quinta-feira, 7 de abril de 2011

Administração Pública

PERGUNTAS

1. Julgue: Órgãos públicos são centros de competências para desempenho de funções estatais.

2. Julgue: Em sua forma de organização, o Ministério da Saúde conta com núcleos em cada estado da Federação. É uma forma de favorecer a hierarquia, gerando muitos empregos nos estados.

3. Segundo as teorias não-contratualistas, em sua forma originária, o Estado teria uma entre as seguintes origens, exceto: a) a ampliação do núcleo familial ou patriarcal. b) os atos de força, violência ou conquista. c) as causas econômicas ou patrimoniais. d) o desenvolvimento interno da sociedade. e) o fracionamento de Estados preexistentes.

4. Julgue: A descentralização administrativa ocorrida com a divisão da administração pública em direta e indireta possibilitou avanços na gestão pública do país e foi responsável por diminuir o controle federal sobre estados e municípios. (Q72824)

5. Julgue: Quanto menor for a supervisão exigida sobre determinada decisão, maior será o grau de descentralização.

6. Julgue: A princípio, um órgão público que esteja distribuído em várias regiões do país e vise diminuir seus custos com aquisição de material deve evitar a descentralização dessa atividade.

7. Julgue: Para reduzir custos de maneira geral, o Ministério da Saúde deve adotar como forma de organização a descentralização.

8. Julgue: Ao propor a departamentalização, o diretor deve considerar que as atividades com maior participação para a consecução dos objetivos da organização deverão estar subordinadas ao nível hierárquico mais próximo à base da pirâmide organizacional.

9. Ao departamentalizar, o diretor deve considerar os aspectos de ordem formal e informal.

10. Qual a diferença entre agências-executivas e agências-reguladoras? Fichar quem pode ser agência executiva e quem pode ser agência reguladora.

11. Julgue: Ações relevantes e estratégicas tais como atividades referentes às políticas públicas, planos e projetos, devem ser executadas diretamente pelos níveis mais altos da administração federal.

12. Julgue: O Banco Central do Brasil (BACEN) tem autonomia política para criar suas próprias normas.

13. Julgue: A descentralização administrativa efetivada mediante delegação decorre de ato unilateral do Estado e, normalmente, tem prazo indeterminado.

14. Quais as duas formas básicas de organização e atuação administrativas adotadas pelo Estado no desempenho de suas atribuições?

15. O que é a publicização para a Administração Pública? fichar

16. Julgue: As preocupações com a eficiência, com o cliente e com o próprio serviço público constituíram pilares da burocracia brasileira. Nesse sentido, a reforma do Estado possibilitou a divisão da administração pública em direta e indireta, privilegiando a descentralização da execução.

17. Julgue: Bresser Pereira trouxe conceitos inovadores com sua reforma administrativa. A publicização e a privatização fazem referência ao tamanho da máquina pública e da sua força de trabalho.

18. A descentralização administrativa em Administração Direta e Indireta diminui o controle federal sobre os Estados e Municípios? fichar

19. Julgue: As sociedades de economia mista sob o controle da União devem ser criadas por lei. Fichar

20. Qual a diferença entre planejamento Estratégico, Tático e Operacional?

21. Julgue: A Constituição Federal faz menção expressa apenas aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade.

22. A qual ambiente (interno ou externo) se referem às forças e fraquezas na matriz SWOT?

23. Relacione a estratégia a ser adotada em cada um dos seguintes casos: a) interno pontos fortes + externo oportunidade b) Interno pontos fortes + externo ameaças c) Interno ponto fraco + externo ameaças d) Interno ponto fraco + externo oportunidades .

24. A atividade de regulação exercida pelas agências reguladoras no Brasil é realizada somente sobre os serviços públicos desestatizados?

25. Qual a duração mínima do contrato de gestão?

26. O que preleciona a teoria do desenvolvimento organizacional? Fichar

27. Julgue: Preconizando a necessidade de modernizar a administração pública, com a melhoria de sua eficiência e o aumento de sua eficácia, a legislação prevê a qualificação de entidades como organizações sociais, voltadas para atividades relacionadas à educação e saúde, entre outras. Assim, enquadram-se quaisquer pessoas jurídicas de direito privado e fins lucrativos, que exercem, mediante contrato de gestão, funções inerentes à administração direta.

28. Qual a principal diferença entre o modelo Gerencial e o Modelo Burocrático? Fichar

29. Informe algumas características do sistema patrimonialista de administração.

30. Julgue: O diagrama de causa e efeito permite identificar as causas dos defeitos de um processo.

31. Julgue: O protocolo central do órgão deve manter controle da expedição de correspondência, de modo a ser capaz de informar sua localização aos usuários em tempo real.

32. Julgue: Um dos principais pressupostos da gestão em redes organizacionais é a existência de organizações independentes, mas que possuam relações específicas e dinâmicas que demandam gerenciamentos que objetivem a obtenção de melhores resultados globais.

33. Quais são as situações em que é cabível o Leilão?

34. Atualmente, qual o modelo de administração pública vivenciado pelo Estado?

35. A negociação é uma estratégia adequada para lidar com conflitos?

36. Informe outras estratégias de resolução de conflitos.

37. Julgue: A avaliação do cumprimento das metas previstas no plano plurianual inclui-se entre as finalidades do sistema de controle interno do Poder Executivo federal.

38. Os consórcios públicos pertencem a ADM direta ou ADM indireta?

39. Qual a diferença entre desconcentração e descentralização?

40. Julgue: Os constituintes de 1988 optaram pelo formato das competências concorrentes para a maior parte das políticas sociais brasileiras, combinando descentralização fiscal com descentralização de competências.

41. A fundação instituída pelo Estado com personalidade jurídica de direito privado se sujeita inteiramente a esse ramo do direito?

42. Julgue: A atuação do órgão público é imputada à pessoa jurídica que ele integra, mas o órgão não pode representá-la juridicamente.

43. Julgue: Órgãos superiores são os originários da Constituição e representativos dos Poderes de Estado, sem qualquer subordinação hierárquica ou funcional.

44. O que são agentes credenciados?

45. Julgue: Em nossos dias, embora sequer sejam citadas(os) pelo Decreto-Lei n. 200/1967, também integram a administração indireta os Consórcios Públicos com personalidade jurídica de direito público.

46. Qual o regime jurídico do pessoal das Agências Executivas?

47. Julgue: A agência reguladora não se sujeita a qualquer forma de tutela dos ministérios, ao contrário do que ocorre com a agência executiva.

48. Julgue: A desqualificação de fundação como agência executiva é realizada mediante decreto, por iniciativa do ministério supervisor.

49. Julgue: Entre as ações de gestão de contrato público admitidas após a sua celebração, inclui-se a sua modificação unilateral pela administração pública.

50. Julgue: I. A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante do contratado especialmente designado pela Administração, permitida a contratação de terceiros para assisti-lo.

51. Julgue: A duração dos contratos ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, salvo exceções contidas no PPA, serviços executados de forma contínua e aluguel de equipamentos.

52. Julgue: É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a administração, salvo o de pequenas compras de pronto pagamento.

53. Julgue: O contratado é obrigado a reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, às suas expensas, no total ou em parte, o objeto do contrato em que se verificarem vícios, excetuando-se os defeitos ou incorreções resultantes da execução ou de materiais empregados.

54. Julgue: O instrumento de contrato é obrigatório nos casos de concorrência e de tomada de preços, bem como nas dispensas e inexigibilidade cujos preços estejam compreendidos nos limites dessas duas modalidades de licitação.

55. Julgue: Ocorrendo impedimento, paralisação ou sustação do contrato, o cronograma de execução será prorrogado automaticamente por igual tempo.

56. Julgue: O atraso superior a 90 (noventa) dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras, serviços ou fornecimento, ou parcelas destes, já recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspensão do cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a situação, constituem motivo para rescisão do contrato.

57. Julgue: O fato do príncipe é o conceito referente às medidas de ordem geral, não relacionadas diretamente com o contrato, mas que nele repercutem, provocando desequilíbrio econômico-financeiro em detrimento do contratado.

58. Julgue: Os contratos administrativos regulam-se pelas cláusulas e preceitos de direito público, não havendo aplicação subsidiária do direito privado.

59. Julgue: O regime de execução ou a forma de fornecimento constitui cláusula necessária em todo contrato firmado pela administração pública.

60. Julgue: O processo de compras governamentais deve obedecer às seguintes etapas: preparação, convocação, habilitação, competição e contratação, e execução.

61. Quais são as modalidades de licitação e suas principais características?

62. Julgue: Pela sua própria natureza e finalidade, o pregão não admite a participação de empresas estrangeiras.

63. Julgue: Nas organizações públicas, a aplicação dos preceitos de gestão estratégica implica saber que tal como ocorre na iniciativa privada, missão e visão devem ser estabelecidas.

64. O que são fatores críticos de sucesso?

65. Julgue: O planejamento estratégico tem flexibilidade menor que outros tipos de planejamento por envolver a organização como um todo.

66. Julgue: O planejamento estratégico contém a identificação dos responsáveis por sua execução e implantação.

67. Quais são as fases do planejamento estratégico?

68. Qual a diferença entre planejamento Estratégico, Tático e operacional?

69. Julgue: Para se alcançar uma situação de equilíbrio na previdência social nos próximos anos, deve-se garantir, no planejamento, que os objetivos de nível mais elevado - os fins - estejam claramente interligados aos objetivos de nível mais baixo - os meios.

70. Julgue: O diagnóstico estratégico, uma das principais etapas do processo de planejamento estratégico, está intimamente relacionado com a definição das estratégias e políticas da empresa. Essa definição deverá preceder o diagnóstico estratégico.

71. Julgue: A gestão de um processo deve contemplar a sua modelagem, etapa em que é descrita a situação futura ou ideal do processo.

72. Julgue: A utilização de perguntas encadeadas sobre os efeitos, motivos e causas dos problemas que nos levam às causas fundamentais que devem ser "atacadas", evitando que se fique, como muitas vezes é usual, agindo apenas sobre os sintomas dos problemas e não em sua solução e bloqueio, é conhecido como Método de Pareto.

73. Julgue: A gestão organizacional com base em processos pressupõe a estruturação da organização em torno do modo de realização do trabalho, com a preocupação voltada para o valor que cada atividade agrega à anterior.

74. Julgue: Os macroprocessos, processos e subprocessos são atividades e(ou) tarefas que iniciam e terminam com o cliente externo, variando apenas o nível de complexidade e tamanho de cada um deles.

75. Julgue: Nas contratações de obras, serviços e compras, desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser exigida prestação de garantia, porém, não excederá a 4% (quatro por cento) do valor do contrato.

76. Quais são os casos previstos de inexigibilidade da lei 8.666?

77. O novo diretor de determinado órgão público pretende reestruturar as jurisdições das chefias e da unidade de comando. Após a reestruturação, pretende, ainda, tornar os diversos setores do órgão aptos a gerenciar diferentes projetos demandados pelo restante da organização. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir: Caso desejasse reestruturar apenas a unidade de comando, o diretor deveria escolher a estrutura funcional.

78. Qual a diferença entre cultura organizacional e clima organizacional?

79. Compare os seguintes métodos de departamentalização: departamentalização funcional, departamentalização por produto, departamentalização geográfica, departamentalização por clientela, departamentalização por processo, departamentalização por projetos.

80. Informe o conceito relacionado a cada definição a seguir: a) é o processo sistemático, planejado, gerenciado, executado e acompanhado sob a liderança da alta administração da instituição, envolvendo e comprometendo todos os gerentes e responsáveis e colaboradores da organização. b) é o repensar fundamental e é a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, tais como custos, atendimento e velocidade. c) está relacionada a propriedades ou características de um produto ou serviço que influenciam relacionadas à sua capacidade de satisfazer as necessidades explícitas ou implícitas dos que o utilizam. d) significa a capacidade de promover a sintonia entre os governos e as novas condições sócio-econômicas, políticas e culturais.

81. Julgue: Administração Gerencial é uma resposta, de um lado, à expansão das funções econômicas e sociais do Estado e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial.

82. Julgue: É uma característica do serviço público desconcentrado ser uma técnica de especialização.

83. Julgue: Sem a tecnologia de informação é impossível a implementação da gestão de processos.

84. Julgue: Na gestão de processos, as equipes trabalham com propósito claro e com senso de responsabilidade em relação a objetivos mensuráveis de desempenho, cujo principal indicador é a satisfação do cliente ou usuário.

85. Julgue: A gestão de processos inclui-se na visão sistêmica de administração pública, na qual predomina o foco na estrutura da organização.

86. Julgue: A gestão de processos responde à complexidade do cenário atual, em que a convergência entre as demandas de parceiros e as de clientes gera rápidas mudanças no mercado e cria novas oportunidades.

87. Julgue: Nos limites da deslegalização operada pelas leis específicas que criam agências reguladoras, tais entidades exercem poder normativo e emitem normas genéricas e abstratas a serem observadas no âmbito do segmento objeto da regulação.

88. Julgue: O extrato dos contratos administrativos deve ser publicado no Diário Oficial, no prazo máximo de 30 dias, a contar da data de sua assinatura.

89. Julgue: A garantia contratual, em regra, não deve exceder 5% do valor do contrato, no entanto, esse percentual pode atingir 15% no caso de obras, serviços e fornecimentos de grande vulto, particularmente aqueles que envolvam riscos financeiros.

90. Julgue: Os contratos administrativos admitem alterações bilaterais, isto é, por acordo das partes, nos casos previstos em lei.

91. Julgue: Caso o objetivo do gestor de órgão público seja garantir a coesão do grupo e a comunicação entre os seus membros, ele deve evitar adotar a estrutura de departamentalização matricial.

92. Julgue: A adoção da departamentalização funcional é contraindicada caso a direção de um órgão público objetive criar, nos diversos setores desse órgão, estrutura de trabalho que favoreça o desenvolvimento da inovação e da criatividade.

93. Julgue: O enfraquecimento da especialização constitui uma desvantagem da departamentalização geográfica.

94. Julgue: A departamentalização matricial, por meio da qual se unem a estrutura funcional e a de projeto, é necessária em razão de as instituições terem, atualmente, filiais em diversas cidades ou países.

95. Julgue: A departamentalização por clientes atende de forma mais apropriada à organização cujos objetivos principais sejam o lucro e a produtividade.

96. Julgue: A departamentalização por processos favorece a rápida adaptação da empresa às mudanças organizacionais.

97. Julgue: A elaboração de indicadores é uma das atividades próprias do processo organizacional desenvolvidas na fase de planejamento.

98. Julgue: A definição de novas formas de controle resulta do processo de planejamento.

99. Paulo, novo diretor de uma organização pública, pretende desenvolver um sistema de controle capaz de apontar erros cometidos durante a execução dos serviços. Para a consecução de seu objetivo, definiu novas formas de controle com base em informações que coletou pessoalmente, ao interagir com colaboradores de todos os setores da instituição, sem se restringir aos métodos tradicionais de obtenção de dados. Julgue: O sistema que Paulo pretende desenvolver apresenta uma das principais características de um sistema de controle efetivo: a instantaneidade.

100. Julgue: Ao coletar as informações para definir as novas formas de controle, Paulo privilegiou o fluxo comunicativo circular.

101. Julgue: No processo organizacional, o indicador utilizado na avaliação de um curso para capacitação de servidores de um órgão público corresponde a um valor numérico, e o índice depende do número de concluintes dividido pelo total de matriculados no curso.

102. Julgue: A distribuição do trabalho entre os departamentos, a definição dos meios de acompanhamento e avaliação dos resultados, faz parte de que fase do processo organizacional?

103. Julgue: O processo de planejamento contempla a definição dos meios de acompanhamento e avaliação dos resultados.

104. Julgue: A primeira tarefa do planejador é definir um plano, parte mais importante do processo de planejamento. Em seguida, ele deve coletar e processar dados relevantes para a implementação desse plano, a partir de novas informações e decisões.

105. Julgue: Uma das finalidades do processo de controle é gerar elementos para dar retorno aos integrantes da equipe. Esse retorno pode ser considerado o processo de avaliar, informar ou corrigir o desempenho humano.

106. Julgue: Os Departamentos de uma organização podem ser estruturados formalmente por três grupos principais: Por função, por produto/mercado e matricial.

107. Julgue: Em grandes organizações, é possível a coexistência de dois ou mais tipos de departamentalização.

108. Julgue: A departamentalização ligada a produtos facilita a coordenação entre os departamentos da organização.

109. Qual a diferença entre órgãos superiores e órgãos autônomos?

110. Julgue: Os dirigentes das sociedades de economia mista, sejam eles empregados ou não da referida empresa, são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho.

111. Julgue: As entidades do Sistema S (SESI, SESC, SENAI etc.), conforme entendimento do TCU, não se submetem aos estritos termos da Lei n.º 8.666/1993, mas sim a regulamentos próprios.

112. Julgue: As sociedades de economia mista e as empresas públicas têm por objetivo permitir a exploração de atividade econômica pelo poder público, nas hipóteses expressamente permitidas pelo artigo 173 da Constituição Federal, sendo que somente entidades dotadas de personalidade jurídica de direito público podem atuar como prestadoras de serviço público.

113. Julgue: As referências à União, Estados e Municípios, adotadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, englobam as respectivas administrações direta, fundos, autarquias, fundações e empresas estatais dependentes, estas ainda que submetidas ao regime jurídico de direito privado.

114. Quais são as matérias que não podem ser delegadas?

115. Julgue: A concessão de serviço público para a exploração do serviço de manutenção e conservação de estradas é um caso de desconcentração.

116. Julgue: Entidades estatais são pessoas jurídicas de Direito Público que integram a estrutura constitucional do Estado, mas, não têm poderes políticos nem administrativos.

117. Julgue: Órgãos subalternos são os que exercem atribuições de mera execução, sempre subordinados a vários níveis hierárquicos superiores.

118. Quando celebram termo de parceria com a Administração Pública, as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIPs - como entidades do terceiro setor, exercem atividade privada de interesse público ou exercem atividade de direito público?

119. Julgue: A descentralização efetivada através da criação por lei de um órgão da administração indireta com o fim específico de prestar um serviço público é realizada mediante outorga.

120. Julgue: A repartição de funções entre os vários órgãos (despersonalizados) de uma mesma Administração, sem quebra de hierarquia, em que a prestação de serviços é direta e imediata; e a atribuição de Poderes da Administração a outrem, distinta da do Estado, que age por outorga do serviço (mas sempre em nome próprio), referem-se, respectivamente, à desconcentração administrativa e descentralização.

121. Julgue: Dentre outras regras e princípios, as autarquias gozam de imunidade de impostos sobre seu patrimônio, renda e serviços vinculados às suas finalidades essenciais ou delas decorrentes.

122. Julgue: A empresa contratada por processo licitatório é responsável pelos danos que causar aos equipamentos e (ou) a outros bens de propriedade do contratante e aos de propriedade dos funcionários contratados.

123. Qual a diferença entre Permissão e Concessão de um serviço público?

124. Julgue: Contrato é todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da administração pública e particulares, em que haja acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada pelo documento que formaliza tal acordo.

125. Julgue: As agências executivas constituem figura nova na estrutura formal da administração pública que poderá ser conferida pelo poder público somente as autarquias que com ele celebrarem contrato de gestão e atendam os demais requisitos fixados pela lei 9.649/1998.

126. Qual a periodicidade mínima do contrato de gestão firmado com uma agência executiva?

127. Julgue: Assim como ocorre para as sociedades de economia mista, consórcios públicos e fundações públicas, para as agências executivas, o limite de dispensa de licitação é o dobro (20%) da empregada pela administração em geral. Vale lembrar que esse limite (20%) também é aplicável aos consórcios públicos e a todas empresas públicas e sociedades de economia mista.

128. Julgue: Para se transformar em agência executiva, uma fundação deve ter, em andamento, planos estratégicos de reestruturação e de desenvolvimento institucional.

129. Julgue: Considere que os representantes legais de uma empresa distribuidora de energia elétrica estejam inconformados com decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), reguladora do setor elétrico. Nessa situação, não cabe recurso hierárquico da decisão da ANEEL, salvo quanto ao controle de legalidade.

130. Julgue: Os diretores de agência reguladora são indicados e exonerados ad nutum pelo chefe do ministério a que a agência se vincula.

131. Julgue: O poder executivo poderá qualificar como agência executiva a autarquia ou fundação que tenha um plano estratégico de reestruturação e de desenvolvimento institucional em andamento e tenha celebrado contrato de gestão com o respectivo ministério supervisor.

132. Julgue: As agências reguladoras federais são criadas por meio de decreto autônomo do Presidente da República, observada a necessária autonomia administrativa e financeira que confere a elas independência frente ao Poder Executivo respectivo.

133. Julgue: Nos limites da deslegalização operada pelas leis específicas que criam agências reguladoras, tais entidades exercem poder normativo e emitem normas genéricas e abstratas a serem observadas no âmbito do segmento objeto da regulação.

134. O novo diretor de determinado órgão público pretende reestruturar as jurisdições das chefias e da unidade de comando. Após a reestruturação, pretende, ainda, tornar os diversos setores do órgão aptos a gerenciar diferentes projetos demandados pelo restante da organização. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir. A adoção, pelo diretor, da estrutura linha-staff aceleraria o processo decisório.

135. Julgue: Caso os projetos interdisciplinares demandados pelo órgão sejam poucos e apresentem baixo grau de prioridade, o diretor deve optar pela estrutura matricial funcional.

136. Julgue: Uma estrutura organizacional, privada ou pública, pode ser entendida como a integração entre as estruturas formal e informal. A estrutura formal da organização é oficialmente constituída de seus padrões vigentes, normas e composições, a exemplo da cultura organizacional, que apresenta crenças, valores, símbolos e demais instrumentais adotados pela organização.

137. Julgue: Embora a palavra clima seja de fácil entendimento como sinônimo de atmosfera, sua investigação e análise científica não são tão fáceis. Não há concordância na definição do termo, nem no desdobramento de seus fatores componentes.

138. Julgue: Em uma estrutura funcional o grau de inovação é baixo e há uma visão restrita das metas organizacionais.

139. Julgue: Estrutura organizacional que alcança a coordenação necessária para atender a demandas duais de clientes; permite o compartilhamento flexível de recursos humanos entre os produtos; faz com que os participantes experimentem autoridade dual. Trata-se da estrutura geográfica.

140. Julgue: O clima organizacional pode e deve ser gerenciado por meio de estratégias como desenvolvimento gerencial.

141. Julgue: A administração pública é caracterizada, do ponto de vista objetivo, pela própria atividade administrativa exercida pelo Estado, por meio de seus agentes e órgãos.

142. Julgue: As reformas realizadas por meio do Decreto-lei n.º 200/1967 não desencadearam mudanças no âmbito da administração burocrática central, o que possibilitou a coexistência de núcleos de eficiência e de competência na administração indireta e formas arcaicas e ineficientes no plano da administração direta ou central.

143. Julgue: A administração pública burocrática sustenta, entre seus objetivos globais, a necessidade de aumentar a governança do Estado, ou seja, sua capacidade administrativa de governar com efetividade e eficiência, direcionando a ação dos serviços de Estado para o atendimento dos cidadãos.

144. Julgue: A administração pública brasileira, embora marcada pela cultura burocrática e regida pelo princípio do mérito profissional, não constitui, no seu conjunto, uma burocracia profissional nos moldes weberianos.

145. Julgue: Para a administração pública burocrática, o interesse público é frequentemente identificado com a afirmação do poder do Estado. A administração pública gerencial nega essa visão do interesse público, relacionando-o com o interesse da coletividade, e não do Estado.

146. Julgue: A reforma administrativa instituída pelo Decreto-lei n.º 200/1967 distinguiu claramente a administração direta e a administração indireta no que se refere às áreas de compras e execução orçamentária, padronizando-as e normatizando-as de acordo com o princípio fundamental da descentralização.

147. Julgue: O aparelho do Estado, segundo a administração pública gerencial, divide-se em três setores: núcleo estratégico, que é o governo em sentido lato; o setor das atividades exclusivas, composto dos serviços que só o governo pode realizar; e o setor de serviços não exclusivos, no qual o Estado atua simultaneamente com outras organizações públicas não estatais e privadas.

148. Julgue: O Objetivo de LEWIN era determinar qual dos estilos de liderança era o mais eficaz.

149. Julgue: A primeira constatação de Lewin foi que o estilo liberal era o mais eficaz.

150. Julgue: Lewin conseguiu demonstrar que o estilo Democrático era superior ao Autocrático.

151. Julgue: Caso o administrador adote uma liderança liberal, as questões serão debatidas e decididas em grupo.

152. Julgue: O empowerment no setor público funciona como catalisador do processo de descentralização de responsabilidades.

153. Julgue: A reengenharia dos processos objetiva a redução do número de colaboradores por meio do redesenho dos fluxos dos processos do empreendimento.

154. Julgue: Os fluxogramas da empresa contribuem para uma gestão de processos de qualidade.

155. Julgue: Pode-se considerar processo organizacional o conjunto de atividades, mesmo que não relacionadas entre si, que transformam insumos em produtos ou serviços, que tem valor para um grupo específico de clientes.

156. Julgue: O estudo de processos críticos na organização tem o objetivo de assegurar a fluidez da movimentação entre pessoas e unidades da organização, estabelecendo limites de decisão que permitam o aumento de eficácia e da eficiência dessas ações sistemáticas.




RESPOSTAS

1. Correto. Órgãos públicos são centros de competências instituídos para o desempenho de funções estatais, através de seus agentes, cuja atuação é imputada à pessoa jurídica a que pertencem. São unidades de ação com atribuições específicas na organização estatal. Cada órgão, como centro de competência governamental ou administrativa, tem necessariamente funções, cargos e agentes, mas é distinto desses elementos, que podem ser modificados, substitutos ou retirados sem supressão da unidade orgânica. Isto explica porque a alteração de funções, ou a vacância dos cargos, ou a mudança de seus titulares não acarreta a extinção do órgão. (Helly Lopes Meirelles)

2. Não favorece a hierarquia. O que ocorre na verdade é uma horizontalização da estrutura. É a departamentalização por área geográfica.

3. Algumas teorias são apontadas sobre a criação do Estado, sendo basicamente divididas em duas: teorias não-contratualistas e teorias contratualistas. Origem familiar ou patriarcal: Se inspira em Aristóteles. Para ele, o homem é um animal político que vive em grupo e é naturalmente social. A própria família é uma espécie de sociedade (sociedade doméstica), onde já surge uma autoridade, a quem cabe estabelecer as regras. Origem em atos de força: Baseia-se na imposição de regras de um grupo por meio da coerção física. É a "lei do mais forte" típica do estado de natureza. Origem em causas econômicas: Encontra as origens do Estado na dominação através da acumulação primitiva de excedentes de produção e na apropriação. Está normalmente associada à teoria marxista. Origem no desenvolvimento interno da sociedade: Localiza o aparecimento do órgão estatal como efeito da complexidade de relações sociais estabelecidas pelo homem. É formulada por Durkheim dentro dos conceitos de solidariedade mecânica e orgânica. As teorias contratualistas de Hobbes e Locke explicitam em comum a interpretação individualista, dado o contrato ser um ato firmado entre indivíduos conscientes e deliberados que abrem mão em parte ou em todo de seu arbítrio para que outrem o exerça. Letra E errada?

4. Correta.

5. Correto.

6. Correto.

7. Errado. Custos. Devido às economias de escala, uma função centralizada pode ser administrada com menos recursos do que uma função descentralizada. A função de compras em uma grande organização geralmente fica a cargo de um departamento centralizado, para que a organização consiga melhores descontos e condições de pagamento, o que não ocorreria se a função fosse dispersa. Quando um número grande de tarefas similares são desempenhadas em um único lugar, as economias são possíveis porque o equipamento e as facilidades podem ser compartilhados e, em geral, poucas pessoas são necessárias para o trabalho.

8. Errado. Ao propor a departamentalização, o diretor deve considerar que as atividades com maior participação para a consecução dos objetivos da organização deverão estar subordinadas ao nível hierárquico mais próximo à CÚPULA da pirâmide organizacional.

9. Correto. O comportamento do indivíduo não pode ser compreendido sem se considerar a organização informal como sendo um conjunto de interações e relacionamentos que se estabelecem entre as pessoas em paralelo à organização formal que é conduzida por práticas estabelecidas por leis, por políticas empresarias previamente estabelecidas tem caráter essencialmente lógico. Há processos espontâneos de evolução social que se exercem no seio de toda atividade organizacional, sem qualquer objetivo determinado, consciente e preciso, e que conduzem à organização informal. Concretiza-se no uso de costumes, tradições, ideias e normas sociais. A teoria clássica concentra-se na organização formal, enquanto que a organização informal foca na teoria das relações humanas.

10. Agência Reguladora - É uma autarquia criada sob regime especial, com a atribuição de exercer o poder normativo das concessões e permissões de serviços públicos, competência essa que, originalmente, é do Poder Público. Assim, exerce o poder de polícia, fiscalizando e controlando a atuação dos concessionários e permissionários. Entre os muitos exemplos que temos atualmente, cito ANEEL, ANA, ANATEL, ANVISA. Agências reguladoras são entidades administrativas com alto grau de especialização técnica, integrantes da estrutura formal da Administração Pública, instituídas sob a forma de autarquias em regime especial, com a função de regular um setor específico de atividade econômica, ou de intervir de forma geral sobre relações jurídicas decorrentes destas atividades, que devem atuar com a maior independência possível perante o Poder Executivo e com imparcialidade em relação às partes interessadas (Estado, setores regulados e sociedade). Cabe observar que nada obriga à adoção da forma jurídica de autarquia na instituição de uma ‘agência reguladora’. Essa tem sido, até agora, a forma adotada pelo legislador, especialmente pela necessidade de conferir-lhes atribuições típicas do Poder Público, como o exercício do poder de polícia e poder normativo. A organização formal de nossa Administração Pública comporta quatro espécies: autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista. Agência executiva é apenas uma autarquia ou uma fundação pública, independentemente de seus objetos, que tenha recebido essa qualificação do Poder Executivo, sendo condição “sine qua non” para tanto a celebração de um contrato de gestão. As agências reguladoras, até hoje, foram todas constituídas sob a forma de autarquias (logo, a espécie organizacional adotada foi a de autarquia). Para as agências reguladoras a celebração de contrato de gestão somente será obrigatória se estiver prevista na lei que criou a agência (para muitas é obrigatório, mas não para todas). Agência Executiva - É uma qualidade ou atributo de pessoa jurídica de direito público que celebre contrato de gestão (art. 37, § 8º, CF/88 e art. 5º, Lei federal nº 9.637/98) para otimizar recursos, reduzir custos, aperfeiçoar o serviço público. Ressalte-se que tal qualidade pode ser atribuída tanto às autarquias quanto às fundações, desde que cumpram os requisitos do art. 51 da Lei Federal nº 9.649/98: “I – ter um plano estratégico de reestruturação e de desenvolvimento institucional em andamento; II – ter celebrado Contrato de Gestão com o respectivo Ministério supervisor.” Veja também o que diz o art. 52 da mesma Lei: “Art. 52. Os planos estratégicos de reestruturação e de desenvolvimento institucional definirão diretrizes, políticas e medidas voltadas para a racionalização de estruturas e do quadro de servidores, a revisão dos processos de trabalho, o desenvolvimento dos recursos humanos e o fortalecimento da identidade institucional da Agência Executiva. § 1o Os Contratos de Gestão das Agências Executivas serão celebrados com periodicidade mínima de um ano e estabelecerão os objetivos, metas e respectivos indicadores de desempenho da entidade, bem como os recursos necessários e os critérios e instrumentos para a avaliação do seu cumprimento. § 2o O Poder Executivo definirá os critérios e procedimentos para a elaboração e o acompanhamento dos Contratos de Gestão e dos programas estratégicos de reestruturação e de desenvolvimento institucional das Agências Executivas.” Assim, a agência executiva tem maiores privilégios que as demais autarquias ou fundações sem essa qualidade, mas fica adstrita a um contrato de gestão. Trata-se de entidade já existente que, temporariamente, tem essa característica. O aspecto transitório refere-se à duração de dito contrato de gestão. As agências executivas podem revestir a forma de autarquia ou de fundação pública. As agências executivas obrigatoriamente devem ter celebrado um contrato de gestão

11. Errada. Devem ser elaboradas, não executadas.

12. Errado. O BACEN por ser uma autarquia tem autonomia administrativa e financeira. Já as entidades políticas, como por exemplo, a União e os Estados, têm autonomia política, ou seja, podem criar normas (leis).

13. Quando o Estado descentraliza administrativamente suas atividades através de delegação, o Estado estará transferindo apenas a execução do serviço público para pessoa física ou jurídica e não o serviço público como quando outorga para a administração indireta. Portanto, na delegação, o Estado mantém a titularidade do serviço público. A delegação pode se dar de duas maneiras: • Por meio de contrato de concessão ou permissão de serviço público. • Por ato administrativo unilateral com a autorização de serviços públicos.

14. Centralizada e descentralizada (Centralização e Descentralização).

15. Publicização - migração de parte da gestão dos órgãos prestadores de serviços não exclusivos de Estado (arte e cultura, pesquisa, meio ambiente, esportes, assistência social, educação e saúde) para entidades públicas de direito privado chamadas Organizações Sociais

16. Errado. Na Administração burocrática, o Estado volta-se para si mesmo, perdendo a noção de sua função básica que é servir a sociedade. A qualidade fundamental da administração burocrática é a efetividade no controle dos abusos. Seu defeito, a ineficiência, a auto-referência, a incapacidade de voltar-se para o serviço dos cidadãos vistos como clientes. (Chiavenato, 2006). O modelo burocrático não se volta para o cliente (característica do modelo gerencial), mas volta-se para ele mesmo, para os interesses do próprio Estado ou burocracia, esquecendo-se de sua função essencial que é servir o cidadão, cliente, sociedade. A utilização da administração indireta é uma forma de descentralização, conceito do gerencialismo. Descentralizar é dar autonomia para essas empresas e autarquias criadas. Autonomia de decisão, o que acelera a execução, melhorando o serviço público.

17. CORRETO, pois tanto a Publicização quanto à Privatização fazem referência ao tamanho da máquina pública e à força de trabalho, uma vez que ambas, de certa forma, transferem sua administração; ambas conceituadas no plano diretor Bresser Pereira; Privatização - venda de uma empresa do setor público ao setor privado

18. A descentralização administrativa diminui o controle federal porque, no mínimo, reforça a autonomia dos entes federativos {estados e municípios}, pois sem a intervenção da União podem criar outras entidades vinculadas a eles. Se há um aumento da autonomia com a descentralização há também uma diminuição do controle da União sobre os estados e municípios. A questão está de forma inversa, a centralização administrativa é que possibilita um maior controle, porque vc enxuga a máquina pública, mas com dificuldade de prestar os serviços. Logo, a descentralização administrativa possibilita menos controle, ou seja, este diminui.

19. As Sociedades de Economia Mista necessitam de lei específica, no entanto, esta NÃO CRIA, apenas AUTORIZA a sua criação, que vai se consumar por meio dos estatutos sociais no órgão competente.

20. Planejamento Estratégico: longo prazo, maior grau de interação com o ambiente, envolve empresa como todo, flexibilidade na busca de resultados, definido pela cúpula; Planejamento Tático/funcional: médio prazo, definido por gerentes para cada área/departamento (nível intermediário), adapta-se às restrições determinadas pelos métodos e procedimentos, às restrições do orçamento e às restrições de tempos para a execução,ênfase na eficácia. Planejamento Operacional: curto prazo, envolve cada tarefa/atividade, ênfase na eficiência.

21. O Macete para esse princípio forma a palavra LIMPE (art. 37 da CF/88): Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência (este acrescentado na emenda constitucional n° 19 de 1998).

22. Forças e fraquezas se referem ao ambiente interno da organização, enquanto que as oportunidades e ameaças se referem ao ambiente externo, onde a organização não tem poder sobre elas.

23. Interno pontos fortes + externo oportunidade = desenvolvimento b) Interno pontos fortes + externo ameaças = manutenção c) Interno ponto fraco + externo ameaças = sobrevivência d) Interno ponto fraco + externo oportunidades = crescimento

24. A regulação não é exercida somente sobre os serviços públicos desestatizados. O Estado regula atividades econômicas as mais diversas, em setores como sistema financeiro, o mercado de petróleo e combustíveis, o sistema portuário, os serviços suplementares de saúde ("planos de saúde") etc. Muitos desses setores jamais foram explorados diretamente pelo Estado e outros podem continuar sendo, como é o caso do petróleo, que, embora explorado por uma sociedade de economia mista federal (não mais em regime de exclusidade), está submetido a uma agência reguladora instituída nos moldes atuais;

25. § 4º O contrato de gestão terá a duração mínima de um ano, admitida a revisão de suas disposições em caráter excepcional e devidamente justificada, bem como a sua renovação, desde que submetidas à análise e à aprovação referidas no § 1º deste artigo, observado o disposto no § 7º do art. 4º deste Decreto.

26. Uma das teorias que buscaram integrar a gerência de recursos humanos com a gestão estratégica foi a do desenvolvimento organizacional (DO). As comunicações e as interações constituem os aspectos fundamentais do DO para que ele obtenha a multiplicação dos esforços rumo à mudança.

27. Errado. Elas não têm fins lucrativos.

28. Em relação ao gerencialismo e a burocracia na Administração Pública, podemos considerar dois tipos de controle: o de resultados e o de processos. E o controle pode ser feito em dois momentos: a posteriori e a priori. A Administração Pública Burocrática faz o controle dos processos e a priori. Nesse caso, importa mais saber se os recursos foram bem aplicados, em vez de saber se a ação gerou resultados. Além disso, o controle a priori indica que se parte de uma pré-desconfiança nas pessoas - há uma série de mecanismos para evitar a corrupção, daí a grande burocracia. Já a Administração Pública Gerencial faz o controle dos resultados e a posteriori. Assim, os fins (resultados) se sobressaem em relação aos meios - importa antes a qualidade do que é feito, logo vale gastar desde que tenhamos bons frutos. O controle é feito a posteriori, dando confiança ao agente e ao cidadão para dar mais flexibilidade às ações - depois, então, efetuar o controle para ver se saiu tudo certo. Essa diferença nos controles constitui uma das principais diferenças entre a Administração Pública Burocrática e Gerencial.

29. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PATRIMONIALISTA: Momento histórico: Monarquia. Agentes: reis, nobres. Privatização do Estado e democracia fraca. Preocupação com controle baixíssima. Corrupção e nepotismo altíssimos. Cargos como prebendas e sinecuras: benefícios fáceis, sem esforços, troca de favores. Res pública = res principis (coisa pública = coisa do príncipe).

30. O diagrama de causa e efeito (diagrama de Ishikawa ou espinha-de-peixe) é a representação gráfica das causas de um fenômeno. Tal diagrama nos ajuda a identificar os fatores que determinam resultados que desejamos obter (processo, desempenho, oportunidade), bem como as causas de problemas que precisamos evitar (defeitos, falhas, variabilidade).

31. Correto.

32. Correto.

33. Nos termos do art. 22 § 5º, da Lei 8.666/93, o Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados, para a venda, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação, do seguintes bens: a) bens móveis inservíveis para a administração; b) produtos legalmente apreendidos ou penhorados; c) bens imóveis da Adminsitração Pública, cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento (art. 19, III).

34. Atualmente, o modelo vivenciado pelo Estado brasileiro é o da administração pública GERENCIAL. O chamado “modelo gerencial” começa a ser implantado em 1995, durante o governo FHC, com a edição do “Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado”. A administração pública gerencial constitui um avanço e até certo ponto um rompimento com a administração pública burocrática. Isto não significa, entretanto, que negue todos os seus princípios. A diferença fundamental está na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados, e não na rigorosa profissionalização da administração pública, que continua um princípio fundamental.

35. Correto.

36. RETIRADA ESTRATÉGICA - significa evitar o problema. Utilizada como tática de curto prazo ou abordagem estratégica para períodos mais prolongados. É uma forma passiva e trata-se mais de uma solução temporária, pois não resolve o conflito. APAZIGUAMENTO - ou "panos quentes" - busca-se os pontos em COMUM, mas foge-se dos pontos em desacordo. Técnica para manter a PAZ e evitar conflitos abertos. Também de natureza provisória, não duradoura. NEGOCIAÇÃO - barganha - busca-se um ACORDO, proporcionando solução definitiva para o conflito. COLABORAÇÃO OU CONFRONTO - solução objetiva. Define-se o problema e discute-se através de diálogo aberto. FORÇA - utilizar o poder para a resolução definitiva, ou seja, há um vencedor e um vencido. É O RECURSO QUE REQUER MENOS TEMPO, porém PODE DEIXAR SOMBRAS posteriores.

37. Correto. CF/88 Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.

38. Os consórcios públicos poderão ser constituídos como pessoas jurídicas de direito privado ou como pessoas jurídicas de direito público. Caso sejam constituídas como pessoas jurídicas de direito público, a lei explicitamente afirma integrarem eles a Administração Pública Indireta.

39. Descentralização = Outorga ou delegação - Transfere-se a titularidade e não há hierarquia. Desconcentração = Aumenta o desempenho. Divisão de atividades através da departamentalização dentro da mesma estrutura: divide o serviço para ter mais eficiência, porém há hierarquia.

40. Correto.

41. Não. A situação das fundações públicas com personalidade jurídica de direito privado não é bem definida, havendo incontornáveis divergências doutrinárias e muito pouca jurisprudência conclusiva sobre os pontos mais polêmicos. Num plano puramente teórico, conceitual, é fácil afirmar que essas entidades sujeitam-se a um regime híbrido, isto é, são em parte reguladas por normas de direito privado e em parte reguladas por normas de direito público.

42. Correto.

43. Errado. Esses são os órgãos independentes. Quanto à posição que ocupam na estrutura do Estado, classificam-se da seguinte forma: - órgãos independentes: são aqueles que não sofrem qualquer relação de subordinação; são independentes (a presidência da república, por exemplo); - órgãos autônomos: são órgãos que estão subordinados aos independentes, mas gozam de grande autonomia; - órgãos superiores: estão, hierarquicamente, abaixo dos autônomos e dos independentes, mas ainda tem poder de decisão; - órgãos subalternos: são meros órgãos de execução, sem poder de decisão. Os órgãos superiores são aqueles que exercem funções de planejamento, direção e controle. Possuem autonomia técnica, quanto às suas atribuições específicas, mas são despidos de autonomia administrativa e financeira. Estão sempre subordinados a um órgão independente e, conforme o caso, a um ou mais órgãos autônomos. Nessa categoria se incluem órgãos com as mais variadas denominações, como as Procuradorias, as Gerências, as Coordenadorias, as Secretarias-Gerais etc. O que importa para definir um órgão como superior é a autonomia técnica na sua área-fim, sendo cada órgão autônomo composto por diversos órgãos desta natureza.

44. AGENTES CREDENCIADOS. Agentes credenciados são aqueles convocados ou convidados para representar o Poder Público em determinada solenidade ou para desempenhar uma tarefa específica. Tal como os agentes honoríficos, não mantêm vínculo profissional com o Poder Público, mas, ao contrário deles, em regra são remunerados pelo exercício de suas funções. Também são considerados funcionários públicos para fins penais.

45. Correto.

46. Agência executiva é um qualificativo atribuído às autarquias e às fundações da administração pública federal e o regime de pessoal das autarquias e fundações é, em regra, o estatutário.

47. Errado. Ambas estão sujeitas à tutela dos ministérios instituidores.

48. Correto. Art. 1º, § 4º, Decreto 2.487/98: "A desqualificação de autarquia ou fundação como Agência Executiva dar-se-á mediante decreto, por iniciativa do Ministério supervisor, com anuência do Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, sempre que houver descumprimento do disposto no parágrafo anterior."

49. Correto. Esta prerrogativa está prevista na lei 8.666/93, mais especificamente nos artigos 58, I e 65, I, a e b, os quais estão assim escritos: Art. 58. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de: I – modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado;

50. Errado. A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado, permitida a contratação de terceiros para assisti-lo.(art. 67 da lei 8.666).

51. Correto.

52. Correta.

53. Errada. O contratado é obrigado a reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, às suas expensas, no total ou em parte, o objeto do contrato em que se verificarem vícios, os defeitos ou incorreções resultantes da execução ou de materiais empregados.(art. 69 da lei 8.666)

54. Correta.

55. Correto. O tempo a que se refere, é o da paralisação

56. Correto.

57. Correto. Denomina-se fato do príncipe toda determinação estatal geral, imprevisível, que impeça ou, o que é mais comum, onere substancialmente a execução do contrato, autorizando sua revisão, ou mesmo sua rescisão, na hipótese de tornar-se impossível seu cumprimento. O fato do príncipe encontra-se expressamente mencionado (embora não definido) no art. 65, II, “d”, da Lei nº 8.666 como situação ensejadora da revisão contratual para garantir a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do contrato.

58. ERRADO. Nas palavras de Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo: "Deve-se atentar para o fato de que os contratos administrativos são apenas predominantemente regidos pelo direito público. Deveras, aplica-se a eles, subsidiariamente, as normas e princípios de direito privado, pertinentes à denominada 'teoria geral dos contratos'". Igualmente, cita-se o disposto no art. 54 da Lei 8.666 que manda aplicar supletivamente as normas de direito privado: "Art. 54. Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado"

59. Correto. Art. 55. São cláusulas necessárias em todo contrato as que estabeleçam: I - o objeto e seus elementos característicos; II - o regime de execução ou a forma de fornecimento.

60. Correto. Na fase interna temos a preparação. A fase externa, ou pública, inicia-se com a publicação do instrumento convocatório (convocação), passa pela recepção das propostas, habilitação dos licitantes (habilitação), julgamento das propostas (competição), adjudicação dos itens aos vencedores (contratação) e a homologação do processo e por fim a execução.

61. § 1° Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto. § 2° Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. § 3° Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas. § 4° Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias. § 5° Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994) a) Concorrência - Usada para valores altos: obras serviços de engenharia acima de R$1.500.000,00 e demais serviços e compras acima de R$ 650.000,00. Qualquer pessoa pode participar princípio da universalidade - b) Tomada de preços - Usada para valores médios: obras serviços de engenharia até R$1.500.000,00 e demais serviços e compras até R$ 650.000,00. Participam os cadastrados. Podem participar os não cadastrados desde que preencham os requisitos do cadastro em até 03 dias do recebimento das propostas. c) Convite - Usada para valores baixos: obras serviços de engenharia até R$150.000,00 e demais serviços e compras até R$ 80.000,00. Nessa modalidade participam os convidados, que podem ser cadastrados ou não. Também podem participar os não convidados cadastrados desde que demonstrem interesse em até 24h da apresentação das propostas. Ex: obra de R$ 100.000,00 poderão ser usadas as três modalidades, mas a mais indicada é o convite. d) Concurso - Visa selecionar o melhor trabalho (científico, histórico, etc.). e) Leilão - Utilizado para alienar bens móveis e imóveis. Móveis: bens inservíveis e bens penhorados ou apreendidos legalmente Imóveis: oriundos de dação em pagamento ou de procedimento judicial. f) Pregão - Regulado pela lei 10.520/02. Será utilizado para alienação de bens e serviços comuns (art. 1º , lei 10.520/02). Bens e serviços comuns são aqueles facilmente descritíveis. Ex: caneta azul, com corpo transparente, etc. O Dec. 5504/05 lista quais são os serviços comuns. Será do tipo menor preço. Não há limite de valor a ser gasto, desde que seja escolhido o bem mais barato.

62. Errado. Quando permitida a participação de empresas estrangeiras na licitação, as exigências de habilitação serão atendidas mediante documentos equivalentes, autenticados pelos respectivos consulados ou embaixadas e traduzidos por tradutor juramentado no Brasil.

63. Correto.

64. Os fatores críticos de sucesso são as atividades-chave que devem ser realizadas para que a organização efetivamente venha a atingir seus objetivos. Eles representam os elementos que a empresa já possui ou que precisa vir a possuir, aprimorando-se, inclusive, neste sentido, para competir com sucesso no mercado em que se encontra. Segundo Chiavenato & Sapiro, existem oito áreas-chave de fatores críticos de sucesso: 1. Posicionamento competitivo: posição em relação aos concorrentes. Um dos objetivos organizacionais deve indicar qual posição a organização deseja atingir em relação aos concorrentes; 2. Inovação: as mudanças a serem realizadas para melhorar os processos e negócios organizacionais; 3. Produtividade: o quanto a empresa produz em relação aos recursos que utiliza; 4. Nível de recursos: quantidades relativas necessárias de recursos como estoque, equipamentos, caixa; 5. Lucratividade: é a capacidade de se gerar mais receita do que despesa. As organizações têm objetivos que indicam o nível de lucratividade desejado; 6. Desenvolvimento e desempenho da gerência: é a qualidade do desempenho administrativo. Sem sombra de dúvidas, este é um fator crítico de sucesso em longo prazo; 7. Desempenho e atitude dos funcionários: representa a cultura organizacional e o sentimento dos funcionários em relação ao seu trabalho; 8. Responsabilidade Social: é o esforço da organização em contribuir para a prosperidade e bem-estar da sociedade, ao mesmo tempo em que se empenha para atingir aos objetivos organizacionais.

65. Correto. Considerações sobre o Planejamento Estratégico em relação ao Planejamento Tático. Possui prazo mais longo, pois o planejamento estratégico considera um conjunto de planejamentos táticos e sua soma deve provocar um período de tempo maior para sua conclusão; Possui amplitude maior, pois considera a empresa como um todo, enquanto o planejamento tático considera apenas uma parte dela; Possui risco maior, pela sua maior amplitude e maior prazo de execução em relação ao planejamento tático; Está relacionado às atividades-fins e meios da empresa enquanto os planejamentos táticos são mais relacionados às atividades-meios (não em sua totalidade); Possui flexibilidade menor, por considerar a empresa como um todo, bem como sua situação e posição em seu ambiente.

66. Errado.

67. Planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação.

68. a) Estratégico: longo prazo. Amplitude: Toda a organização. Nível Hierárquico: Alta Cúpula. Risco: maiores. b)Tático: Médio prazo. Amplitude: determinado setor. Nível hierárquico: Gerências Setoriais. Riscos: Intermediários. c) Operacional: curto prazo. Amplitude: Determinada atividade. Nível hierárquico: Operacional. Riscos: menores.

69. Correto.

70. Errado. As etapas do planejamento estratégico: a) Diagnóstico: análise da situação atual. b) Definição de objetivos e estratégias. c) Implementação da estratégia. d) Monitoramento e controle.

71. Correto.

72. Errado. É a metodologia dos 5 por quês. Essa simples metodologia foi desenvolvida no sistema Toyota de Produção também conhecido como Lean Manufacturing e também Produção Enxuta na década de 80, na fábrica de automóveis da Toyota. A técnica consiste em perguntar 5 vezes o motivo pelo acontecimento de algum problema. Uma fábrica de chocolates recebe muitas reclamações sobre seu produto final e o coordenador da qualidade decide por utilizar a metodologia dos 5 porquês com a sua equipe. A maior parte das reclamações dizem que o chocolate não está mais crocante como antigamente. Vamos aos 5 porquês, 1 – Por que o chocolate não está crocante? Porque o produto chega muito tarde ao cliente e perde as suas características originais de produção. 2 – Por que o produto chega muito tarde ao cliente? Porque a transportadora não consegue entregar em tempo hábil. 3 – Por que a transportadora não entrega em tempo hábil? Porque ela realiza apenas uma viagem por semana transportando uma quantidade muito grande de produtos. 4 – Por que ela só realiza uma viagem por semana? Porque a fábrica de chocolates identificou que entregando em apenas uma vez toda a sua produção semanal, os custos de transportes seriam reduzidos. 5 – Por que ela decidiu reduzir custos de transporte? Para aumentar o lucro. Poderíamos continuar fazendo várias perguntas, porém já temos uma conclusão importante para esse exemplo. A fábrica de chocolates decidiu aumentar seu ganho reduzindo suas despesas operacionais, no caso os custos de transporte. Porém, tomando essa decisão, ela acabou (talvez sem saber) abrindo mão da qualidade do seu produto, pois os chocolates já não chegam mais tão crocantes aos clientes, que exigem isso como um requisito do produto. Então, um exemplo de ação corretiva, seria flexibilizar a entrega, evitando assim esse problema. Por que devem ser 5 por quês? Na verdade isso não é uma regra, é só uma orientação para buscar exaustivamente as causas de um problema evitando parar no primeiro ou segundo porquê. Vá em frente, pois quanto maior a precisão, melhor será o resultado.

73. Correto.

74. PROCESSO: Qualquer atividade que recebe uma entrada (input), realiza uma transformação agregando-lhe valor e gera uma saída (output) para um CLIENTE EXTERNO ou INTERNO. Hierarquia do Processo MACROPROCESSO: é um processo que geralmente envolve mais de uma função da organização, e cuja operação tem impacto significativo nas demais funções da organização. Dependendo da complexidade do processo este é dividido em subprocessos. SUBPROCESSO: divisões do macroprocesso com objetivos específicos, organizado seguindo linhas funcionais. Os subprocessos recebem entradas e geram suas saídas em um único departamento. Os subprocessos podem ser divididos nas diversas atividades que os compõem, e em um nível mais detalhado em tarefas.

75. Errado. § 1º São modalidades de garantia: I - caução em dinheiro ou títulos da dívida pública; II - fiança bancária. § 2º As garantias a que se referem os incisos I e III do parágrafo anterior, quando exigidas, não excederão a 5% (cinco por cento) do valor do contrato.

76. Art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial: I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes; II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação; III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública. Art. 13. Para os fins desta Lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a: I - estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos; II - pareceres, perícias e avaliações em geral; III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias; IV - fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços; V - patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas; VI - treinamento e aperfeiçoamento de pessoal; VII - restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

77. Caso desejasse reestruturar apenas a unidade de comando, o diretor deveria escolher a estrutura LINEAR [que é centralizadora]. A estrutura funcional é baseada na especialidade das funções, tendo como característica ferir o princípio da unidade de comando.

78. Enquanto o clima organizacional é avaliativo, a cultura é um termo descritivo, já que traz em si um aspecto qualitativo, onde para se conhecê-la, é necessário descrever seus elementos. Só se conhece uma cultura ao descrever suas regras informais, descrevendo suas minúcias.

79. Departamentalização funcional: é formada pelo somatório das atividades semelhantes e de acordo com os objetivos da organização; departamentalização por produto: é próprio de empresas que fabricam ou comercializam diversos artigos; departamentalização geográfica: agrupa as atividades de acordo com o local de realização do trabalho; departamentalização por clientela: possui a estrutura totalmente centrada na satisfação do cliente; departamentalização por processo: é a quebra do produto em partes sequenciais, de que se vão ocupar as pessoas encarregadas de sua montagem e manutenção; departamentalização por projetos: adapta a estrutura da empresa aos projetos que ela se propõe a construir;

80. A) Planejamento Estratégico B) Reengenharia C) Qualidade D)Empreendedorismo governamental

81. Correto.

82. Errado. Pode ser considerada uma técnica de aceleração. Segundo Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, a desconcentração ocorre quando uma pessoa política ou entidade da Administração Indireta distribui competências no âmbito de sua própria estrutura a fim de tornar mais EFICIENTE E MAIS ÁGIL a prestação dos serviços.

83. Errado. A tecnologia de informação apenas acelera e facilita a gestão dos processos.

84. Correto. Uma organização voltada para processos, projeta e mensura cuidadosamente seus processos. Além disso, faz com que todos os funcionários os entendam e se responsabilizem por eles. O cliente está no centro das organizações voltadas para processo. O objetivo total desse trabalho é oferecer para o cliente mais valor agregado, de forma mais rápida e a um custo mais baixo.

85. Errado. O foco não é na estrutura da organização e sim no cliente.

86. Correto.

87. Correto.

88. Parágrafo único. A publicação resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa oficial, que é condição indispensável para sua eficácia, será providenciada pela Administração até o quinto dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias daquela data, qualquer que seja o seu valor, ainda que sem ônus, ressalvado o disposto no art. 26 desta Lei.

89. Não excederá a 5% mas para obras, serviços e fornecimentos de grande vulto envolvendo alta complexidade técnica e riscos financeiros consideráveis, demonstrados através de parecer tecnicamente aprovado pela autoridade competente, o limite de garantia previsto no parágrafo anterior poderá ser elevado para até dez por cento do valor do contrato. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

90. Correto.

91. Errado. As vantagens da estrutura matricial estão na flexibilização da equipe (as pessoas não ficam atreladas aos cargos e isso facilita a disponibilização dos recursos e melhora o fluxo de comunicação e coesão grupal). Adaptabilidade as demandas externas. Desenvolvimento da equipe por causa do envolvimento em projetos (e não mais foco em atividades rotineiras centradas apenas nos objetivos departamentais). Foco no projeto.

92. Correto. A cooperação e comunicação interdepartamental, que é o contado e comunicação entre diferentes departamentos, é reduzida, em decorrência do isolamento em relação aos outros departamentos, pois cada departamento funcional possui seus próprios objetivos e prioridades. Com isso, sob pressão, criam-se diversas barreiras e conflitos entre os outros departamentos. Também geram limitações de autoridade e tomadas de decisões dos administradores. Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas, pois a abordagem é interna e não visualiza o que acontece no ambiente externo da organização ou de outro departamento. É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis. Devido à focalização interna de cada departamento e não sobre os objetivos globais da organização, existe uma carência de estruturas próprias de coordenação do andamento do trabalho, levando os problemas de coordenação para os níveis mais elevados da organização. A estrutura funcional tende a ser muito burocratizada, o que requer uma estrutura administrativa mais elaborada, com um número maior de níveis hierárquicos.

93. Correto. Duplicidade de funções, local, instalações e pessoal.

94. A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto. Neste modelo tenta?se juntar as vantagens das duas estruturas (funcional e por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou produtos que sejam necessários no momento. A lógica deste modelo é o que se chama autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo! Lembrem sempre desta informação, que as bancas adoram cobrar: não há unidade de comando na estrutura matricial! A estrutura matricial foi uma tentativa de conciliar uma estruturarígida e hierárquica a uma maior flexibilidade, cada vez mais necessária nestes tempos de muitas mudanças no contexto das organizações. A estrutura matricial é utilizada normalmente para atender a projetos ou negócios que demandem equipes com pessoas que tenham vários perfis diferentes, funcionando temporariamente no caso dos projetos ou que possam trabalhar em várias áreas da empresa ao mesmo tempo.

95. Desvantagens: Podem tornar secundárias ou acessórias as demais atividades da organização devido à preocupação compulsiva com o cliente. Os demais objetivos da organização, como lucratividade e eficiência, podem ser deixados de lado ou sacrificados em função da satisfação do cliente; Não é adequada para organizações com pouca diferenciação entre os clientes, pois eleva os custos operacionais em virtude da duplicação de trabalhos.

96. Essa é exatamente uma das desvantagens da departamentalização por processos. Quando a tecnologia sofre mudanças devido ao intenso desenvolvimento que altera o processo produtivo, a departamentalização por processo peca pela absoluta falta de flexibilidade e de adaptação.

97. Correto. Na etapa de planejamento temos: Definição de objetivos. Análise da situação atual em relação aos objetivos. Desenvolvimento de premissas. Análise das alternativas de ação. Escolher a melhor ação a implantar. Implementação do plano com análise dos resultados (aqui entra a elaboração dos indicadores de desempenho).

98. Correto. Segundo Chiavenato: "O planejamento melhora o controle. O controle administrativo envolve medição e avaliação dos resultados do desempenho e a tomada de ação corretiva para melhorar as coisas quando necessário. O planejamento ajuda a tornar isso possível através da definição dos objetivos -resultados de desempenho desejados - e identificação das ações específicas por meio das quais eles devem ser perseguidos. Se os resultados estiverem abaixo do esperado, os objetivos ou os planos de ação, ou ambos, devem ser ajustados ao processo de controle."

99. Correto. O controle tem um de seus objetivos estabilizar a organização de maneira a garantir um padrão de funcionamento e assim prever problemas. Uma das maneiras de tornar o controle efetivo é a instaneidade.

100. Correto. Segundo Flores Gortari e Orozco Gutiérrez, o fluxo circular “abarca todos os níveis sem se ajustar às direções tradicionais e seu conteúdo pode ser tanto mais amplo quanto maior for o grau de aproximação das relações interpessoais”

101. Errado. Na questão o examinador inverteu os conceitos de índice e de indicador. Indicador é aquilo que se quer medir, o dado, no caso, a relação entre concluintes e matriculados. Índice é o valor numérico atribuído a cada elemento. Como exemplo, para avaliar os resultados de um candidato em uma prova, utiliza-se como indicador a relação entre erros e acertos. Um dado candidato teve um índice de acertos equivalente a X%.

102. Processo de organização.

103. Correto.

104. Errado. Segundo o Chiavenato, o planejamento é um processo constituído de uma série sequencial de seis passos e o primeiro deles é: "Definir os objetivos" e só depois verificar qual a situação atual em relação aos objetivos (diagnóstico). Mas o CESPE e o professor Vinicius Oliveira (Ponto dos concursos), pensam diferente, segundo ele, o primeiro passo e o mais importante é fazer o diagnóstico estratégico que define como a empresa está, fase que ocorre antes do planejamento.

105. Correto.

106. Correto.

107. Correto.

108. Correto.

109. Órgãos Superiores são aqueles que possuem atribuições de direção, controle e decisão, mas que sempre estão sujeitos ao controle hierárquico de uma chefia mais alta. Não têm autonomia administrativa nem financeira. Incluem-se nessa categoria órgãos com denominações muito heterogêneas, como Procuradorias, Coordenadorias, Gabinetes etc. Órgãos autônomos são aqueles que se situam na cúpula da Administração, hierarquicamente logo abaixo dos órgãos independentes. Possuem ampla autonomia administrativa, financeira e técnica, caracterizando-se como órgãos diretivos. São exemplos: os Ministérios, as Secretarias de Estado, a Advocacia Geral da União etc.

110. Errado. São regidos por um contrato especial de direito comercial.

111. Certo. O entendimento do TCU (decisão plenária n 907/1987) é de que, embora devam licitar, podem editar seus próprios regulamentos de licitação, em obediência apenas aos princípios da Administração Pública.

112. Errado. As Pessoas Jurídicas de Direito Privado também podem prestar serviço público mediante concessão ou permissão.

113. Certo.

114. São matérias que não podem ser delegadas de acordo com a Lei 9.784: "Art. 13. Não podem ser objeto de delegação: I - a edição de atos de caráter normativo; II - a decisão de recursos administrativos; III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade. Igualmente, não podem também ser delegadas para outros órgãos competência exclusivas.

115. Errado. É um caso de descentralização.

116. Errado.

117. Certo.

118. Atividade privada de interesse público

119. Correto.

120. Correto.

121. Correto.

122. Errado. Somente no caso de dolo ou culpa. “responsabilizar-se por danos causados aos equipamentos e/ou outros bens de propriedade do CONTRATANTE, ou de terceiros, ocasionados por seus funcionários, em virtude de dolo ou culpa, quando na execução do objeto contratado”

123. Concessão: É uma espécie de contrato administrativo através da qual transfere-se a execução de serviço público para particulares, por prazo certo e determinado. Os prazos das concessões são maiores que os dos contratos administrativos em geral. Ex: 40; 50 e 60 anos. O Poder Público não poderá desfazer a concessão sem o pagamento de uma indenização, pois há um prazo certo e determinado. Assim, a concessão não é precária (não pode ser desfeita a qualquer momento). Permissão: É o ato administrativo precário através do qual o Poder Público transfere a execução de serviços públicos a particulares. Quando excepcionalmente confere-se prazo certo às permissões são denominadas pela doutrina de permissões qualificadas (aquelas que trazem cláusulas limitadores da discricionariedade). O Poder Público poderá desfazer a permissão sem o pagamento de uma indenização, pois não há um prazo certo e determinado. Assim a permissão é precária (pode ser desfeita a qualquer momento).

124. Certo. Art 2º parágrafo único da Lei de Licitações (8.666/93), considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.

125. Errado. A agência executiva não constitui figura nova na estrutura formal da administração pública, mas sim uma qualificação especial que poderá ser conferida pelo poder público às autarquias e fundações públicas que com ele celebrarem contrato de gestão e atendam os demais requisitos fixados pela lei 9.649/1998.

126. Um ano.

127. Correto.

128. Correto.

129. Correto. De acordo com o que a lei autorizou, a ANEEL tem competência legal e autonomia. O controle que há entre a administração direta e indireta é um controle finalístico, ou seja, controle de legalidade, e não hierárquico e, portanto, não cabe recurso hierárquico.

130. Errado. As indicações são feitas pelo Presidente da República e votadas pelo Senado Federal. Os diretores possuem mandato fixo e, normalmente, a indicação dos mesmos se transforma em favores políticos. (Isso é na prática. Na teoria, as indicações são técnicas). "Art. 6o O mandato dos Conselheiros e dos Diretores das Agências Reguladoras será de quatro anos, admitida uma única recondução" (Lei 9986/00)

131. Correto.

132. Errado.

133. Correto.

134. Errado. São desvantagens da Org. Linha Staff: * As decisões mais lentas * Responsabilidades fracionadas * Retira do comando a iniciativa de decisão.

135. Certo. Existem três tipos de estruturas matriciais: Matricial funcional - o nível hierárquico do gerente de projetos é inferior ao do gerente funcional. O gerente de projetos está subordinado ao um dos gerentes funcionais. È uma estrutura adequada as organizações com poucos projetos disciplinares, em que o organograma reflete uma estrutura funcional tradicional. Matricial por projetos - é o contrário da primeira, o gerente funcional está submentido ao gerente de projeto. É adequado a organizações com muitos projetos interdisciplinares ou que sejam prioritários para o sucesso da organização. Dispõe de muitos recursos e longos prazos. Matriz balanceada - a autoridade entre as duas gerências estão no mesmo nível. Gerente de projetos não ocupam cargos funcionais e a comunicação entre gerentes de projeto e equipes não passam pelos gerentes funcionais.

136. O erro da questão começa a partir da expressao "a exemplo... até o fim". De acordo com Chiavenato, a cultura organizacional mostra aspectos formais e informais. Os primeiros (formais) são faceis de se perceber, como exemplo temos a estrutura organizacional. O aspecto informal é mais oculto,mais difícil de ser percebido, como exemplo temos as percepções,crenças, valores ,os sentimentos, atitudes... A questão deu como exemplo de Estrutura formal a cultura organizacional, o que não está errado, mas não exemplificou os aspectos formais ( objetivos, metodos, estrura organizacional), na verdade mostrou aspectos informais (simbolos , crenças..), foram os exemplos que tornaram a questão errada.

137. Segundo Chiavenato: "a dificuldade para conceituar clima reside no fato de que este é percebido de diferentes maneiras pelos diferentes indivíduos. Algumas pessoas são mais sensíveis que outras quanto à percepção dos diversos aspectos do clima organizacional. O que pode parecer uma característica positiva para uma pessoa pode ser percebida negativamente por outra. A percepção do clima corporativo é muito subjetiva". Dessa forma, existe concordância na definição do termo, porém a dificuldade está no gestor em identificar os fatores que estão causando frustação (salários, rejeição, alienação, insatisfação, etc.) para modificar.

138. Correto.

139. Errado. Estrutura Matricial.

140. Correto.

141. Correto. Administração Pública em sentido objetivo (material): representa o conjunto de atividades que costumam ser consideradas próprias da função administrativa. O conceito adota como referência a atividade, não obrigatoriamente quem a exerce. Administração Pública em sentido subjetivo (formal): representa o conjunto de órgãos, pessoas jurídicas e agentes que o ordenamento jurídico identifica como administração pública, não importando a atividade que exerçam. É o critério adotado no Brasil.

142. Segundo Chiavenato : As reformas operadas pelo Decreto lei n 200/67 não desencadearam mudanças no âmbito da administração burocrática central , permitindo a coexistência de núcleos de eficiência e competência na administração indireta e formas arcaicas e ineficientes no plano da administração direta ou central . O núcleo burocrático foi na verdade enfraquecido indevidamente através de uma estratégia oportunista do regime militar, que não desenvolveu carreiras de administradores públicos de alto nível , preferindo em vez disso contratar os escalões superiores da administração através das empresas estatais.

143. Errado. Trata-se aqui da Administração Gerencial. Conceito: Administração pública gerencial é aquela construída sobre bases que consideram o Estado uma grande empresa cujos serviços são destinados aos seus clientes, outrora cidadãos; na eficiência dos serviços, na avaliação de desempenho e no controle de resultados, suas principais características. A Administração gerencial seria conseqüência dos avanços tecnológicos e da nova organização política e econômica mundial, para tornar o Estado capaz de competir com outros países.

144. Correto. com base na literatura que analisa as várias reformas administrativas e as propostas não efetivadas, que o País, de fato, nunca logrou implantar uma burocracia do tipo weberiano. Até porque, os textos legais que mais se aproximaram desse ideal abriam brechas que se contrapunham ao espírito da burocracia racional-legal. Creio que, independentemente de regime político e de governo, o país sempre conviveu com segmentos dispersos de uma burocracia weberiana em vários níveis da administração, interpenetrada e convivendo com um alto teor de patrimonialismo burocrático, nunca de fato completamente extirpado da administração pública. Contrapondo-se a essa administração, essencialmente amorfa, destacavam-se as “ilhas de excelência”, aspecto de resto já salientado por todos os estudiosos da política e da administração pública: “ilhas”, porque razoavelmente imunes ao processo político; “de excelência”, dada a competência de seus membros.

145. Correto. Segundo Chiavenato: A administração pública burocrática frequentemente identifica o interesse público com a afirmação de poder do Estado. Ao atuarem sob esse princípio os administradores públicos terminam por direcionar uma parte substancial das atividades e dos recursos do Estado para o atendimento das necessidades da própria burocracia, identificando com o poder do Estado . O conteúdo das políticas públicas é relegado a um segundo plano. A administração pública gerencial nega essa visão do interesse público, relacionando-o com o interesse da coletividade e não com o aparato do Estado.

146. Errado. A "pegadinha" da questão é essa: a reforma administrativa instituída pelo Decreto-lei n.º 200/1967 distinguiu claramente a administração direta (que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios).e a administração indireta. No entanto, no que se refere às áreas de compras e execução orçamentária, o decreto não faz distinção entre os dois níveis da administração. Nem mesmo TíTULO XII (DAS NORMAS RELATIVAS A LICITAÇÕES PARA COMPRAS, OBRAS, SERVIÇOS E ALIENAÇÕES) faz distinção clara entre a administração direta e indireta, vejam: " Art. 125. As licitações para compras, obras e serviços passam a reger-se, na Administração Direta e nas autarquias, pelas normas consubstanciadas neste Título e disposições complementares aprovadas em decreto."

147. Errado. Questão Errada. Segundo Augustinho Paludo, no Aparelho do Estado é possível distinguir 4 setores: Núcleo Estratégico - corresponde ao Governo em sentido latu. É o setor onde as decisões estratégicas são tomadas. Corresponde aos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, ao Ministério Público. Atividades Exclusivas - setor em que são prestados serviços que só o Estado pode realizar. Serviços em que se exerce o poder extroverso do Estado. Serviços não exclusivos - setor onde o Estado atua simultaneamente com outras organizações públicas não estatais e privadas. Produção de bens e serviços para o mercado - corresponde à área de atuação das empresas. É caracterizada pelas atividades econômicas voltadas para o lucro que ainda permanecem no aparelho do Estado. Fonte: Augustinho Vicente Paludo. Administração Pública.

148. Correto.

149. Errado. Constatou que o estilo liberal era o menos eficaz.

150. Errado. Aparentemente o estilo democrático indicava ser superior em relação à satisfação no trabalho e a maior qualidade, mas era similar na quantidade de trabalho. Pesquisas posteriores demonstraram resultados diferentes, mudando de acordo com as características de cada caso, invalidando a tese de que o estilo democrático seria sempre superior.

151. Errado. O estilo de liderança onde as questões são debatidas e decididas em grupo é o democrático, e não o liberal (ou laissez-faire). No estilo liberal o líder dá liberdade total para o subordinado decidir como quiser.

152. Correto. É exatamente isso: delegação de autoridade e autonomia. Dar poderes ao funcionário para decidir e resolver os problemas.

153. Errado. A reengenharia não objetiva a redução de pessoal. Ela tem como meta a redução de custos, a redução do tempo gasto e aumento da qualidade. A redução de pessoal pode ocorrer, mas não é o objetivo.

154. Correto. Possibilita ao gestor modelar graficamente um processo.

155. Quase tudo certo. O único erro é que as atividades devem ser relacionadas entre si para que sejam consideradas um processo.

156. Correto. Os processos críticos são aqueles importantes para a construção da qualidade em uma organização. São aqueles processos vitais para que a empresa entregue produtos ou serviços de qualidade, a um preço e tempo de entrega que satisfaçam seus clientes.

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