESENTE DO SUBJUNTIVO OU FUTURO DO SUBJUNTIVO.

16.        NO TRECHO “CONTUDO, A VEIA POPULAR ACABOU FALANDO MAIS ALTO, E ELA PASSOU A CANTAR MÚSICA BRASILEIRA EM BARES”, POR QUE FOI UTILIZADA VÍRGULA ANTES DO NEXO “E”?
 R: PORQUE SÃO ORAÇÕES COORDENADAS COM SUJEITOS DIFERENTES.

17.       EXPLIQUE O MOTIVO DA VÍRGULA APÓS “BRASIL” NO TRECHO “DE VOLTA AO BRASIL, MARISA LANÇOU O ESPETÁCULO VELUDO AZUL, DESPERTANDO O INTERESSE DO PÚBLICO”.
R: ADJUNTO ADVERBIAL DE TEMPO.

18.        OS SERVIÇOS QUE PRESTA SE (EXTENDEM OU ESTENDEM) ALÉM DE SUAS FRONTEIRAS?
R: ESTENDEM.
19.        NA FRASE “O BANRISUL É O MAIOR BANCO DO RIO GRANDE DO SUL. OS SERVIÇOS QUE PRESTA, NO ENTANTO, SE ESTENDEM ALÉM DE SUAS FRONTEIRAS” A LOCUÇÃO CONJUNTIVA “NO ENTANTO” ESTABELECE ENTRE AS DUAS ORAÇÕES QUE RELACIONA UMA NOÇÃO DE CAUSA, ALTERNÂNCIA, OPOSIÇÃO, FINALIDADE, OU CONCESSÃO?
R: OPOSIÇÃO. “NO ENTANTO” É NEXO ADVERSATIVO, QUE DÁ IDEIA DE OPOSIÇÃO.

20.       QUAL A DEFINIÇÃO PRÁTICA DO PREDICADO?
R: TUDO AQUILO QUE NÃO É O SUJEITO.

21.        NA FRASE “A TENDÊNCIA A RECORRER AOS TRIBUNAIS PARA ARBITRAR ATÉ (A OU À) MAIS TRIVIAL BRIGA” HÁ CRASE?
R: NÃO. “ATÉ” COM SENTIDO DE “INCLUSIVE”. IMPOSSIBILIDADE. PERMITIDO EM OUTROS CASOS.

22.       CASO A EXPRESSÃO “QUALQUER DISPUTA” FOSSE SUBSTITUÍDA POR “QUAISQUER DISPUTAS” NO TRECHO “QUALQUER DISPUTA, SEJA QUAL FOR O TEMA, PARECE TER SEU LUGAR GARANTIDO NOS TRIBUNAIS”, QUANTAS OUTRAS PALAVRAS DEVERIAM OBRIGATORIAMENTE SOFRER MODIFICAÇÕES DEVIDAS À CONCORDÂNCIA?
R: UMA
à PARECEM. O PLURAL DO SEGMENTO “SEUS LUGARES GARANTIDOS” É FACULTATIVO, NÃO OBRIGATÓRIO.
23.       NA FRASE “NÃO É PARA MENOS: A DEMANDA NÃO (PARA OU PÁRA) DE CRESCER” QUAL O EMPREGO CORRETO?
R: NÃO “PARA” DE CRESCER. NÃO SE USA O ACENTO DIFERENCIAL APÓS O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO.

24.        NESTE TRECHO [DEMITIDO DO EMPREGO DEPOIS DE RECEBER INÚMERAS ADVERTÊNCIAS POR CHEGAR SEMPRE TARDE AO TRABALHO, UM HOMEM PROCESSOU SEU EMPREGADOR, ALEGANDO SOFRER DE UMA DOENÇA CHAMADA “ATRASO CRÔNICO”, INÉDITA NOS ANAIS DA MEDICINA], AS ASPAS SÃO EMPREGADAS PARA ISOLAR UMA EXPRESSÃO ALHEIA, QUE O AUTOR ESTÁ CITANDO?
R: CORRETO.

25.       NO TRECHO “TRABALHO, RELIGIÃO, SEXO, NAMORO, EDUCAÇÃO DOS FILHOS, MORTE: NENHUM ASPECTO DA VIDA PARECE ESTAR FORA DO ALCANCE DA ÁREA JUDICIAL, GRAÇAS AO ÂNIMO LITIGANTE QUE SE APOSSOU DA POPULAÇÃO DESDE OS ANOS 70”, OS DOIS-PONTOS PODEM SER SUBSTITUÍDOS POR VÍRGULA SEM ALTERAR O SIGNIFICADO E A CORREÇÃO DA FRASE?
R: SIM. APESAR DE SER RARA A SUBSTITUIÇÃO DE DOIS PONTOS POR VÍRGULA, QUANDO HOUVER COLETIVO RESUMIDOR (NENHUM
à RESUME TUDO O QUE FOI DITO ANTES), PODE SE UTILIZAR VÍRGULA.

26.       AS PREPOSIÇÕES SUBLINHADAS NA SEQUÊNCIA “O ÚNICO MEIO DE QUE O CIDADÃO COMUM DISPÕE PARA LUTAR EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES COM OS PODEROSOS”, SÃO EXIGIDAS, RESPECTIVAMENTE, POR QUE PALAVRAS?
R: DISPÕE E IGUALDADE. EM REGRA, PREPOSIÇÃO + PRONOME RELATIVO, A PALAVRA QUE A EXIGE VEM DEPOIS. PREPOSIÇÃO SEM PRONOME RELATIVO, A PALAVRA QUE A EXIGE VEM ANTES.

27.        NO TRECHO “MAS O ATO DA CNBB DEVE SER ENTENDIDO COMO UM GESTO POLÍTICO, DEMAGÓGICO OU HUMANITÁRIO, CONFORME SE QUEIRA, FEITO NO PRESENTE E QUE SE ESGOTA NO PRESENTE” O PRONOME “QUE” REFERE-SE A “ATO”?
R: NÃO. O PRONOME “QUE” REFERE-SE A GESTO POLÍTICO, DEMAGÓGICO OU HUMANITÁRIO. DICA
à PERGUNTAR QUE É QUE AO VERBO POSTERIOR: QUE É QUE SE ESGOTA NO PRESENTE? O GESTO.

28.        OS SEGMENTOS “TODA CARNIFICINA É HORRÍVEL EM SI; PORÉM, NÃO FAZ SENTIDO APLICAR PARÂMETROS MORAIS DE HOJE A HOMENS IMERSOS EM OUTRA CULTURA” E “EMBORA TODA CARNIFICINA SEJA HORRÍVEL EM SI, NÃO FAZ SENTIDO APLICAR PARÂMETROS MORAIS DE HOJE A HOMENS IMERSOS EM OUTRA CULTURA” SÃO SEMANTICAMENTE EQUIVALENTES?
R: SIM. OS NEXOS CONCESSIVOS E ADVERSATIVOS TÊM O MESMO SENTIDO: INDICAM OPOSIÇÃO.
29.       QUAL O SIGNIFICADO DE ENCOMIÁSTICO?
R: ELOGIOSO. DECANTADO DE SEU SENTIDO HISTORICAMENTE PEJORATIVO PARA UM SENTIDO ENCOMIÁSTICO, O TERMO “GAÚCHO”...

30.        NO TRECHO “OS HABITANTES DE ORIGEM IMIGRATÓRIA ADOTARAM O GENTÍLICO COMO FORMA DE DISSIPAR DÚVIDAS SOBRE SEU TEOR DE BRASILIDADE. SE O SUBSTANTIVO “DÚVIDAS” FOSSE ANTECEDIDO PELO ARTIGO “AS”,  ACARRETARIA ALTERAÇÕES NO SIGNIFICADO DA FRASE?
R: SIM. DISSIPAR DÚVIDAS, NÃO ABRANGE TODAS, MAS, AO MENOS, ALGUMAS DÚVIDAS. DE DISSIPAR AS DÚVIDAS, DEPREENDE-SE QUE SERÃO DISSIPADAS TODAS AS DÚVIDAS.

31.       NO TRECHO “ESSAS TEXTURAS CONSISTIAM NÃO APENAS NAS RELAÇÕES DE FATO ENTRE SERES HUMANOS E SUAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO, MAS TAMBÉM NOS MODELOS GERAIS DESSAS RELAÇÕES”, A VÍRGULA SEPARA UMA ORAÇÃO COORDENADA?
R: SIM. “MAS TAMBÉM” É UM NEXO ADITIVO, OU SEJA, NEXO COORDENADO. EM REGRA, APARECEM COM UMA VÍRGULA OS ANTECEDENDO (ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS).

32.       NO TRECHO “AS FONTES USADAS DESVENDAM A MISTURA DE ATRAÇÃO E DE REPULSA EXERCIDA PELO SERVIÇO MILITAR NOS MARINHEIROS” O PARTICÍPIO “EXERCIDA” PODERIA TAMBÉM APARECER COM A FORMA “EXERCIDAS”?
R: SIM. A ATRAÇÃO E A REPULSA SÃO AMBAS PALAVRAS FEMININAS (HÁ DIVERGÊNCIA).

33.        NO TRECHO “SEUS PAPÉIS ERAM PRESCRITOS, EMBORA NEM SEMPRE ESCRITOS”, HÁ ALTERAÇÃO QUE MUDA O SIGNIFICADO DA FRASE SE HOUVER SUBSTITUIÇÃO DE “EMBORA” POR “MESMO QUE”?
R: NÃO. AMBOS SÃO NEXOS CONCESSIVOS.

34.       PODEMOS SUBSTITUIR PONTO E VÍRGULA POR PONTO E VICE-VERSA?
R: SIM, DESDE QUE O PONTO NÃO SEJA O DE FINAL DE PARÁGRAFO. TAMBÉM SE FOR UMA ENUMERAÇÃO, TODOS OS PONTOS E VÍRGULAS DEVEM SER SUBSTITUÍDOS POR PONTOS, NÃO APENAS UM (PÓLUX MARTINS).

35.         NO TRECHO “UMA EM CADA QUATRO PESSOAS QUE USAM A INTERNET...” O VOCÁBULO “QUE” PODERIA SER SUBSTITUÍDO POR “AS QUAIS”?
R: ERRADO. O QUAL, A QUAL, OS QUAIS, AS QUAIS SÃO SEMPRE PRONOMES RELATIVOS, SÓ QUE SEMPRE DENTRO DE UMA ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA, OU SEJA, ENTRE VÍRGULAS.
36.        NO TRECHO “E, QUANTO MAIS GENTE LÁ, MAIS ELE PODE FATURAR COM PUBLICIDADE” PODERIA SER RETIRADA A VÍRGULA APÓS O VOCÁBULO “LÁ”?
R: NÃO. SOMENTE SE FOSSE TAMBÉM RETIRADA A VÍRGULA APÓS “E”.

37.        NO TRECHO “A INTERNET NÃO ESQUECE NADA. E AGORA QUE ELA FAZ PARTE DA VIDA...” A CONJUNÇÃO “E” PODERIA SER SUBSTITUÍDA PELA CONJUNÇÃO “MAS” SEM PREJUÍZO DE SENTIDO?
R: NÃO. PORQUE NÃO É OPOSIÇÃO, É CONTINUAÇÃO. SÃO IDEIAS COMPLEMENTARES, ADITIVAS.

38.       NO TRECHO “FOTOS OUSADAS DE ANOS ATRÁS VÃO COMPLICAR VOCÊ NO EMPREGO” O SEGMENTO “VÃO COMPLICAR VOCÊ” PODE SER SUBSTITUÍDO POR “VÃO COMPLICAR-LHE NO EMPREGO”?
R: NÃO. “VOCÊ” É OBJETO DIRETO DE COMPLICAR (“LHE” REPRESENTA OBJETO INDIRETO). SÓ PODERIA SER SUBSTITUÍDO POR “COMPLICÁ-LO”.

39.       NO TRECHO “O QUE (HÁ/A) POUCO ERA CONSIDERADO ANTIGO, HOJE É MODERNO” QUAL A UTILIZAÇÃO CORRETA?
R: O CORRETO SERIA EMPREGAR “HÁ” POR INDICAR TEMPO DECORRIDO. UTILIZA-SE O “HÁ” QUANDO PODEMOS O SUBSTITUIR POR “FAZ” (TEMPO DECORRIDO) OU POR “EXISTE” OU “EXISTEM”.
40.        NO TRECHO “ESSE MEIO BILHÃO DE PESSOAS PUBLICAM” O VERBO PODERIA SER SUBSTITUÍDO POR “PUBLICA”?
R: CORRETO. QUANDO TEMOS UM SUJEITO COM DOIS NÚCLEOS, UM NO PLURAL E OUTRO NO SINGULAR, O VERBO PODE CONCORDAR COM QUALQUER DELES. EXEMPLO: “A QUANTIDADE DE PESSOAS QUE ME PROCURA (OU PROCURAM) É ENORME”.

41.        ESTÁ CORRETA A FRASE “NÃO IREMOS À ESSA IGREJA”?
R: ERRADO. NÃO HÁ CRASE ANTES DO PRONOME DEMONSTRATIVO “ESSA”.

42.       NO TRECHO “CRESCEM, NO MUNDO, MOVIMENTOS COMO “A” E “B”, QUE PROPÕEM UM NOVO ESTILO DE VIDA” QUAL FUNÇÃO SINTÁTICA EXERCE O “QUE”?
R: PARA DESCOBRIR A FUNÇÃO DO “QUE” DEVE-SE VERIFICAR QUAL PALAVRA O “QUE” ESTÁ RETOMANDO. APÓS, VERIFICAR A FUNÇÃO DESTA PALAVRA RETOMADA PELO “QUE” EM RELAÇÃO AO PRIMEIRO VERBO POSTERIOR. NESSE CASO O “QUE” EXERCE FUNÇÃO DE SUJEITO.

43.       A PALAVRA “LOGRADOURO” POSSUI O MESMO SUFIXO PRESENTE EM “DESEMBARCADOURO”?
R: SIM. (LOGRAR + -DOURO). “DOURO”, SUFIXO, SIGNIFICA “LUGAR DESTINADO A”.
44.       NO TRECHO “TUDO SE MANIFESTAVA (À/A) SUA VOLTA” HÁ CRASE?
R: É FACULTATIVA. DOIS CASOS EM QUE A CRASE É FACULTATIVA: ANTES DE PRONOME POSSESSIVO FEMININO NO SINGULAR (MINHA, TUA, SUA, NOSSA E VOSSA) E ANTES DE NOME PRÓPRIO FEMININO (DEI DINHEIRO A/À MARIA).

45.       NO TRECHO “A FACHADA DO SOLAR DOS CÂMARA FOI PRESERVADA POR ACOMODAR-SE ENTRE AS FUNDAÇÕES QUE DÃO SUSTENTAÇÃO (A/À) CASA” OCORRE CRASE?
R: SIM. A “CASA” ESTÁ ESPECIFICADA (CASA DO SOLAR DOS CÂMARA). NESSE CASO HÁ CRASE.

46.       NO TRECHO “O TEMA ESTÁ GANHANDO DESTAQUE EM EVENTOS MÉDICOS”, EM RELAÇÃO ÀS CLASSES DE PALAVRAS, PODE SE AFIRMAR QUE AS PALAVRAS “EVENTOS MÉDICOS” SÃO CLASSIFICADAS COMO SUBSTANTIVOS?
R: ERRADO. “MÉDICOS” É ADJETIVO
à QUALIFICA “EVENTOS”.

47.       NO TRECHO “VOLTA-SE AO NORMAL, UMA VEZ QUE SE TENHA DORMIDO”, O NEXO “UMA VEZ QUE” PODE SER SUBSTITUÍDO SEM CAUSAR ALTERAÇÃO NO SENTIDO POR “DESDE QUE”?
R: CORRETO. “UMA VEZ QUE” (ORIGINALMENTE CAUSAL) ESTÁ SENDO EMPREGADA COM IDEIA DE CONDIÇÃO (A CONDIÇÃO PARA SE VOLTAR AO NORMAL É DORMIR).
48.       A PALAVRA “AFRO” É, ORIGINARIAMENTE, UM PREFIXO?
R: ERRADO. É SUBSTANTIVO MASCULINO E ADJETIVO (INDIVÍDUO DOS AFROS, ANTIGO POVO DA ÁFRICA, DO QUAL O CONTINENTE HERDOU O NOME).

49.       A PALAVRA “PONTILHADA” POSSUI A MESMA QUANTIDADE DE LETRAS E FONEMAS?
R: NÃO. “LH” É UM DÍGRAFO ORAL (2 LETRAS, UM SOM). TEM MENOR NÚMERO DE FONEMAS QUE DE LETRAS.

50.        AS PALAVRAS “PÓLEN” E “HÍFEN” SÃO ACENTUADAS EM SUAS FORMAS PLURALIZADAS?
R: NÃO, PORQUE NÃO SE ACENTUAM PAROXÍTONAS TERMINADAS EM S.

51.       ESTÁ CORRETA A TRANSFORMAÇÃO DO DISCURSO DIRETO PARA O INDIRETO DE “ESTE HOMEM TALVEZ TENHA AMADO ANTÔNIO WEBER” PARA “AQUELE HOMEM TALVEZ AMOU ANTÔNIO WEBER”?
R: ERRADA PORQUE O VERBO “TER+AMAR”, EM “TENHA AMADO”, CUJO VERBO "TER" ESTÁ NO PRESENTE DO SUBJUNTIVO COMPOSTO (TENHA), DEVERÁ IR PARA O PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO: “TIVESSE". A FORMA CORRETA FICARÁ COM A SEGUINTE REDAÇÃO: E CONCLUIU QUE AQUELE HOMEM TALVEZ TIVESSE AMADO ANTÔNIO WEBER.
52.       ESTÁ CORRETA A TRANSFORMAÇÃO DO DISCURSO DIRETO PARA O INDIRETO DE “SAI À PROCURA DE HABITANTES MAIS ANTIGOS E A ELES PERGUNTA: “QUEM FOI ANTÔNIO WEBER?” PARA “SAIU À PROCURA DE HABITANTES MAIS ANTIGOS E A ELES PERGUNTOU QUEM TINHA SIDO ANTÔNIO WEBER”?
R: ESTÁ ERRADA A PORQUE OS VERBOS “SAIR” (EM “SAI”) E “PERGUNTAR” (EM “PERGUNTA”), ESTÃO NO PRESENTE DO INDICATIVO E, DE ACORDO COM AS NORMAS DE TRANSFORMAÇÃO, DEVEM FIGURAR NO PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO: “SAÍA” E “PERGUNTAVA”. A FORMA “FOI” ESTÁ CORRETAMENTE TRANSPOSTA PARA “TINHA SIDO”, JÁ QUE O PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO NO DISCURSO DIRETO DEVE PASSAR AO PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO DO INDICATIVO. SERIA VÁLIDA TAMBÉM A FORMA “FORA”, QUE É MAIS-QUE-PERFEITO SIMPLES.

53.        HÁ CRASE NO TRECHO “PAROU [À/A] SOMBRA DE UMA ÁRVORE”?
R: SIM. CASO DE LOCUÇÃO ADVERBIAL FEMININA, ASSIM COMO FICAR À DISPOSIÇÃO, ESTAR À ESPERA ETC.

54.       NO TRECHO “OS CRÍTICOS NÃO NEGAVAM MÉRITO A SEUS ROMANCES, MAS AFIRMAVAM QUE EM SUAS HISTÓRIAS [FALTAVA/FALTAVAM] O CHEIRO DO SUOR HUMANO E DA TERRA” QUAL O EMPREGO CORRETO DE “FALTAR”?
R: “FALTAVA”, POIS O NÚCLEO DO SUJEITO DESTE VERBO É “CHEIRO”, NO SINGULAR.

55.        ESTÁ CORRETO O TRECHO: “SE HAVER DESISTENTES, A EMPRESA ADOTARÁ UMA NOVA MEDIDA DE CONTRATAÇÃO”?
R: ERRRADA.  “HAVER” DEVE APARECER NA FORMA DO FUTURO DO SUBJUNTIVO: “HOUVER”.

56.        ESTÁ CORRETO O TRECHO: “EMBORA MUITOS HAVIAM TRABALHADO NO CURSO, SOMENTE ALGUNS PODERÃO CONTINUAR”?
R: CORRETA A CONSTRUÇÃO PORQUE O VERBO “HAVER” ESTÁ SENDO EMPREGADO COMO PESSOAL, POIS É O AUXILIAR DA LOCUÇÃO VERBAL “HAVIAM TRABALHADO”, CUJO PRINCIPAL É “TRABALHADO”. EM RAZÃO DE ESTE VERBO SER PESSOAL E PRINCIPAL NA LOCUÇÃO VERBAL, PESSOALIZA O “HAVER”, QUE FICA NA FORMA DA 3ª PESSOA DO PLURAL, POIS SEU SUJEITO É “MUITOS”.

57.       ESTÁ CORRETO O TRECHO: “VÁRIOS INSTRUTORES EXPLICARAM O NOVO CÓDIGO, NO ENTANTO, NEM TODOS ENTENDERAM”?
R: NÃO HÁ VÍRGULA APÓS “NO ENTANTO”, POIS INICIA ORAÇÃO COORDENADA SINDÉTICA ADVERSATIVA. DEVE APENAS PERMANECER A VÍRGULA ANTES DE “NO ENTANTO”, POIS SEPARA ORAÇÕES COORDENADAS. A FRASE, CORRIGIDA, TERÁ A SEGUINTE REDAÇÃO: “VÁRIOS INSTRUTORES EXPLICARAM O NOVO CÓDIGO, NO ENTANTO NEM TODOS ENTENDERAM”.
58.       ESTÁ CORRETA A ORTOGRAFIA NO TRECHO: “DESDE QUE ERA CRIANÇA, JÁ SABÍAMOS QUE LAURA SERIA POETIZA”?
R: ERRADO. A PALAVRA “POETIZA”, COM “Z”, É FORMA VERBAL DO VERBO “POETIZAR”: EU POETIZO, TU POETIZAS, ELE(A) POETIZA ETC. JÁ O SUBSTANTIVO “POETISA”, FEMININO DE POETA, DEVE SER ESCRITO COM “S”.

59.       ESTÁ CORRETA A ORTOGRAFIA NO TRECHO: “HOJE, ANOTEI UMA RECEITA COM MAISENA”?
R: CORRETA. MUITOS SE CONFUNDEM E ESCREVEM MAISENA COM “Z”.

60.       ESTÁ CORRETO O TRECHO “O PRIMEIRO E O SEGUNDO ANDAR DO EDIFÍCIO JALISCO FORAM INTERDITADOS PELA GUARDA CIVIL”?
R: ERRADA PORQUE A PALAVRA “ANDAR” ESTÁ A SERVIÇO DE “O PRIMEIRO” E O SEGUNDO”, DEVENDO, EM RAZÃO DE AMBOS OS NUMERAIS ORDINAIS ESTAREM PRECEDIDOS DE ARTIGO, IR PARA O PLURAL: “O PRIMEIRO E O SEGUNDO ANDARES...”

61.       ESTÁ CORRETO O TRECHO “ANEXO AO DOCUMENTO, SEGUE A CÓPIA DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO”?
R: ERRADO. A FLEXÃO DO ADJETIVO “ANEXA” TEM COMO REFERENTE “CÓPIA”, SUBSTANTIVO FEMININO E SINGULAR. O CORRETO SERIA “ANEXA AO DOCUMENTO...”.
62.       ESTÁ CORRETO O TRECHO “AS NOTÍCIAS QUE TIVEMOS DE PEDRO FORAM AS MELHORES POSSÍVEL”?
R: ESTÁ ERRADA A FLEXÃO DO ADJETIVO “POSSÍVEL”, POIS SEU REFERENTE É “NOTÍCIAS”. CORRIGIDA, A FRASE DEVERÁ SER REESCRITA “AS NOTÍCIAS QUE TIVEMOS DE PEDRO FORAM AS MELHORES POSSÍVEIS”.

63.       ESTÁ CORRETO O TRECHO “AS TESTEMUNHAS SERÃO OUVIDAS, DEVENDO OS RÉUS SER MANTIDOS AUSENTES DO RECINTO”?
R: SIM. VAMOS, AGORA, DESCOBRIR QUEM É O VERBO PRINCIPAL NA LOCUÇÃO VERBAL “DEVENDO SER” EM “AS TESTEMUNHAS SERÃO OUVIDAS, DEVENDO SER MANTIDOS OS RÉUS AUSENTES DO RECINTO”. PRIMEIRAMENTE VAMOS MANTER O VERBO “DEVER” E RETIRAR O “SER”: “AS TESTEMUNHAS SERÃO OUVIDAS, DEVENDO MANTIDOS OS RÉUS AUSENTES DO RECINTO”. VAMOS, AGORA, FAZER O INVERSO: EXCLUIR O VERBO “DEVER” E MANTER O VERBO “SER”: “AS TESTEMUNHAS SERÃO OUVIDAS, E SERÃO MANTIDOS OS RÉUS AUSENTES DO RECINTO”. NOTA-SE, POIS, QUE “DEVER” É O VERBO AUXILIAR, AO PASSO QUE “SER”, O PRINCIPAL. POIS BEM: DIZ-NOS A REGRA QUE, NUMA LOCUÇÃO VERBAL, O VERBO PRINCIPAL NUNCA É FLEXIONADO, SENDO QUE O MESMO SE APRESENTA NO GERÚNDIO, PARTICÍPIO OU NO INFINITIVO. COMO “SER” É O VERBO PRINCIPAL, JAMAIS ELE PODE SER FLEXIONADO, O QUE IMPOSSIBILITA A CONSTRUÇÃO “DEVENDO SEREM”.
64.       GRAFA-SE ENTOPIR OU ENTUPIR?
R: ENTUPIR. OBSTRUIR UMA PASSAGEM, CANAL, TUBULAÇÃO ETC.

65.       O QUE SÃO DÍGRAFOS?
R: DÍGRAFO É O AGRUPAMENTO DE DUAS LETRAS (DI = DOIS + GRAFOS = LETRA) COM APENAS UM SÓ FONEMA.

66.       O QUE SÃO DÍFONOS?
R: DÍFONO (COMBINAÇÃO DE DI = DOIS E FONO = SOM), ONDE UM GRAFEMA EXPRESSA DOIS FONEMAS (TÁXI).

67.       QUAL A GRAFIA CORRETA: UMIDADE OU HUMIDADE?
R: UMIDADE

68.       O TRECHO “TRATAREI-ME EM BREVE” ESTÁ CORRETO GRAMATICALMENTE?
R: ERRADO. QUANDO O VERBO ESTIVER NO FUTURO DO PRESENTE (TRATAREI) OU NO FUTURO DO PRETÉRITO (TRATARIA) ACOMPANHADO DE PRONOME OBLIQUO ÁTONO, SERÁ CASO DE MESÓCLISE: TRATAR-ME-EI, TRATAR-ME-IA. LEMBRANDO QUE A PALAVRA ATRATIVA PREVALECE SOBRE A MESÓCLISE: “NÃO ME TRATAREI”.
69.       NO TRECHO “ELE NÃO CONSEGUI DORMIR, POIS O BARULHO NÃO DEIXOU” QUE SENTIDO POSSUI A CONJUNÇÃO POIS?
R: CAUSAL.

70.       A CONJUNÇÃO “ENQUANTO” PODE TER VALOR CONSECUTIVO?
R: NUNCA. PODE INDICAR TEMPO, PROPORÇÃO OU OPOSIÇÃO (PROFESSOR FERNANDO PESTANA).

71.       QUE SENTIDOS PODE TER A CONJUNÇÃO “POIS”?
R: EXPLICAÇÃO, CAUSA OU CONCLUSÃO.

72.       NO TRECHO “VÁ EMBORA, POIS O RAPA ESTÁ CHEGANDO” QUE SENTIDO POSSUI A CONJUNÇÃO POIS?
R: EXPLICATIVO.

73.       NO TRECHO “A SELEÇÃO GANHOU A COPA DAS CONFEDERAÇÕES. VAMOS, POIS, GANHAR A COPA DO MUNDO” QUE SENTIDO POSSUI A CONJUNÇÃO “POIS”?
R: CONCLUSIVO (EQUIVALE A PORTANTO). LEMBRAR QUE NÃO PODE VIR UMA IDEIA CONTRADITÓRIA APÓS O “POIS”.
74.       ESTÁ GRAMATICALMENTE CORRETO O TRECHO “EU VOU LHE DAR DOIS PORQUÊS APENAS”?
R: SIM. QUANDO “PORQUÊ” ESTIVER ACOMPANHADO DE DETERMINANTE (ARTIGO, NUMERAL, PRONOME OU ADJETIVO...) GRAFA-SE DESSA FORMA.

75.        NO TRECHO “DEI FÉRIAS A(À) MINHA EQUIPE” HÁ CRASE?
R: O ACENTO INDICADOR DA EXISTÊNCIA DE CRASE É FACULTATIVO ANTES DE PRONOMES POSSESSIVOS FEMININOS.

76.        NO TRECHO “OS ESCRAVOS ERAM LEVADOS VAGAROSAMENTE ATÉ [A/À] SENZALA” HÁ CRASE?
R: NO BRASIL O EMPREGO DA CRASE DIANTE DA PREPOSIÇÃO "ATÉ" É FACULTATIVO.

77.       “DADO QUE” E “UMA VEZ QUE”, EM REGRA, REPRESENTAM QUE TIPO DE CONJUNÇÕES?
R: CAUSAIS (FERNANDO PESTANA).

78.       ESTÁ GRAMATICALMENTE CORRETO O TRECHO “CHEGOU O MESTRE E O ALUNO”?
R: SIM. SE O SUJEITO COMPOSTO ESTIVER POSPOSTO AO VERBO, PODERÁ CONCORDAR COM O NÚCLEO MAIS PRÓXIMO OU COM AMBOS.
79.       SOMENTE SÃO ACENTUADAS AS PAROXÍTONAS TERMINADAS EM DITONGO CRESCENTE?
R: NÃO. TERMINADAS EM DITONGO DECRESCENTE TAMBÉM.

80.       NO TRECHO “EU NÃO SEI POR QUE ELE NÃO VEIO À FESTA”, ESTÁ CORRETO O EMPREGO DO POR QUE?
R: SIM. NESSE CASO PODE SER SUBSTITUÍDO POR “POR QUAL MOTIVO”.

81.       NO TRECHO “ELE NÃO VEIO POR QUE NÃO QUIS” ESTÁ CORRETO O EMPREGO DO POR QUE?
R: ERRADO. SE FOR POSSÍVEL SUBSTITUI-LO POR “POIS”, SERÁ GRAFADO COMO PORQUE.  

82.       QUAL A GRAFIA CORRETA: HUMILHADO OU UMILHADO?
R: HUMILHADO.

83.       COMO SE CONJUGA O VERBO “ODIAR” NO PRESENTE DO INDICATIVO?
R: EU ODEIO, TU ODEIAS, ELE ODEIA, NÓS ODIAMOS, VÓS ODIAIS, ELES ODEIAM. SÃO IRREGULARES. OS VERBOS MEDIAR (INTERMEDIAR), ANSIAR, REMEDIAR, INCENDIAR E ODIAR (M-A-R-I-O), APESAR DE TERMINAREM EM “IAR”, NÃO POSSUEM CONJUGAÇÕES REGULARES. CONJUGAM-SE DA MESMA FORMA QUE “ODIAR”.
84.       NO TRECHO “A RAZÃO POR QUE ELE NÃO COMPARECEU É ESTRANHA”, ESTÁ CORRETO O EMPREGO DO POR QUE?
R: CORRETO, POIS SE PODE SUBSTITUI-LO POR “PELA QUAL”.

85.       ESTÁ GRAMATICALMENTE CORRETO O TRECHO “EU ESTUDO PORQUE EU PASSE NA PROVA?
R: SIM. UMA FORMA POUCO USADA. UTILIZADA QUANDO SE PODE SUBSTITUIR PORQUE POR “PARA QUE”.

86.       O TRECHO “MEU CORAÇÃO, NÃO SEI PORQUÊ, BATE FELIZ QUANDO TE VÊ.” ESTÁ GRAMATICALMENTE CORRETO?
R: ERRADO. GRAFA-SE “POR QUÊ” QUANDO VIER IMEDIATAMENTE ANTES DE SINAL DE PONTUAÇÃO.

87.       ESTÁ GRAMATICALMENTE CORRETO O TRECHO “AS IRREGULARIDADES VEM SENDO SANADAS”?
R: ERRADO. O CORRETO: “AS IRREGULARIDADES VÊM SENDO SANADAS”.

88.       NO SEGMENTO “NÃO ERA NECESSÁRIO ACAMPAR NA PORTA DO TRIBUNAL, DE ONDE NINGUÉM PODIA...” O PRONOME “DE ONDE” DEVE SER SUBSTITUÍDO POR “DA QUAL” EM TEXTOS QUE REQUEREM O EMPREGO DA NORMA PADRÃO ESCRITA?
R: ERRADO. AMBAS AS COLOCAÇÕES ESTÃO CORRETAS. “NA PORTA DO TRIBUNAL, DA QUAL NINGUÉM PODIA...”
89.       O PARALELISMO GRAMATICAL É QUALIDADE NECESSÁRIA À BOA REDAÇÃO?
R: CORRETO.

90.       ESTÁ GRAMATICALMENTE CORRETO O TRECHO “VEM À FESTA ELE E ELA”?
R: SIM. SE O SUJEITO COMPOSTO ESTIVER POSPOSTO AO VERBO, PODERÁ CONCORDAR COM O NÚCLEO MAIS PRÓXIMO OU COM AMBOS (VÊM OU VEM).

91.       QUAIS SÃO AS PALAVRAS ATRATIVAS PARA OCORRÊNCIA DE PRÓCLISE?
R: PALAVRAS NEGATIVAS, ADVÉRBIOS, CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS, PRONOMES RELATIVOS, INDEFINIDOS E INTERROGATIVOS, ETC.

92.       QUAL A GRAFIA CORRETA: HÚMIDO OU ÚMIDO?
R: ÚMIDO.

93.       VERBOS DE LIGAÇÃO EXIGEM COMPLEMENTO?
R: NÃO. VERBOS DE LIGAÇÃO LIGAM O SUJEITO AO PREDICADO.
94.       NO TRECHO “É VERDADE QUE O GOVERNO VEM DESENVOLVENDO NOVAS FORMAS POLÍTICAS” O EMPREGO DA FORMA VERBAL SINGULAR “É” JUSTIFICA-SE PELO FATO DE ESSA FORMA VERBAL NÃO TER SUJEITO EXPLÍCITO?
R: ERRADO. POSSUI O SUJEITO ORACIONAL EXPLÍCITO: O QUE É QUE É VERDADE? SUJEITO INICIADO PELA CONJUNÇÃO INTEGRANTE “QUE”
à QUE O GOVERNO VEM DESENVOLVENDO NOVAS FORMAS POLÍTICAS. A CONJUNÇÃO INTEGRANTE PODE SER SUBSTITUÍDA POR “ISSO”: É VERDADE “ISSO”. O VERBO “SER” ESTÁ NO SINGULAR (“É”) E SEMPRE DEVERÁ ESTAR NA TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR QUANDO O SUJEITO VIER EM FORMA DE ORAÇÃO (SUJEITO ORACIONAL).QUAL O IMPERATIVO DO VERBO CALCULAR?
R: CONJUGUE O PRESENTE DO INDICATIVO; RETIRE O “S” DAS SEGUNDAS PESSOAS; TROQUE A VOGAL TEMÁTICA DAS PESSOAS RESTANTES: INDICATIVO
à EU CALCULO; TU CALCULAS; ELE CALCULA; NÓS CALCULAMOS; VÓS CALCULAIS; ELES CALCULAM. IMPERATIVOà EU (NÃO EXISTE); CALCULA TU; CALCULE ELE; CALCULEMOS NÓS; CALCULAI VÓS; CALCULEM ELES.

95.       ESTÁ CORRETA O SEGMENTO “NÃO HAVERIA DE TÊ-LOS”?
R: CORRETO. QUANDO HÁ UMA PALAVRA ATRATIVA (“NÃO”) ANTES DE UMA LOCUÇÃO VERBAL (“HAVERIA DE TER”) O PRONOME OBLÍQUO ÁTONO PODE FICAR DEPOIS DO VERBO PRINCIPAL (“TER” NO INFINITIVO OU NO GERÚNDIO) OU O PRONOME OBLÍQUO ÁTONO FICARÁ PERTO DA PALAVRA ATRATIVA (“NÃO OS HAVERIA DE TER”).
96.       NO SEGMENTO “[...] O QUE EXIGE O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO QUE PERMITA CAPTAR” O VERBO “PERMITA” PODE SER SUBSTITUÍDO POR “PERMITISSE”?
R: NÃO. CORRELAÇÃO VERBAL. O PRESENTE DO SUBJUNTIVO MANTÉM UMA CORRELAÇÃO VERBAL COM O VERBO NO PRESENTE DO INDICATIVO. AMBOS OS VERBOS DÃO UMA IDEIA DE PRESENTE. AO COLOCARMOS PERMITISSE, QUE ESTÁ NO PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO, ANULA-SE A IDEIA DE PRESENTE QUE ANTERIORMENTE SE ENCONTRAVAM NOS DOIS VERBOS, E SE TEM O PRESENTE DO INDICATIVO CORRELACIONADO COM O PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO. ISSO GERA INCORREÇÃO POR FALTA DE CORRELAÇÃO VERBAL. PERMITISSE É ALGO HIPOTÉTICO. O VERBO EXIGE, DÁ IDEIA DE FATO, PRESENTE.

97.       ESTÁ CORRETA A FRASE “CHEGOU JOÃO E MARIA”?
R: SIM, POIS QUANDO O SUJEITO COMPOSTO É POSPOSTO (VEM DEPOIS) DO VERBO ELE PODE CONCORDAR COM O TERMO MAIS PRÓXIMO E NÃO NECESSARIAMENTE COM OS DOIS SUJEITOS.

98.  HÁ SUJEITO NO TRECHO “SÃO TANTOS OS ESPAÇOS PARA A DITA PARTICIPAÇÃO POPULAR”?
R: SIM. O SUJEITO É “OS ESPAÇOS PARA A DITA PARTICIPAÇÃO POPULAR”; VERBO DE LIGAÇÃO É O “SER”; PREDICATIVO DO SUJEITO É “TANTOS”.
99.  É CORRETO AFIRMAR QUE NO TRECHO “SÓ FALTOU O DIABO DO HOMEM ME CHAMAR DE RATO”, O VERBO FALTAR É EMPREGADO COMO IMPESSOAL, E, PORTANTO, INTEGRA UMA ORAÇÃO SEM SUJEITO?
R: ERRADO. O SUJEITO DE “FALTOU” É “O DIABO DO HOMEM”. QUEM É QUE SÓ FALTOU ME CHAMAR DE RATO? RESPOSTA: O DIABO DO HOMEM. NA ORDEM DIRETA: O DIABO DO HOMEM SÓ FALTOU CHAMAR-ME DE RATO.

100.       NO TRECHO “TODO O SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DEVERIA SER PÚBLICO, UMA VEZ QUE A SUA MISSÃO É PRESTAR UM SERVIÇO PÚBLICO” PODERÍAMOS SUBSTITUIR “UMA VEZ QUE” POR PORQUE OU PORQUANTO?
R: SIM. POIS ELAS SÃO CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CAUSAIS.

101.       NO TRECHO “O ANEL DE OURO...” QUAL A FUNÇÃO SINTÁTICA EXERCIDA POR “DE OURO”?
R: O ADJUNTO ADNOMINAL: PODE SUCEDER UM SUBSTANTIVO CONCRETO OU ABSTRATO, NO CASO DA QUESTÃO FOI UM SUBSTANTIVO CONCRETO + PREPOSIÇÃO “DE”.

102.       CLASSIFIQUE O TERMO SUBLINHADO EM “ESTOU FELIZ COM A VIDA”:
R: FELIZ É ADJETIVO, ENTÃO SERÁ UM COMPLEMENTO NOMINAL. INICIOU-SE O TERMO COM PREPOSIÇÃO E SE LIGOU A UM ADJETIVO/ADVÉRBIO É COMPLEMENTO NOMINAL.
103.       O COMPLEMENTO NOMINAL PODE COMPLETAR O SENTIDO DE QUAIS CLASSES GRAMATICAIS?
R: ADJETIVO, ADVÉRBIO OU SUBSTANTIVO ABSTRATO.

104.       O ADJUNTO ADNOMINAL PODE COMPLETAR O SENTIDO DE QUAIS CLASSES GRAMATICAIS?
R: SUBSTANTIVOS CONCRETOS OU ABSTRATOS. EX.: O ANEL DE OURO SUMIU (CONCRETO). A MORDIDA DE RENATO DOEU (ABSTRATO). NOTE QUE QUANDO FOR ABSTRATO, O ADJUNTO ADNOMINAL DEVERÁ TER SENTIDO DE AÇÃO EM RELAÇÃO AO SUBSTANTIVO (E NÃO SOFRER A AÇÃO, POIS NESSE CASO CONFIGURARIA A UTILIZAÇÃO DO COMPLEMENTO NOMINAL).

105.       CLASSIFIQUE O TERMO SUBLINHADO EM “ESTOU LONGE DE CASA”:
R: LONGE É ADVÉRBIO: PALAVRA COM PREPOSIÇÃO COMPLETOU UM ADVÉRBIO, TEREMOS COMPLEMENTO NOMINAL.

106.       NO TRECHO “PARA O ENTENDIMENTO DE UMA FORMA PARTICULAR DE COMUNIÇÃO – MUITO ATUAL -, O ESTUDIOSO DEVE RECONSTRUIR SUAS IDEIAS” É OBRIGATÓRIO O USO DAS VÍRGULAS APÓS O TRAVESSÃO?
R: SIM, POIS ELE SEPARA UM ADJUNTO ADVERBIAL DESLOCADO DE FINALIDADE. DICA: RISQUE O TERMO ENTRE TRAVESSÕES E VERIFIQUE SE A VÍRGULA SERIA OBRIGATÓRIA.
107.       NO TRECHO “A ELABORAÇÃO DO CIENTISTA FOI GENIAL”, “DO CIENTISTA” EXERCE A FUNÇÃO SINTÁTICA DE ADJUNTO ADNOMINAL OU COMPLEMENTO NOMINAL?
R: O ADJUNTO ADNOMINAL PODE SUCEDER UM SUBSTANTIVO CONCRETO OU ABSTRATO, O COMPLEMENTO NOMINAL SOMENTE SUBSTANTIVO ABSTRATO. CASO SEJA UM SUBSTANTIVO ABSTRATO, O ADJUNTO ADNOMINAL DEVERÁ VIR COM SENTIDO DE AÇÃO, POR EXEMPLO, A ELABORAÇÃO DO CIENTISTA FOI GENIAL (O ADJUNTO ADNOMINAL “CIENTISTA” FOI QUE PRATICOU O SUBSTANTIVO ABSTRATO “A ELABORAÇÃO”). SE FOSSE UM COMPLEMENTO NOMINAL, ESSE TERIA SOFRIDO A AÇÃO, VEJAMOS: A REFORMA DO PRÉDIO FOI RÁPIDA. O PRÉDIO FOI QUEM SOFREU A AÇÃO DE SER REFORMADO.

108.        CLASSIFIQUE O TERMO SUBLINHADO EM “A CRÍTICA À MARIA FOI...”:
R: MARIA TEM SENTIDO PASSIVO, CRÍTICA SUBSTANTIVO ABSTRATO, ENTÃO SERÁ COMPLEMENTO NOMINAL. SE FOSSE “A CRÍTICA DE MARIA...”, SERIA ADJUNTO ADNOMINAL (MARIA FAZ A CRÍTICA
à SENTIDO DE AÇÃO).

109.       NO FRAGMENTO DE TEXTO “EU ESTUDO MUITO. PORTANTO, VOU PASSAR” A VÍRGULA É FACULTATIVA?
R: SIM. QUANDO O PERÍODO É INICIADO POR CONJUNÇÃO ADVERSATIVA OU CONCLUSIVA (EXCETO PARA A CONJUNÇÃO ADVERSATIVA “MAS”), O USO DA VÍRGULA SERÁ FACULTATIVO.
110.       NO TRECHO “A UM CORONEL QUE SE QUEIXAVA DA VIDA DE QUARTEL, UM JORNALISTA DISSE: CALE-SE” O EMPREGO DA VÍRGULA APÓS “QUARTEL” É FACULTATIVO?
R: SIM. “A UM CORONEL QUE SE QUEIXAVA DA VIDA DE QUARTEL” É OBJETO INDIRETO DO VERBO DIZER (QUEM DIZ, DIZ ALGO A ALGUEM). QUANDO UM COMPLEMENTO VERBAL, NESSE CASO OBJETO INDIRETO, APARECER ANTES DO VERBO INICIANDO O PERÍODO, ESSA VÍRGULA SERÁ FACULTATIVA.




111.        

Um comentário: